Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

TINHA QUE SER JUDAS MESMO!


Frequentemente ouvimos pessoas dizerem que se não fosse Judas o traidor seria outro. Dizem que poderia ser Pedro, Tomé, etc. Temo que não seja bem assim. Que já estava profetizada a "traição messiânica", isso todos concordam. O que nem todos estão de acordo é que tinha que ser Judas. O argumento parte da ideia de que foi Judas quem escolheu trair Jesus, e que poderia ser qualquer um, o importante é que a Escritura se cumprisse, não importasse em quem.


Entretanto, não é o que vemos no decorrer das narrativas do ministério terreno de Jesus feitas pelos evangelistas. Quando Jesus iniciou Seu ministério, Ele mostrou que já sabia que seria traído e quem O haveria de trair: "Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze" (Jo 6.70,71). Agora veja o que Jesus diz em 13.18: "Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar". Quando Jesus dá o bocado de pão ao traidor, Ele o dá a Judas, Ele não faz um sorteio.


Então as pessoas argumentam sem razão que poderia ser qualquer um! Isso é impossível. Tinha que ser Judas mesmo! Deus não faz nada arbitrariamente. Quando Deus inspirou a profecia acerca da traição no Antigo Testamento, Ele já sabia que Judas iria trair Seu Filho, então não podia ser qualquer um! Não foi do tipo, "alguém vai trair Meu Filho, oh... quem será?", mas como Pedro interpretou corretamente em Atos 1.16: "Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus". Pedro não disse "acerca de algum de nós", mas "acerca de Judas". O caso aqui é com ele. Pedro disse que Davi profetizou acerca de Judas. Alguém poderá argumentar: "Mas Pedro está falando de um fato já ocorrido, por isso ele sabia que era Judas o traidor, mas Davi falava de um fato futuro para ele, por isso poderia ser qualquer um". E eu respondo: então apliquemos o mesmo princípio às profecias feitas acerca de Jesus. Pois no Antigo Testamento os autores também não sabiam que suas profecias se cumpririam num pobre carpinteiro de Nazaré! Só quando estas profecias se cumpriram em Jesus é que se descobriu que Ele era o Messias! Faz sentido? Nenhum! Pois apesar de os profetas não saberem a quem se aplicava suas predições, o Espírito de Deus que falava por eles sabia! Então esse argumento não procede.


Outra coisa que fica bem claro que tinha que ser Judas é a intercessão que Jesus faz por Pedro em Lucas 22.31,32. Veja bem o que Jesus diz a Pedro: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos". Observe que o pedido de Satanás está no plural (vos), mas a intercessão de Jesus está no singular (roguei por ti). Esse texto mostra que, ainda que Satanás quisesse destruir Pedro como ele conseguiu destruir Judas, Jesus não lho permitiu! Jesus não rogou por Judas. Ele era filho da perdição (Jo 17.12) e filho da perdição no significado hebraico quer dizer por natureza condenado. Por isso é que Jesus não orou por ele. Ele não era filho de Deus.


Alguém com um pouco de "compaixão piedosa" vai dizer: "Então Judas não pode ser culpado. Ele não teve escolha, coitado. Nem se ele não quisesse trair Jesus, acabaria por trair, visto que foi forçado a isso". Bem o que tenho a dizer quanto a isso é o seguinte: Judas traiu Jesus porque quis. Ele sempre foi filho da perdição, nunca foi salvo, apesar de ter andado com Cristo, ter feito alguns milagres e ter recebido até a ceia. Ninguém forçou Judas a trair Jesus, isso fazia parte de sua vontade como filho da perdição que era. Então ele é culpado sim. Já nasceu culpado, ninguém o tornou culpado. Ele não foi para o inferno só porque traiu Jesus, embora isso lhe pese a condenação. Já iria pro inferno de todo jeito, pois era filho do inferno. Então o fato de Deus ter escolhido um condenado para trair Seu Filho não altera em nada o destino do condenado.


Quando digo que Judas traiu Jesus porque quis não é o mesmo que dizer que se ele não quisesse ele não trairia! Para ele não querer trair Jesus, sua natureza tinha que ser regenerada, algo que absolutamente não era. Isso é verdade até os dias de hoje. Quem não é convertido pode até ir à igreja, mas na primeira oportunidade que tiver, ele trairá Jesus. O querer de Judas era pecar. Ele era escravo do pecado, já nasceu assim, como todo ser humano. Mas ele não foi liberto, não quis ser. Nenhum ser humano quer. Se ele fosse liberto seria livre verdadeiramente (Jo 8.36). Então quando digo que Judas traiu Jesus porque quis, estou dizendo que ele fazia aquilo que era inclinação do seu ser. Não poderia fazer o contrário, a não ser que nascesse de novo! Quando alguém argumenta que se ele não quisesse, ele não trairia, isso não é verdade. Precisa ser provado pela doutrina bíblica e teológica que o homem natural consegue fazer o bem espiritual! É impossível, pois pra ele fazer o bem espiritual, ele precisa ser espiritual. Judas não era. Portanto, a única coisa que ele poderia querer fazer era trair Jesus! Mas não só ele, como já disse. Os fariseus, saduceus, escribas e muitos do povo da época de Jesus também O trairam. "Crucifica-O" foi o brado dos traidores (Lc 23.21).


Esse tipo de piedade que as pessoas demonstram, na verdade não passa de um egoísmo psicológico. Todos os que se põem no lugar de Judas veem-no injustiçado, não porque de fato tenha sido, mas porque, quando nos colocamos no lugar de alguém que merece a condenação, lutamos por todos os meios para amenizar a culpa e aumentar a chance de livramento da punição, porque quando o pecado é conosco, então queremos arranjar uma forma de que ele não seja tão pecado assim! Isso é porque somos egoístas, não porque temos compaixão de Judas.


