Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O SÁBADO SOMBRA E O SÁBADO CORPO


Paulo diz em Colossenses 2.16,17 que a observância dos sábados semanais eram sombra das coisas que haviam de vir. Com ele concorda o autor aos Hebreus (8.5; 10.1) quando diz que as coisas da lei eram sombra e jamais a imagem exata das coisas. Bem, existem pessoas que andam na sombra até hoje, mas a Bíblia nos ensina a fazer parte do Corpo.

Sendo assim, se o sábado do AT era sombra, qual seria o significado do sábado no corpo de Cristo?

O autor aos Hebreus nos responde no cap. 4 de sua carta. Desde o cap. 3 o nosso autor vem falando da maior glória que Jesus tem do que Moisés, fazendo uma comparação entre o valor de uma casa e o valor de quem a constrói. Na nossa visão materialista e capitalista, uma casa tem mais valor que o pedreiro, mas ainda assim, o dono da casa vale mais que ela! O que o autor quer dizer é que Jesus, o dono, o habitante da casa tem mais valor que a casa. Moisés era servo na casa de Deus, mas Jesus é Filho em Sua própria casa!

Portanto, a recomendação que ele faz é que não endureçamos nosso coração, como os hebreus fizeram na época do deserto e não entraram no "descanso" de Deus (3.11,18,19).

Então o nosso autor inicia o cap. 4.1 expondo seu temor (gr. phobēthōmen). Seu temor era o seguinte: nós temos a promessa de entrar no descanso de Deus, mas se não recebermos essa promessa com fé, então de nada nos aproveitará o anúncio dessa boa-nova (4.2). Entretanto ele garante que os crentes já entraram no descanso (v. 3). Essa garantia é algo que deveria nos alegrar, porque no v. 9 o autor diz que ainda resta um repouso para o povo de Deus, mas no v. 3 ele diz que os que creem já entraram nesse descanso. Isso quer dizer que embora nosso sábado futuro seja a glória eterna, nós já podemos desfrutar desse descanso aqui e agora na Pessoa de Cristo quando nEle cremos. Observe que, apesar do autor fazer sérias recomendações de esforço e perseverança (v. 11), no v. 3 ele já garante que os que creem já estão nesse novo sábado!

Esse é o sábado do Corpo, o Corpo Místico de Cristo, no qual nós, os que cremos estamos inseridos. Esse é o verdadeiro significado daquele 7º dia da criação. Ele tipificava Cristo, o verdadeiro descanso para os que nEle confiam: "... e encontrareis descanso para a vossa alma" (Mt 11.29). Não guardo o sábado como um dia da semana porque ele era sombra. Hoje, em Cristo, todos os dias são sábado, todos os dias são descanso, pois aqui na Pessoa de Cristo, os que creem encontram verdadeiro repouso!

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. Wesley Alves - Louvado seja Deus pois em Cristo não precisamos mais guardar dias, meses ou anos.Ele cumpriu toda a lei e quem Nele crê está livre para serví-lo em amor.É verdade que na nova aliança todos os dias são sábado, posto que estamos em Cristo e em sua presença nos deleitamos diariamente.Amém!

    ResponderExcluir