domingo, 21 de dezembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0703 - DEUS CONFIRMA SEU SACERDOTE



O bordão do homem que eu escolher, esse florescerá; assim, farei cessar de sobre mim as murmurações que os filhos de Israel proferem contra vós” (Nm 17.5).


Diante de tantas murmurações do povo de Israel contra o Senhor, Deus sempre respondia com alguma evidência de Sua presença ou da confirmação de Seus servos. A terra engoliu Coré, Datã e Abirão para comprovar a liderança de Moisés, maná desceu do céu para confirmar a presença e o cuidado de Deus pelo Seu povo, Miriã ficou leprosa por questionar a autoridade de seu irmão e não foi diferente no episódio aqui relatado em Nm 17.

Diante do questionamento de muitos líderes de tribos acerca do sacerdócio de Arão, Deus ordenou que cada chefe de tribo trouxesse um galho de amendoeira com seu nome e de sua tribo escritos nele. Arão representava a tribo de Levi, à qual pertencia. Aquele a quem Deus houvesse escolhido para ser o sacerdote, seu bordão, milagrosamente iria florescer como prova do chamado de Deus.

Naquele dia, os 12 chefes das 12 tribos, colocaram seus galhos de amendoeira perante a Arca da Aliança. Somente a vara de Arão floresceu! E, além disso, ela também produziu flores e deu amêndoas (v. 8)! Desta forma, o Senhor testificou que havia escolhido Arão realmente para ser o intercessor de Seu povo.

Quando nosso Senhor esteve aqui entre os homens, Ele também foi questionado. Muitos Lhe perguntavam: “Com que autoridade fazes estas coisas?” (Mt 21.23). Eles não criam que Deus tinha escolhido Jesus para ser de fato nosso representante perante Ele. Ainda aqui em Mt 21, Jesus diz aos Seus opositores: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (v. 42), mostrando-lhes que, embora Ele estivesse sendo rejeitado pelos homens, era, contudo, escolhido de Deus.

Mas o nosso Deus testificou Seu Filho também. Assim como Deus confirmou o sacerdócio de Arão ao produzir vida daquele galho morto de amendoeira, assim também Deus trouxe Seu Filho de volta à vida ao terceiro dia daquela tumba de morte! Ele foi vindicado, corroborado, justificado por Deus! Assim como os filhos de Israel reconheceram seu pecado e temeram não serem mais recebidos no santuário de Deus, senão por meio de um sacerdote (Nm 17.13), assim também todos os que reconhecem seu pecado, podem ser recebidos por Deus por intermédio deste Sumo Sacerdote escolhido pelo próprio Deus!

A vara de amendoeira florida e frutificada encerrou a disputa em Israel. Cristo ressuscitado também produz Seus gloriosos frutos, que somos nós, os que Ele mesmo salvou. E toda disputa é encerrada – “porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2.5). 

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário