Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cristo no inferno? O que Ele foi fazer lá?



“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão” (1 Pe 3:18-20).

Algumas pessoas dizem que depois de Sua crucificação, Cristo realmente levou uma mensagem de salvação às almas perdidas no Hades. Tentam justificar essa interpretação, ainda que ela contradiga claramente os textos bíblicos de que não há salvação após a morte (Hb 9. 27, p. ex.), afirmando que a palavra grega no texto de Pedro não é evangelizar (o que levaria as pessoas a aceitarem a oferta da salvação), mas sim a palavra kerysso, que quer dizer pregar, proclamar (o que não dá chance de salvação). Então concluem dizendo que, embora Jesus não tenha ido ao inferno oferecer salvação às almas perdidas, de fato Ele foi lá para "proclamar" Sua vitória na cruz. Alguns dessa classe ainda dizem que Ele proclamou isso aos demônios.

Mas vejamos a fraqueza dessa interpretação, tomando como base apenas o texto em questão.

Por que não podem ser demônios? Porque o v. 20 diz que esses "espíritos em prisão" eram "rebeldes" quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé. O texto deixa bem claro quem são esses personagens, são os contemporâneos de Noé e não demônios. 

Por que Jesus iria descer ao inferno e pregar somente para os contemporâneos de Noé? E os outros? Não faz o menor sentido Jesus ter pregado somente para os antediluvianos.

Jesus não foi proclamar Sua vitória da cruz lá no inferno, pois se assim fosse, todas as passagens do NT que falam da vitória de Jesus sobre os inimigos de Deus jamais indicariam que essa vitória se deu na cruz, e não depois dela (Cl 1.20; 2.14; Hb 2.14).

Jesus não pode ter ido ao inferno depois do sepultamento, pois quando estava à beira da morte disse: "Está consumado" (Jo 19.30). Isso quer dizer que Ele não tinha nada mais a fazer. Então, o que Ele ia fazer no inferno, se tudo já estava concluído?

Outra coisa que prova que Jesus não foi ao inferno (a não ser que Ele estivesse enganado) é o brado que o Salvador deu na cruz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito"! (Lc 23.46). O espírito de Jesus foi para as mãos do Pai, não para o inferno.


A promessa que Jesus fez ao ladrão convertido foi a seguinte: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23.43). Jesus estaria com aquele homem "no paraíso" e não no inferno!

Mas, afinal, o que significam os versículos de Pedro?

Esses versículos significam o seguinte: Jesus em espírito (ou seja, antes de assumir a forma humana) estava em Noé pregando aos seus contemporâneos para que se arrependessem. Isso pode ser depreendido do cap. 1 v. 10,11 da mesma carta: "Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas, que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo, ou que ocasião de tempo, o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir". Observe que, na época de Noé, seus ouvintes eram pessoas comuns, mas na época em que Pedro escreveu a carta, os ouvintes de Noé já eram "espíritos em prisão". Então é como se o versículo dissesse o seguinte: "Cristo, em espírito, antes de assumir a forma humana, através de Noé pregou às pessoas que agora são espíritos em prisão". Na versão NASB (Nova Versão Americana da Bíblia Standard - New American Standard Bible) encontramos o texto da seguinte forma: "Porque Cristo morreu pelos pecados, de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus, tendo sido sentenciado à morte na carne, mas vivificado no espírito; no qual ele foi também e fez proclamação aos espíritos agora na prisão, que outrora foram desobedientes, quando a paciência de Deus esperou nos dias de Noé, durante a construção da arca, pela qual uns poucos, isto é, oito pessoas, se salvaram das águas". Observe meu grifo: os espíritos "agora estão na prisão" porque foram desobedientes ao anúncio de Noé, mas na época de Noé eram pessoas em carne.

Assim, o texto fica claro e não contradiz nenhuma passagem da Escritura, além de ser hermeneuticamente correta essa interpretação, pois toma como base o próprio texto de Pedro, sem ferir nenhum conceito doutrinário do NT.

Mas e sobre o texto de 1 Pe 4.6 que diz: "Porque por isto foi pregado o evangelho, também, aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus, em espírito", o que quer dizer esse versículo? 


Observe o contexto anterior, onde diz que os cristãos estavam sendo rejeitados pela sociedade pagã pelo fato de não participarem dos seus pecados. A indagação que vinha à mente dos crentes era: "vale a pena? Nossos irmãos foram fiéis e, no entanto, morreram..." Bem, Pedro está dizendo que eles morreram sim, na carne, segundo os homens, mas vivem segundo Deus, em espírito. Daí o raciocínio: "Por isso o evangelho foi pregado também aos que agora estão mortos (na época em que ouviram o evangelho estavam vivos). Morreram segundo os homens na carne, mas estão vivos em espírito." 


Alguns querem que esse versículo esteja relacionado ao 3.18,19 mas não está. Ali, Pedro fala sobre os antediluvianos; aqui, fala dos crentes de sua época que já haviam morrido em Cristo. Substitua por essa interpretação e o texto se tornará claro. 1Pe 3.18-20 pode ser parafraseado assim: "Cristo, em espírito, antes de assumir a forma humana, através de Noé pregou às pessoas que agora são espíritos em prisão". E 1Pe 4.6 assim: "Por isso o evangelho foi pregado também aos que agora estão mortos (na época em que ouviram o evangelho, estavam vivos). Morreram segundo os homens na carne, mas estão vivos em espírito."


Dia tēs písteōs.
Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. É isso mesmo, não existe salvação fora do caminho da fé, Heb.cap 11 fala dos Heróis da Fé porque mesmo Eles vendo as promessas de longe creram nela , ou seja em jesus,assim como nós hoje ,somos salvos porque cremos nele, e não teremos outra chance após a morte. Porque esse espíritos teriam?

    ResponderExcluir
  2. Falta de Leitura e Interpretação de Texto Causa essas heresias hoje em dia!

    a bíblia não se contradiz, mas se completa de livro a livro pois foi por meio do mesmo espírito que os seus livros e cartas foram escritos, das duas uma, alguem pra defender essas lorotas gospeis, ou não lêem a bíblia com Frequência, ou acham que o Espírito Santo é Retardado!
    tenha medo!
    melhor, tenha dó!

    ResponderExcluir