Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pregar o quê?

Sábado à noite houve um bom trabalho evangelístico na pequena cidade de Pimenteiras aqui em Rondônia. O pessoal da Comunidade montou um som legal (leve e bem eficiente) que atraía quem passava pelas ruas. Talvez gerasse dúvidas do tipo: "Que político será que vai fazer o comício hoje?" ou, "Será que vai ter um showzinho por aqui?" Mas éramos nós, os crentes de novo. Ligar o som pra cantar sobre Jesus e depois pregar o evangelho. Convencional e menos atrativo do que a montagem do som...

Por falar em evangelho, eu fui convidado para falar do evangelho lá. E agora? Faz tanto tempo que não participo mais de "ar livre" como chamávamos os cultos com pequenas caixas de som amplificadas, cujas entradas (apenas três) já estavam entupidas com os plugues de um microfone (tipo aqueles de vender pamonha) e uma ou duas guitarras Tonantes (hummm...). Cultos feitos à porta de alguma casa que se dispunha a "pagar o mico" de receber os crentes que iam gritar a tarde toda de domingo, atrapalhando os programas de TV dos vizinhos.

Será o quê se deve pregar hoje em "ar livre"? As pessoas se acostumaram a ir às igrejas e ouvir sermões (acho que nem se pode chamar aquilo de sermão) que prometem vida fácil em troca de "pequenas" ofertas gordas e generosas, ouvir revelações que geram comentários do tipo: "Puxa, ele falou toda minha vida, sem nem me conhecer", ver espetáculos miraculosos que mais precisa de um milagre para acreditar que aquelas farsas são milagres do que o próprio milagre operaria na sua realidade (vixi que bagunça)! Enfim, pregar o quê?

O evangelho, uai (diria o crente mineiro). Simples. O evangelho. E lá fui eu. Quando tudo tava parecendo inócuo, os curiosos já se tinham retirado, então pensei: "Meu Senhor, vou pregar o evangelho pra crente..." Mas comecei. Li aquela passagem de Lucas 13 em que os discípulos perguntam: "Senhor, são poucos os que se salvam?" Hum... a resposta de Cristo não é das mais agradáveis: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque muitos procurarão entrar e não conseguirão". Pra nego inteligente, já sabe: muitos não conseguirão, ou seja, poucos salvos serão.

E não é que o povo que tinha ido embora começou a voltar? Fiquei impressionado com duas coisas: com Deus por fazer aquela obra (como sempre fico impressionado com as obras de Deus) e com o magnetismo que aquelas palavras causaram aos ouvintes, de modo que foram ao local do "ar livre" para ouvir mais de perto aquele pregador (eu) desconhecido e que falava palavras duras, mas que só podiam estar carregadas de razão.

É o evangelho. Não se deve subestimar o poder que ele é. Deve-se pregar o que Deus quer dizer e não o que o povo quer ouvir. No fim das contas o povo vem ouvir de todo jeito. Isso que me impressionou. Eu poderia (mas jamais faria) ter utilizado recursos atrativos, inclusive dizer palavras motivacionais e cheias de cobiça materialista para chamar a atenção dos ouvintes. Mas foi só o evangelho! Só o evangelho! Sola scriptura...


É... dá pra ficar tranquilo por um lado ao saber ainda há pregadores que não estão envolvidos com esses palhaços vestidos de pastores, bispos e apóstolos que prestam um desserviço ao verdadeiro evangelho do nosso Senhor, mas não dá pra ficar tranquilo sabendo que ainda há muitas pessoas que correm atrás disso porque a palavra do evangelho tornou-se rara, está em extinção o alimento bíblico, como disse Amós: "Vem dias... fome... não... de pão... mas de ouvir as palavras do Senhor" (Am 8.11). O profeta disse que correrão de um mar até o outro e não acharão a palavra de Deus, é mole?

Pregue o evangelho sem florear nadinha e mesmo assim eles virão te ouvir.

Dia tēs písteōs.


Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Graça e Paz!

    Pastor, não é necessário dizer isso publicamente, mas faço questão de deixar registrado o quanto sou grato a Deus pela sua vida, pelo seu ministério. Amamos a Palavra de Deus, é ela que nos sustenta, nos alimenta e nos liberta de todo o engodo, de todo o lixo que alguns pobres pastores insistem em despejar sobre nossas mentes! Creio nesse mesmo evangelho que dispensa performances teatrais do seu interlocutor. Deus é soberano, Ele não precisa de artifícios, subterfúgios ou mágicas para disseminar a mensagem que restaura, que renova que sara e salva nossas almas, a mensagem da cruz, pela qual fomos lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro perfeito, viva Cristo! A ele toda honra e toda glória, Amém.

    ResponderExcluir
  2. Paz e graça.

    Obrigado pelo incentivo. Sabemos que esse não é o evangelho do ibope, mas é o de Jesus Cristo. E é muito válido pra mim saber que apesar disso, existem pessoas dispostas a seguir o evangelho do Cristo vivo e não o evangelho dos ímpios mortos.

    Deus abençoe sua vida ainda mais.

    Dia tes pisteos.

    Pr. Cleilson

    ResponderExcluir