O argumento de que Judas não teve escolha não procede, pois todo ser humano nasce escravo do pecado e só vai escolher aquilo que faz parte de sua inclinação: "Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito" (Rm 8.5). Que homem se inclina para as coisas do Espírito? Apenas o verdadeiramente convertido. Então é uma falácia dizer que Judas tinha escolha para não trair Jesus. Ele não tinha essa escolha. E ele traiu porque quis!


Tinha que ser Judas mesmo!


Dia tēs písteōs.


Pr. Cleilson

10 comentários:

  1. Muito bom ein..Judas nunca utilizou Senhor para Jesus e ao invés o chamou de "Rabi"; isso afirmava apenas que ele via Jesus como nada mais do que um professor? entao ele nao tinha certeza absoluta de que Jesus era mesmo o messias?

    ResponderExcluir
  2. Olá Maressa. Paz. A maioria dos estudiosos pensa que Judas tinha certeza de que Jesus era o Messias, no entanto ele só conseguia enxergar o reinado de Jesus no aspecto terreno. Alguns chegam a supor que a traição de Judas era, inclusive, uma oportunidade para que Jesus revelasse Seu poder messiânico e assim instalasse o reino na terra.

    No fim das contas, o que sabemos é o seguinte: nem todo mundo que anda com Jesus tem Jesus no coração!

    ResponderExcluir
  3. Tinha que ser Judas mesmo.Acredito que como Faraó Judas para um fim foi levantado,são vasos preparados para perdição(Rom:9v22)Deus não é injusto ao se compadecer de alguém sua Graça é livre.Judas foi joio e nunca poderia virar trigo.

    ResponderExcluir
  4. No sexto parágrafo da mensagem você diz: "Mas ele não foi liberto, não quis ser. Nenhum ser humano quer."
    Se nunhum ser humano quer ser liberto, então por que nós somos libertos?

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo, paz.

    Nós somos libertos porque "o Pai nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado" (Cl 1.12,13 - NVI). Isso é coisa do querer do Pai.

    O ser humano não pode querer, pois Paulo disse aos efésios que nós estávamos mortos nos nossos pecados (Ef 2.1,5). Morto não quer nada! Pra ele ter como querer precisa estar vivo. E só estará vivo se Jesus o ressuscitar (Jo 5.25). Só assim será livre.

    ResponderExcluir
  6. Hoje é a coisa mais normal,é falarmos de Jesus, mas é muito raro pessoas viver realmente, uma vida com ele, se entregar a ele e procurar um verdadeiro crescimento espiritual conduzindo a uma maturidade de conhecimento na palavra de Deus, hoje tambem temos muitos palestrantes no meio evangelico, massageando o ego das pessoas, em vezes de ajuda las a um crescimento espiritual na palavra de Deus, ando lhes conhecimento, mas é melhor para eles que tais pessoas continuem presas na ignorancia pois assim se torna melhor pra encher seus bolsos, resumindo Graças te dou Senhor ter pessoas usadas por ti pra levar a tua palavra de maneira simples e objetiva e esclarecida aos q tem sede de ti., Deus abençõe a vida do pr. Cleilson...... amém ass:C.E.B.R.Br

    ResponderExcluir
  7. Que Deus, a cada dia, lhe dê maior compreenção de Sua palavra, a fim de nos abençoar com suas interpretações lógicas, esclarecedoras e convincentes da Palavra de Deus.

    Ramsés N Trindade

    ResponderExcluir
  8. O Ser humano se julga tao inteligente, que quer saber mais que Deus....existem coisas que saberemos apenas no Grande dia...
    Mas oq acontece mesmo é que as pessoas que "defendem" Judas, apenas usam esse artificio para justificar aquilo que elas mesmo vivem, uma vida de falsidade e constante traição a Cristoo...
    Enfim, temos que nos importar em propagar o verdadeiro evangelho, se essas pessoas que defendem o "coitado" do Judas tivessem o mesmo empenho em defender e pregar o que Cristo nos ensinou e nos ensina, nao haveriam tantas ceitas ereges, e as igrejas nao tornariam-se essa circo que se vê hoje...
    Muito me entristesse, quando vejo pessoas que defendem tanto homens que se dizem, Profetas, apostolos, e o titulo e satisfazer seu ego, que nao passam de enganadores, e pessimos atores, ao ensenar milagres em seus picadeiros...
    Que se cumpra a Vontade de Deus na vida dos Escolhidos,pois " Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda"JOÃO (cap. 15 v.16)·
    Entao os que amam as coisas do mundo cuidado pois, Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.JOÃO (cap. 15 v.19)·
    Vejamos onde esta nosso coração, esta nas coisas do mundo, ou se esta nas coisas de Deus...
    A palavra de Deus é bem clara quanto a isso...
    Paz e Graça a todos os filhos de Deus..

    "Vigia e Ora coração péquenoo..."

    ResponderExcluir
  9. Paz.
    FALAR MAIS OQUE!
    Se já não bastasse a Biblia dizendo a todo instante que quem manda é Deus, §."ainda vem um que num sabe nada de Biblia falar isso"...
    hehehe, Deus te abençoe Pr.C.
    Que o Senhor Jesus Possa continuar a te usar de forma clara, objetiva e simples - o evangelho é simples.
    §.se ele não sabe, quem sabe?

    ResponderExcluir