Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A INGRATIDÃO É INTOLERÁVEL (AG 1.1-6)


"No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Sealtiel, e a Josué, o sumo sacerdote, filho de Jeozadaque, dizendo: Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada? Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o colocar num saquitel furado" (Ag 1.1-6).

Infelizmente, muita gente só se lembra de Deus na hora da dificuldade. No tempo do profeta Ageu, cerca de 500 a.C., Deus enviou uma palavra de repreensão ao povo. Deus tinha trazido o povo de volta para a terra de Israel, e eles estavam começando a prosperar novamente (v. 6).

Em vez de colocarem Deus em primeiro lugar e de mostrarem gratidão pelas bênçãos recebidas, muitas pessoas estavam apenas pensando em si mesmas, acomodadas, sem interesse pelas coisas de Deus. Foi por essa razão que Deus retirou a Sua bênção do povo para despertá-lo de sua ingratidão.

Essa atitude incorreta é um grande defeito. Devemos mostrar gratidão para com Deus e também para com os homens. Muitas pessoas sofrem prejuízo na vida, simplesmente porque não aprenderam a dizer "obrigado" quando são agraciadas e beneficiadas.

Muitas pessoas agem com ingratidão, porque seu coração é egoísta. Ser grato é colocar-se em segundo lugar, pois quem vai ocupar o primeiro é aquele que nos favoreceu. Os ingratos sempre pensam que os outros têm obrigação de ajudá-los, enquanto isso vão se prejudicando, assim como o povo de Judá. Deus os repreendia. Se Deus é o Autor das bênçãos que nos alcançam, então torna-se nosso dever sermos gratos a Ele por todas as coisas, até mesmo pelas que nos parecem ruins, pois delas Deus tira o melhor para nós, através de Sua infinita e incomparável sabedoria.

Fonte: Bíblia de Estudo Esperança

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. A ingratidão se mostra também em nossas orações que via de regra são recheadas de petições e vazias de ações de graças.Por vezes, pensamos que Deus tem a obrigação de nos abençoar e nos esquecemos que o que de fato merecemos é a morte eterna.Que Deus coloque em nossos corações e lábios mais gratidão a Ele.

    ResponderExcluir
  2. quando agradecemos estamos em melhor posçâo do que qundo pedimos po isso e melhor sermos gratos a DEUS.

    ResponderExcluir