Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

10 RESPOSTAS RÁPIDAS E BÍBLICAS SOBRE PREDESTINAÇÃO



01 - PERGUNTA: Então Deus já escolheu quem vai pro céu e quem vai pro inferno, a pessoa já nasce com destino de salvação e condenação?

RESPOSTA: Deus só escolhe quem vai pro céu, pois pro inferno todos já estão indo (Jo 3.36): "Quem crê no Filho tem a vida; quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele PERMANECE". Se permanece é porque já estava. Quem nasce em Adão, nasce debaixo da condenação. Por isso é preciso nascer de novo (Jo 3.3,5).

02 - PERGUNTA: Então Deus é injusto, porque escolheu uns para o céu e não outros. Por que Ele não escolheu a todos?

RESPOSTA: Deus não é obrigado a escolher ninguém. Se a salvação pertence ao Senhor, como diz a Bíblia (Sl 3.8; Jn 2.9), então Ele dá pra quem Ele quer. Se Deus escolhe um pecador para salvar, isso não O obriga a salvar o resto: "Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer" (Jo 5.21).

03 - PERGUNTA: Então não adianta um não-eleito ser crente. Se ele não é eleito, mesmo sendo crente, ele não vai ser salvo?

RESPOSTA: Um não eleito nunca vai ser um verdadeiro crente. Porque a vontade dele é escrava do pecado (Jo 8.34): "Todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado". Pode até fazer parte de uma igreja, mas nunca fará a vontade do Pai: "Nem todo que me diz 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus" (Mt 7.21).

04 - PERGUNTA: E se uma pessoa quiser ser crente e não for eleita?

RESPOSTA: Ninguém quer ser crente (Jo 5.40; Rm 3.10,11). Quando alguém chega a querer é porque o Espírito Santo já trabalhou seu coração para isso: "O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e nem pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1Co 2.14). Então para que alguém aceite as coisas de Deus, ele tem que deixar de ser "natural" para ser "espiritual" e isso só se dá pelo poder do Espírito e não pela vontade humana: "E uma certa mulher chamada Lídia... o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia" (At 16.14).

05 - PERGUNTA: Então o eleito pode fazer o que quiser, pois se já está salvo pode sair debandado praticando todo tipo de pecado porque já está salvo mesmo?

RESPOSTA: Se é pra Deus eleger o cabra e ele continuar do jeito que tava no mundo, então que o deixasse lá pra morrer! Isso é chamar Deus de tolo! Torna-se óbvio, portanto, que quando Deus escolhe alguém, Deus lhe dá o Seu Espírito a fim de que de glória em glória esse alguém seja transformado como na imagem do Seu Filho (Rm 8.29; 2Co 3.18). Salvo dá fruto de santificação, caso contrário não é salvo: "Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna" (Rm 6.22).

06 - PERGUNTA: Deus faz acepção de pessoas então?

RESPOSTA: Não. Ele salva ricos, pobres, negros, brancos, índios, orientais, homens, mulheres, deficientes, normais...: "Porque para com Deus não há acepção de pessoas" (Rm 2.11).

07 - PERGUNTA: Por que Deus não deixa o próprio homem escolher se quer ou não ser salvo?

RESPOSTA: Porque se Ele fizer assim, ninguém virá ao Filho: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6.44).

08 - PERGUNTA: Então pra que evangelizar, se quem tiver de ser salvo o será de qualquer jeito?

RESPOSTA: Deus não salva de qualquer jeito. Os que Ele predestina para serem salvos, o serão pela pregação do Evangelho: "Assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra da pregação" (Rm 10.17). "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8).

09 - PERGUNTA: Então por que a Bíblia diz que Deus quer que todos sejam salvos?

RESPOSTA: Devemos procurar entender se são "todos sem exceção", ou "todos sem distinção". Se for o primeiro, então temos um dilema, uma contradição na Bíblia, que diz que os planos de Deus não podem ser frustrados, e que, agindo Deus, ninguém impedirá (Jó 42.2; Is 43.13). Se Deus quer que "todos sem exceção" sejam salvos e isso não acontece (de fato não mesmo), então não apenas os planos, mas o MAIOR plano de Deus (que é a salvação) está sendo frustrado aqui. Mas se entendermos que "todos" se refere a "todos sem distinção", então a Bíblia continua coerente, sem contradições.

10 - PERGUNTA: Então não precisa de eu fazer nada para ser salvo?

RESPOSTA: Não. Nada precisa ser feito para ser salvo. Jesus já fez tudo. Depois que o Espírito Santo te levar a crer, então você, como nova criatura fará muitas obras. Não para ser salvo, mas porque já foi salvo: "Porque somos feituras suas, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10).

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

7 comentários:

  1. Pr Cleilson, com todo respeito, discordo apenas da décima resposta, pois há algo sim que devemos fazer para sermos salvos. Em Romanos 10.9 diz: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Apenas uma confissão verdadeira e sincera nos garante a salvação. Esta confissão deve partir do homem, pois mesmo desejando aceitar a Cristo, sem confissão, não há salvação. No mais, belo texto...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, irmão Wéllykem. Obrigado pela excelente observação. Deus não pode crer por nós, nem confessar em nosso lugar. Isto pertence ao homem. Esses são alguns pontos que eu quero deixar para postar num próximo artigo. Obrigado e paz.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Pr. Cleilson, o homem caiu demais para poder socorrer-se a si mesmo,infelizmente isso machuca a mente de muitas pessoas que preferem continuar pensando que são salvos por decisão própria, ainda que o homem seja trazido de volta a Deus sendo responsável por seus atos, a salvação vem mediante a vontade do Pai.

    ResponderExcluir
  4. Por isso eu amo Jesus, porque Ele me amou primeiro...
    e minha salvação está em suas mãos, pois se dependesse de mim.
    Ass: O eleito
    rsr

    ResponderExcluir
  5. Eu acho muita coragem de alguem que prega que ha os predestinados ao inferno ou os que foram selecionados para a salvação. Eu prefiro acreditar no texto que diz "Todo aquele que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora." e que o Senhor quer que todos venham ao arrependimento, e "vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados... e outro diz que enquanto a vida ha esperança, e após a morte segue-se o juízo. E o que dizer de Joao 3:16? Porque pregar predestinação? È melhor nao confundir a cabecinha do povo, e deixar todos entendendo que Jesus é amor e morreu por todos e nao por alguns. É Mais sensato pastor Cleilson kkkkkk
    Adeja

    ResponderExcluir
  6. cara adeja negar a doutrina da predestinação, é negar uma verdade biblica, pois ela é tão alvo quanto a neve. O texto que vc cita, que diz "Todo aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançrei fora.." fala da garantia da salvação de todos aqueles por qual Cristo morreu, Ele diz de "maneira nenhuma", ou seja, não há nada que faça com que todo aquele que confessa Jesus como seu Senhor venha perder a salvação. Então, por que muitos que estão na igreja não irão ser salvos? Por que eles não querem? Se fosse assim Jesus era irresponsável, pois perdeu aquele que prometeu não perder. Ou então essa pessoa nunca foi salva, em outras palavras não era escolhido. No outro vc cita que "vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados..." observe minha cara que o convite não é pra todos (toda humanidade), mas sim pra queles que estão cansados do pecado. E quanto a Jo 3.16, ele nunca poderá te salvar, porque é um versiculo isolado, continue lendo e vc vai ver que todo aquele que não crê no filho, a ira de Deus sobre ele permanece, logo entende-se que o Deus de amor que vc fala, também é um Deus de juízo e condenará os que não creram no filho, em outras palavras, condenará aqueles os quais nunca entregou ao filho. Saiba de uma coisa AMADA, dizer que Deus está sujeito à vontade do homem para o salvar, o faz um Deus impontente, pois ai então existiria algo maior que Deus, "a vontade do homem". Portanto não depende de quem quer nem de quem corre, mas de Deus que se compadece (Rm 9.16), lembre-se nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (os escolhidos - 1Jo 4.19), os demais estão debaixo da ira de Deus. E não sou eu quem diz, é a bíblia. Agora quer saber se vc é uma escolhida tbm, olhe para sua vida com Deus, e vc saberá! A paz do Senhor!

    Alex.

    ResponderExcluir
  7. Saber que Deus me escolheu e minha salvação está segura nas mãos de Cristo, traz uma paz e um alívio sem tamanho para minha alma.Digo por que sei que de mim mesmo jamais poderia ser salvo.Minhas inclinações e desejos só me levavam para o distanciamento de Deus.O homem por si só é impotente e não pode fazer absolutamente nada para ser salvo da ira de Deus.Um dos pontos cinco pontos do calvinismo é a depravação total.Isso quer dizer que o homem perdeu sua percepção espiritual e está num estado onde é incapaz de exercer sua vontade livremente para obter o favor ou a salvação de Deus.Louvemos ao Senhor, pois ele nos escolheu para sua gloria!

    ResponderExcluir