“E disse [Sansão]:
Que eu morra com os filisteus. E empurrou com toda a sua força, e o templo caiu
sobre os governantes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, foram mais os
que Sansão matou quando morreu do que os que ele havia matado durante toda a
sua vida” (Jz 16.30).
Sansão é um dos heróis mais admirados do Antigo Testamento. Era um homem escolhido por Deus desde seu nascimento para ser um libertador de Israel. Era nazireu, não podia se contaminar com vinho, bebida forte, não podia tocar em coisa imunda perante a lei, como mortos, não podia rapar a barba ou cortar seus cabelos durante o tempo de seu nazireado. Como seu nazireado era permanente, então deveria cumprir todas essas coisas durante toda a vida.
A característica que chama a atenção de todos para este homem é sua estranha e imensa força física. O texto sagrado nos diz que era pela visita do Espírito Santo sobre ele. Não que ele fosse forte por natureza. Mas o Espírito de Deus, quando vinha sobre ele, dava-lhe uma força descomunal, que assustava os inimigos.
Entretanto, Sansão também é um modelo de fraqueza espiritual. Foi um homem de caráter fraco, com tendências revolucionárias, desobediente, ou seja, levava seus votos de nazireado na brincadeira, um homem de fraqueza sexual mitigante, fortíssimo contra homens e extremamente fraco com mulheres. Todos conhecem sua história de fracasso num casamento que nem chegou a se consumar e principalmente sua história de fracasso total com Dalila, ambas filisteias.
Isso nos mostra que homens não nos servem como heróis. Nem mesmo homens de Deus. Todos são fracos, impotentes, inseguros, todos precisam do verdadeiro Herói. Sansão não é o único, mas é um dos que mais nos mostram a necessidade que todos nós temos de um Salvador. Sua luta por Israel durou somente vinte anos, embora tenha matado mais de seus inimigos em sua morte do que em vida.
A necessidade para a qual Sansão aponta é a mesma necessidade em todos os homens. A necessidade de Cristo Jesus como único Salvador de uma humanidade perdida e sem referencial. Sansão nasceu de uma mãe estéril, que não podia ter filhos, Jesus nasceu de uma virgem que não devia ter filhos; Sansão foi nazireu desde o ventre, Jesus foi santificado desde o ventre; Sansão foi chamado para libertar Israel do domínio filisteu, Jesus veio para libertar o mundo do domínio do diabo; Sansão era usado pelo Espírito Santo para fazer suas proezas, Jesus era cheio do Espírito Santo para fazer a vontade do Pai; Sansão quebrou todos os votos de seu nazireado; Jesus cumpriu toda a lei e toda a vontade do Pai; Sansão deu sua vida e ali levou muitos inimigos de Israel; Jesus deu Sua vida e venceu todos os inimigos de Deus e do homem!
Um dia Jesus voltará e, na Sua vinda gloriosa, ressuscitará
os eleitos de Deus para a vida eterna, entre eles, Sansão, um pequeno herói,
cheio de falhas e que resolveu o problema de Israel durante algum tempo. Ele
também se curvará diante do Verdadeiro Herói, que nunca cometeu falha alguma e
que resolveu o problema da humanidade, perdoando seus pecados, inclusive os de
Sansão e reinará pelos séculos dos séculos. Amém!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário