terça-feira, 30 de dezembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0707 - A FÉ E O GRÃO

 


E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mt 17.20).


Muitas vezes ouvimos dizer que Jesus queria que Seus discípulos tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda. Mas, na realidade, Jesus não estava falando do tamanho da fé e sim do seu efeito.

Observe que o texto não diz do tamanho de um grão e sim “como um grão de mostarda”. Aliás, Jesus condenou o tamanho da fé, quando disse que eles não puderam realizar o milagre porque eram de uma fé pequena. Porém, ao explicar-lhes como deveria ser sua fé, Ele ilustrou usando o exemplo de um grão de mostarda, nada a ver com o tamanho.

Também, o assunto de fé aqui não se refere à fé salvadora e sim à fé miraculosa. A fé salvadora é dada a todos os salvos igualmente. Já a fé miraculosa é aquela pela qual o indivíduo crê que Deus fará milagres, uns creem mais, outros menos.

O grão de mostarda é realmente pequeno, como Jesus contou em uma de Suas parábolas (13.32). Entretanto, quando aplicada na terra, torna-se a maior das hortaliças! É disso que Jesus está falando. Sua fé miraculosa pode ser pequena sim, mas se ela for como um grão de mostarda, certamente fará milagres, pois ela será plantada no terreno certo, que é a Palavra de Deus.

Esta fé não é algo subjetivo, como se o milagre dependesse da minha fé e sim algo objetivo, ou seja, o objeto da minha fé é a Palavra de Deus. Se Deus falou, então eu creio e aquilo vai acontecer. E de fato Deus havia falado. Jesus, que é Deus, diz Mt 10.1, “deu-lhes autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades”. Os discípulos experimentaram antes o poder dos milagres em nome de Jesus.

Mas agora não puderam expulsar o demônio do filho daquele homem! Por quê? A fé diminuiu. Eles haviam crido na autoridade que Jesus lhes dera, mas agora, ao que parece, confiaram não mais na Palavra e sim em sua própria autonomia! Eis o segredo do fracasso. Jesus censurou a todos ali presentes: “Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?” (v. 17).

Não importa o tamanho de sua fé. Importa que você plante sua fé no terreno certo. Se Deus falou, então pode executar e o resultado virá. Porém, se você tiver uma fé muito grande, maior do que todos na igreja, de nada adiantará se você tentar realizar algo que não foi aprovado pela ordem de Deus. Fé não é ter confiança para fazer o que eu quero e sim ter confiança para fazer o que Deus mandou.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário