Paulo, escrevendo aos efésios mostra que o crente tem basicamente três inimigos: o mundo, o diabo e a carne: “Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.2,3).
Grifei as palavras que representam nossos principais inimigos: o mundo, o príncipe da potestade do ar e a carne. Vejamos as características de cada um destes adversários que precisam ser prontamente identificados e combatidos.
O mundo é um inimigo externo e passivo, pois está fora de nós e não nos influencia. O mundo aqui não se refere à criação natural de Deus, nem tampouco aos seres humanos que habitam na terra, mas ao sistema pecaminoso que rege a forma de se viver. O mundo é inimigo porque está sempre em oposição a Deus e Sua Palavra; o mundo é externo porque está fora de nós; o mundo é passivo porque não nos obriga a viver segundo sua iniquidade, como diz o ditado: “Ninguém leva ninguém pro mau caminho”. O mundo é como a moda, sempre muda. Já vivemos vários períodos chamados eras ou idades, e hoje estamos vivendo a era pós-moderna, onde os valores perderam seu padrão e a verdade tornou-se uma crença subjetiva. No texto, Paulo diz que o mundo segue seu curso, agora vai junto quem quiser.
O príncipe da potestade do ar é claramente uma referência a Satanás, o diabo. Ele é um inimigo externo como o mundo, pois não pode possuir uma nova criatura, um convertido em Cristo (1Jo 5.18), porém ele não é passivo como o mundo, ele influencia a nossa cobiça pelo sistema pecaminoso que é o mundo. Paulo diz que ele “atua”, então ele não é passivo. Ele tem o papel de tornar o mundo atraente aos nossos olhos. É o que chamamos de tentação. Ele é chamado na Bíblia de “o tentador” (Mt 4.3). Paulo, no texto, coloca o diabo entre o mundo e a carne, mostrando que seu desempenho é fazer uma ligação entre a carne e o mundo, entre o que desejamos e o objeto de nosso desejo, por isso a tentação.
A carne, ao contrário do mundo e do diabo, é um inimigo interno, mas claramente ativo como o diabo. Este inimigo age de dentro para fora. A carne aqui deve ser vista não como nosso corpo físico, mas como a natureza caída que herdamos de Adão, que mesmo depois da nossa conversão continua batalhando dentro de nós, por isso a luta da carne contra o espírito (Gl 5.17). Paulo diz no texto que a nossa carne tem inclinações e vontade. Ou seja, são as cobiças que existem dentro de nós e elas nos influenciam a desejar o que há no mundo. Com a mãozinha que o diabo dá então, esse desejo fica muito mais intenso.
Continua...
Dia tes písteos.
Pr. Cleilson
Pr Cleison, que belo texto! Me permita colocá-lo no site IEADVIL.COM; pois mais pessoas precisam ter conhecimento deste estudo maravilhoso!
ResponderExcluirQuerido Wéllykem. Paz e graça. Fique à vontade para usar o texto onde e quando desejar. Deus te abençoe em sua vida, família, ministério e todos os projetos.
ResponderExcluirPr. Cleilson estou sempre por aqui buscando me edificar.
ResponderExcluirTenho sede da palavra de Deus e seu blog me ajuda muito.
Oro todos os dias para que Deus me afaste de todas as coisas que não provêm Dele.
Vigiando e orando o risco é menor não é mesmo?
Obrigada pela sua visita e avaliação na minha postagem.
Paz e Graça!
Pr, que texto esclarecedor, pontuou muito bem, até lembrei do sonho que tive esses dias. Obrigada pela palavra. Que possamos estar em constante vigília contra os nossos inimigos. Paz.
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