terça-feira, 16 de dezembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0700 - CUIDADO COM REMENDOS NOVOS EM ROUPAS VELHAS!

 


Nenhum homem põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo rompe a roupa, e faz-se pior a rotura” (Mt 9.16 – KJF).


Está crescendo em nossa nação cristã evangélica um conceito estranho sobre a validade dos ensinos de Cristo. Esse conceito alega que os Evangelhos fazem parte da Lei, pois Cristo ainda não havia morrido. Para os que o defendem, o evangelho só vem depois da morte de Cristo. Assim, esse movimento tem negado os ensinos de Cristo, ficando somente com os escritos epistolares, como as cartas de Paulo, por exemplo.

Não é de se estranhar como o diabo, repetidas vezes, volta ao seio cristão trazendo as velhas mentiras com novas roupagens. Houve no séc. II da era cristã um herege chamado Marcião que, dominado por sua crença gnóstica, eliminou da Bíblia o Antigo Testamento, os Evangelhos e muitas cartas, ficando apenas com algumas de Paulo. A liderança logo percebeu o perigo dessa mutilação e rapidamente entrou com providência, confirmando os livros inspirados para a igreja.

Esta frase de Jesus mostra exatamente o contrário do que esse movimento prega. Enquanto esses hereges dizem que o que Jesus falou ainda era Lei, o próprio Jesus faz distinção total entre o que Ele disse e o que os homens da lei diziam. Isso é muito claro no Sermão do Monte, onde nosso Mestre repete várias vezes: “Ouvistes o que foi dito” e contrapõe com “Eu, porém, vos digo” (Mt 5.21ss).

Aqui em Mt 9, Jesus diz que o ensino dos fariseus era a roupa velha e o Seu ensino era o pano novo. Quando tenta se remendar o rasgado de uma roupa velha com pano novo, isso nunca dá certo. A rotura fica sempre maior! Jesus está dizendo exatamente isso. Seu ensino e o ensino dos mestres da lei não se arrematam. Você deve comprar roupa nova, em vez de remendar a roupa velha. Você deve viver o evangelho de Cristo, em vez de viver a velharia da lei.

Essa “nova” roupagem da heresia de Marcião tenta defender a graça, mas escorrega, acusando exatamente Aquele que veio trazer a graça! É impressionante como a mentira se engasga com seu próprio vômito! O profeta João Batista disse: “Porque a lei foi dada por meio de Moisés, mas graça e verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.17). Agora, os enganadores dizem que Jesus falava da lei...

É correto que a morte de Jesus autenticou a nova aliança, mas o conteúdo da nova aliança é aquilo que Ele ensinou antes de morrer. Desprezar o que Jesus ensinou antes de morrer na cruz é o mesmo que rasgar o testamento de uma pessoa que já morreu, só porque ele o escreveu enquanto estava vivo... Isso é um contrassenso descabido! É isso que eles fazem: desprezam os ensinos de Cristo, porque Cristo ensinou antes de morrer...

Ironicamente, os hereges de hoje tentam usar remendos novos na velha roupa de Marcião... É necessário que a igreja do Senhor esteja atenta a essas “novidades”, porque o diabo sempre troca de coleira, mas permanece o mesmo cachorro!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário