Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 10 de dezembro de 2011

LIÇÕES DE EBENÉZER PARA NOSSAS VIDAS (1SM 7.12) - SERMÃO TEXTUAL PURO


INT.: 20 anos se passaram desde a última guerra entre israelitas e filisteus, os quais, em duas pelejas ceifaram a vida de 34.000 soldados. Nesta última, levaram a arca da aliança, ainda que com medo de Deus, mas portaram-se varonilmente e derrotaram vergonhosamente os israelitas que confiavam na arca de Deus e não no Deus da arca. Depois de 7 meses sendo afligidos por Deus por causa da arca, os filisteus, cujo deus Dagom tinha sido também humilhado pela presença de Deus, devolveram a arca para Bete-Semes e dali a conduziram para Quiriate-Jearim, porque Deus também feriu os moradores de Bete-Semes porque olharam para dentro da arca. 20 anos depois, Samuel convocou o povo ao arrependimento, quando os filisteus vieram contra eles já na 3ª guerra. Foi aí que Deus frustrou os planos do inimigo e os derrotou de tal modo que eles não voltaram a perturbar mais a Israel nos dias de Samuel. Assim, Samuel levanta uma pedra, dá-lhe o nome de Ebenézer e mostra ao povo que não é confiando na arca que serão livres, mas se arrependendo de todo coração.

S. T.: Nessa bem conhecida história do povo de Israel podemos tirar algumas preciosas lições para a nossa vida.

I – “ATÉ AQUI”... ALGUMAS VERDADES SOBRE ESTA FRASE

1. “Até aqui” não quer dizer que daqui pra frente não seremos mais ajudados

a) Ver v. 13: o Senhor foi ajudador de Israel durante todos os dias de Samuel

b) O Senhor prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28.20)

c) O Deus que começou a boa obra há de completá-la (Fp 1.6)

2. “Até aqui” mostra que precisamos caminhar segundo alcançam nossos passos

a) Samuel não quis vingança imediatamente, mas esperou 20 anos, conforme a vontade de Deus!

b) Precisamos vivenciar cada dia na presença de Deus, sem ansiedade pelo futuro (Mt 6.34).

c) Não podemos viver na ambição que o consumismo nos oferece, mas saber quando é hora de caminhar e quando é hora de parar.

· Exemplo, o povo de Israel que caminhava quando a nuvem se movia e parava quando a nuvem parava (Nm 9.17,18).

· Os discípulos receberam a recomendação de Jesus para ficarem na cidade de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49).

3. “Até aqui” mostra que Deus nos ajuda enquanto estamos dentro de Sua vontade (2Cr 15.2)

a) Samuel percebeu a distância que o povo estava de Deus e o convocou ao arrependimento (7.3).

b) Há pessoas que são ajudadas por Deus enquanto estão com Ele, mas depois que se desviam, acham que Deus é obrigado a continuar a ajudá-las (Nm 14.43).

c) Podemos contar com a ajuda de Deus, se de fato caminhamos conforme Sua vontade (1Sm 2.30b).

II – “NOS AJUDOU”...

1. “Nos ajudou” quer dizer que há alguma coisa que temos que fazer

a) Deus concede Sua ajuda, mas não faz o que devemos fazer – Deus não podia Se arrepender em lugar do povo...

b) A Bíblia ordena que sejamos fortes e corajosos para entrarmos em ação (Js 1.6,7; 1Co 15.58).

2. A palavra hebraica eben significa “pedra” e ha Ezer, “o socorro, a ajuda”.

a) Por isso o significado do nome Eliézer (El: “Deus”; i: “meu”; Ézer: “ajuda” – Êx 18.4)

3. Deus é visto na Bíblia como o Deus que ajuda ao Seu povo, principalmente nos Salmos e nos Profetas (Gn 49.25; 2Cr 32.8; Sl 54.4; Is 41.10,13,14; Hb 13.6)

4. Quantos aqui têm experiências de Deus como Seu ajudador?

III – “O SENHOR”

1. Observe que Samuel não diz que foi o homem, ou o exército hebreu que o ajudou, mas o Senhor!

a) Há pessoas que confiam em carros e cavalos (Sl 20.7).

b) Isaías critica aqueles que buscaram força no Egito (Is 31.3).

c) Há muitos crentes confiando em seu próprio braço (Jr 17.5), e quando recebem bênçãos não as atribuem a Deus, antes a si mesmos.

2. Não há outro Deus, isso já sabemos. Mas principalmente nunca se ouviu dizer de um Deus que trabalha por aqueles que nEle confiam (Is 64.4).

CONC.: Mesmo que os israelitas tenham sido derrotados por duas vezes naquele acampamento, o Senhor permitiu um terceiro encontro para mostrar que a situação poderia ser revertida. E como prova da vitória, Samuel ergueu uma pedra, a qual chamou de “pedra de ajuda”, colocando em destaque o Senhor como seu auxílio. Ele não ambicionou o futuro, mas também não ficou apreensivo; ele recebeu ajuda, mas também fez a sua parte; ele não atribuiu a ajuda a ninguém a não ser o próprio Deus!

APLIC.: Nós também somos ajudados por Deus todos os dias e como estamos reagindo? Jesus é a nossa Pedra, a Pedra Angular, a Pedra que revela a verdadeira ajuda de Deus aos pecadores que estavam impossibilitados de se achegarem a Deus. Pedra através da qual chamamos Deus de nosso ajudador!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

5 comentários:

  1. Muito bom o blog e o esboço, que Deus continue iluminando e inspirando a tua vida.

    ResponderExcluir
  2. Amém, querido Cesar Escobar. Ore por nós para que a Palavra de Deus continue sendo propagada.

    ResponderExcluir
  3. Pr Cleilson Parabéns pelo texto. Gostaria de dizer que morei por cerca de 01 ano em Vilhena e foi um dos melhores anos da minha vida. Trabalhei no Jornal Folha do Sul com o Dimas. Um abraço e seja feliz que o Eterno lhe abençoe em 2016.

    ResponderExcluir
  4. Amem por esta Palavra tao oportuna pastor!
    permita-me usar seu texto no boletim de minha Igreja com certeza colocarei seu nome como autor.
    att
    Amauri

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me a demora em responder. Fique à vontade para utilizar qualquer artigo, estudo, pregação ou citação aqui do nosso espaço, meu irmão. Deus abençoe ricamente!

    ResponderExcluir