Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

10 RESPOSTAS RÁPIDAS E BÍBLICAS SOBRE PREDESTINAÇÃO - PARTE 2



1 - PERGUNTA: Então não é preciso crer e confessar para ser salvo? (Esta pergunta é uma continuação da última da postagem anterior, alertada pelo irmão Wéllykem).

RESPOSTA: Sim. É preciso crer e confessar a Cristo, pois isso pertence ao homem. Deus não precisa de fé nem tampouco de confessar a Ele mesmo. O homem é quem precisa. Mesmo assim, é o Espírito de Deus que leva o homem a confessar que Jesus é o Senhor: "... ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor!' senão pelo Espírito Santo" (1Co 12.3).

2 - PERGUNTA: Então por que a Bíblia é cheia de versículos que advertem os crentes do perigo de cair? Se ele já está salvo, não precisa se preocupar em cair da graça...

RESPOSTA: A advertência é necessária porque não sabemos quem é eleito ou não. Deve ser dada a todos. Os salvos levam a sério as advertências e vivem de modo que não se sujeitem à queda. Os não salvos não se importam com nada disso: "Agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro" (Cl 1.22-23).

3 - PERGUNTA: Quer dizer que uma vez salvo, sempre salvo?

RESPOSTA: Sim. Quem é salvo não perde a salvação: "Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" (Jo 10.28,29). Quanto à pergunta "então pode fazer o que quiser, já que está salvo" clique aqui para ver a resposta da pergunta 5 dada anteriormente.

4 - PERGUNTA: Então se Deus é quem escolhe, o homem não tem livre-arbítrio?

RESPOSTA: Para responder a esta pergunta fica lançado um desafio. Quem tem livre-arbítrio pode escolher entre o bem e o mal, certo? Então que qualquer de nós escolha viver pelo menos um mês sem pecar... Se conseguir, então o homem tem livre-arbítrio: "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado" (Jo 8.34). "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1Jo 1.8).

5 - PERGUNTA: Aquele que se desvia nunca foi salvo?

RESPOSTA: Há pelo menos dois tipos de "desviados". Os que se esfriaram na fé e se afastaram de uma igreja local, mas mantêm o temor de Deus e os que se afastaram com ódio de Deus e apostataram da fé que professavam ter. Alguns voltam e outros não. Podemos dizer que os que morrem na incredulidade nunca foram salvos, pois não há como alguém ser justificado e depois receber de volta a condenação: "Agora pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1). Quanto aos que voltam, só há duas alternativas: ou foram salvos quando voltaram, ou então se eram salvos antes, então reacenderam a chama do primeiro amor.

6 - PERGUNTA: Como explicar Hb 6.4-6 em rápidas palavras?

RESPOSTA: É só ler os vs. 7,8. Eles explicam os vs. 4-6. Ali diz que existem dois tipos de terra (assim como na igreja existem duas classes de pessoas): a terra cultivada e a terra rejeitada. Ambas recebem a chuva (que são as bênçãos do Espírito Santo dos vs 4-6), mas uma produz erva útil (fruto do Espírito - os salvos), e a outra produz espinhos e abrolhos (obras da carne - os não salvos). Então, ainda que estas pessoas recebam as bênçãos da participação do Espírito, jamais poderão frutificar, pois sua terra não é cultivada por Deus, é deixada por si mesma e seu fim é ser queimada.

7 - PERGUNTA: Mas Deus não amou todas as pessoas? João 3.16 mostra isso.

RESPOSTA: Deus não amou todas as pessoas. Amar o mundo ali naquele versículo é amar os que o Filho veio salvar: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3.17). Observe que o mesmo mundo que Deus amou no v. 16 é o mesmo mundo que o Filho veio salvar no v. 17. E não são todas as pessoas que serão salvas... Deus não lançaria no inferno pessoas que são objeto do Seu amor! Mas Ele fará isso com pessoas que são objetos da Sua ira: "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Ef 5.6).

8 - PERGUNTA: Então Jesus não morreu por todas as pessoas?

RESPOSTA: Se Jesus morreu por todas as pessoas, então os pecados de todas as pessoas estão pagos. Por que muitos vão para o lago de fogo? Deus estaria cobrando pelos mesmos pecados duas vezes, uma em Jesus na cruz e outra no pecador no inferno e isso é injusto! Uma vez que Jesus pagou o preço, nada há que resta a ser pago: "E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz" (Cl 2.14). Portanto, Ele só morreu pelo SEU povo (ainda que o sacrifício dEle seja capaz de salvar o mundo inteiro, mas não foi esse o propósito): "ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o SEU povo dos seus pecados" (Mt 1.21).

9 - PERGUNTA: E se alguém quiser Jesus, mas não for eleito, de que adianta segui-lO?

RESPOSTA: Pode ficar tranquilo, porque todo o que o Pai der a Jesus, com certeza irá a Jesus. E o que for a Jesus DE MANEIRA NENHUMA será lançado fora: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6.37). O não eleito nunca vai querer Jesus, ainda que algum dia possa querer a religião: "Então direis: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Mas ele vos responderá: Digo-vos que não sei donde sois. Apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade" (Lc 13.26,27).

10 - PERGUNTA: Como alguém pode ter certeza de que é salvo?

RESPOSTA: Ninguém pode acusar o eleito de Deus: "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Rm 8.33,34). Se Deus começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia da vinda de Jesus: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus" (Fp 1.6). Esta obra começou com a predestinação e terminará com a glorificação. Deus não deixa Seu trabalho no meio do caminho: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou" (Rm 8.29,30).

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Sobre a pergunta 4, um texto que pode ajudar o leitor a entender o livre arbítrio é: http://cwmarinho.blogspot.com/2011/08/livre-arbitrio-bencao-ou-maldicao.html

    é muito fácil entender porque as pessoas não querem entender o evangelho: elas exercem o livre arbítrio!

    ResponderExcluir
  2. Toda honra, toda glória,todo louvor seja dado ao nosso Salvador Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Livre arbítrio não existe, irmão Wéllykem. O nosso arbítrio é escravo.

    ResponderExcluir