segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0688 - A CIDADE SANTA: QUEM ESTARÁ LÁ?

 


Nela não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21.27).


Quando o apóstolo João foi levado pelo anjo a contemplar a esposa do Cordeiro, que é a igreja, ele a viu de modo simbólico, como uma cidade. O anjo disse que lhe mostraria a esposa do Cordeiro e, quando o leva para vê-la de um alto monte, leva-o em espírito e lhe mostra a cidade santa, a Nova Jerusalém (vs. 9,10). Por aqui, já observamos que a Nova Jerusalém não é uma cidade, mas a figura da igreja salva na eternidade.

As características que ele detalha desta cidade são também representações simbólicas das características da igreja do Senhor. Por exemplo, o jaspe cristalino do v. 11 representa a pureza da igreja. As 12 portas que estão no muro representam os salvos da antiga aliança, visto que nas portas estão escritos os nomes dos 12 patriarcas (v. 12). Quando o v. 13 diz que estas portas estavam três para cada lado dos pontos cardeais, significa que a igreja abriu as portas para todas as nações do mundo.

No v. 14 vemos os fundamentos da cidade. Ali, ao invés dos nomes dos patriarcas, estavam os nomes dos apóstolos. Isto significa que a igreja está edificada sobre o fundamento dos apóstolos, isto é, a doutrina deles (Ef 2.20; At 2.42).

A medida da cidade no v. 15 significa proteção. Já no v. 16, o fato da cidade ser como um cubo de três medidas iguais, comprimento, largura e altura, todas de 12 mil estádios, significa a perfeita medida de Cristo a qual a igreja atingiu (Ef 4.13). O número 12 fala dos salvos, lembrando os 12 patriarcas e os 12 apóstolos e o número mil representa grandeza. A igreja é composta de um grande número de salvos, porém, nem um sobrará e nem um só faltará.

A medida do muro em 144 côvados quer dizer o mesmo, pois 144 é 12 vezes 12. Aqui, nos lembramos dos patriarcas, que representam os salvos da antiga aliança e os apóstolos que representam os salvos da nova aliança. Por isso 12 vezes 12. Do v. 18-21, as pedras preciosas representam a beleza e a glória da igreja, pois “Cristo amou a igreja... a fim de santificá-la, tendo-a purificado com o lavar da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.25-27).

Não é, pois, de se estranhar a ausência de impureza naquele lugar de glória. Aqui agora não somos puros, mas estamos sendo purificados. Os praticantes de abominação, de todo tipo de pecado e mentira, não poderão entrar lá, somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Sabemos que os salvos, neste livro, já têm seus nomes inscritos lá desde a fundação do mundo (17.8). Não se tira nem se acrescenta.

Se seu nome estiver inscrito ali, você sentirá o desejo de vir a Cristo. Cedo ou tarde, isso acontecerá a você, mas somente por meio da pregação do verdadeiro evangelho. Por isso fique atento ao chamado de Deus. Mas, se seu nome não estiver no livro da vida, você não terá desejo algum por Cristo, por isso não fará sentido você morar no céu, pois é Ele, quem você rejeitou, que estará lá.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: