“Pois, segundo o seu
querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que
primícias das suas criaturas” (Tg 1.18).
Quando falamos sobre o curioso mistério da regeneração, ficamos completamente indefesos. Vimos que a Escritura diz que já nascemos espiritualmente mortos e totalmente incapazes de fazer qualquer coisa para mudar esse quadro! O fato de estarmos fisicamente vivos, unido ao fato de nossa mentalidade ser corrompida pelo pecado, nos faz querer discordar da Bíblia e dizer: “Não! Não é exatamente isso. Claro que eu posso fazer alguma coisa para nascer de novo e entrar no reino de Deus”. Mas é óbvio que não podemos e odiamos essa impotência.
O mistério revelado começa aqui. A palavra de Deus afirma, inerrantemente, que estamos mortos espiritualmente. Quando o indivíduo rejeita essa afirmação da Palavra, ele está crendo em si mesmo e nega o testemunho do Pai. Jesus disse o seguinte sobre isso: “O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua forma. Também não têm a palavra dele permanente em vocês, porque não creem naquele a quem ele enviou” (Jo 5.37,38).
Mas quando a pessoa admite que o testemunho do Pai é o único testemunho confiável e que este foi dado por Seu Filho Jesus Cristo e isto conforme diz a Escritura, então é porque Deus enviou a essa pessoa a palavra salvadora do evangelho. Tal palavra, poderosíssima como é, penetrou os recônditos mais obscuros da morte espiritual dessa pessoa e a ressuscitou espiritualmente! É por isso que ela admite o testemunho do Pai na Pessoa de Cristo conforme diz a Bíblia. Se Deus não fizer essa operação, a pessoa continua obtusa contra a Bíblia.
O mistério agora é revelado. Quem pode nascer de novo? Quem pode ressuscitar espiritualmente do meio dos mortos espirituais? A resposta é: homem nenhum! Apenas Deus pode! E quem são as pessoas que Deus haverá de ressuscitar espiritualmente? Apenas aqueles a quem Ele quiser! Ouça o que Jesus disse: “Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer” (Jo 5.21).
O mistério da regeneração é este. Todos nascemos mortos espiritualmente e nada podemos fazer quanto a isso. Somente serão regenerados aqueles que Deus mesmo quiser. E isto não é por algum diferencial que Ele tenha visto em alguém, pois todos absolutamente estavam na mesma situação de morte! Ele faz isso em alguns para mostrar neles Sua graça, enquanto deixa de fazer em outros para mostrar Sua justiça.
Veja o versículo inicial que lemos. Diz que foi “segundo o Seu querer” que Ele nos
gerou. Não foi pelo nosso querer, pois ninguém quer! Morto não quer nada! E Ele
nos gerou pela Palavra da verdade! Não foi por outra coisa, a não ser pelo
testemunho da Escritura. Como você sabe se nasceu de novo? Se você admite o
testemunho da Palavra já é um bom indicador. Se você recusa o que a Bíblia diz
sobre sua morte e incapacidade, então você permanece espiritualmente morto!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
A Bíblia, como sempre inerrante nos seus desígnios e mandamentos, derruba crendices e equívocos de interpretação! Agradeço a Deus pela sua vida, meu Pastor e amigo.
ResponderExcluirLouvado seja nosso Deus, meu amigo e irmão em Cristo!
ExcluirGlória a Deus Pai por sua misericórdia e glória ao Deus Filho pela obra da Salvação.
ResponderExcluirAleluia! Louvemos à bendita Trindade!
ResponderExcluir