Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LIÇÕES DE JESUS PARA O JOVEM RICO


O encontro do jovem rico com Jesus nos deixa admirados. Sendo um homem de posição, aproxima-se de Jesus ajoelhando-se (Mc 10.17). Ou este homem queria reconhecer em Jesus um grande mestre, ou ele estava acostumado a bajulações, esperando ouvir de Jesus algo que massageasse seu ego, que Jesus olhasse para sua posição alta na sociedade (Lc 18.18) e lhe desse uma resposta "à altura".

Talvez nunca saberemos o grau de sinceridade da pergunta daquele moço: "Que farei para herdar a vida eterna?" Esse é um tipo de pergunta que, sendo sincera revela uma preocupação relevante não só para aquele rapaz, mas para qualquer um de nós. A vida eterna é um anseio da humanidade! Não sendo sincera esta pergunta, ela toma uma nota mais soberba e revela um jovem que queria ser elogiado pelo Mestre mais famoso do momento, uma vez que Ele conhece todas as coisas, saberia que o jovem, de fato vinha guardando os mandamentos. Pode ser isso que ele quisesse ouvir. Mas admito que aquele rapaz se esforçava mesmo para guardar a lei. Afinal, como todo judeu, era bem instruído na lei e, pelo que já vimos, se estivesse buscando algum elogio de Jesus pela sua conduta, não resta dúvida de que realmente observasse os mandamentos.

Entretanto, Jesus faz algumas colocações que nos deixam perturbados. Primeiro Jesus explora o conceito do atributo da bondade que aquele rapaz tinha. Para ele, Jesus era apenas um mestre, mas bom, devido ao Seu modo manso de ser. Jesus porém, eleva este atributo à divindade e Se revela como Deus naquele momento. Ao dizer: "Ninguém é bom senão um, que é Deus", Jesus estava dizendo em outras palavras: "De que adianta você me chamar de bom (atribudo da divindade), se você não reconhecer que sou Deus?"

Segundo, Jesus cita mandamentos do Decálogo, dando, à primeira vista a impressão de que, se obedecermos os mandamentos seremos salvos. Sabemos que a lei não serve para salvar, mas serve para mostrar o caráter de Deus, que é entre outras coisas bom, e mostrar também a distância que o homem está de agradar a Deus, de tornar-se próximo daquilo que Deus exige! Foi exatamente o que Jesus quis fazer. Deixar claro para aquele moço que ele, ao contrário do que imaginava, estava muito distante de Deus. Insisto, se a pergunta dele fosse sincera, isso nos mostraria mais uma coisa: que por mais que venhamos a guardar a lei, ainda assim, nossa alma sentirá sede da garantia da salvação, pois para aquele jovem guardar a lei não era suficiente, uma vez que estava se dirigindo a Jesus para tirar essa dúvida.

Terceiro, ao obter uma resposta do jovem de que guardava toda a lei desde a infância, Jesus prova para ele o quanto estava iludido. Colocou frente a frente com o jovem seu maior tropeço: Jesus provou para ele que ele não guardava sequer o primeiro mandamento, que é: "Não terás outros deuses diante de Mim" (Êx 20.3). Seu deus era Mamom, seu deus era o dinheiro!

Outra coisa que nos chama a atenção no episódio é que Jesus não promete tesouro àquele que Lhe seguir. Ele diz que a recompensa é para aquele que vende o que tem e dá aos pobres (Mc 10.21). Só depois é que Ele diz: "Então, vem e segue-Me". Há recompensa para quem distribuir seus bens aos pobres (terás um tesouro no céu), mas Jesus deixa claro que essa ação é completamente diferente da ação de segui-lO! Distribua seus bens aos pobres e terá um tesouro no céu. Depois siga-me!

Teríamos coragem de seguir a Cristo, se soubéssemos que não teremos recompensa por isso?

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. o jovem perdeu sua grande oportunidade de estar verdadeiramente com jesus e so falatava uma coisa so para ele estar integralmente com o nosso senhor jesus cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se desprender dos bens materias e se entregar de corpo alma e espirito.

      Excluir