Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os supervencedores e o milênio (Rm 8.37)

Mais que vencedores são vencedores em alguma batalha. É interessante notar que quase sempre esse versículo é desgarrado de seu contexto por muitos pregadores, o que faz com que ele pareça um texto que apoie a teologia da prosperidade e as pregações de autoestima que estão superlotando os púlpitos de várias igrejas cristãs.

Pra começar, no próprio versículo encontramos escrito que não somos vencedores por nós mesmos. Somos "por meio daquele que nos amou". Isso mostra que não há mérito nenhum para nós nessa "mais que vitória". O mérito é daquele que nos amou.

Outra lição do próprio versículo é que o verbo está no presente do indicativo ativo (somos). No grego temos um prefixo superlativo, como se fosse: "Mas em todas estas coisas supervencemos!" Isso quer dizer que não há derrota nesse tipo de batalha. Mas que batalha é essa?

Voltamos, então aos versículos anteriores. Os que forem contra nós (v. 31) nós os supervencemos; os que nos acusam (v. 33), nós os supervencemos; os que nos condenam (v. 34) nós os supervencemos; as tribulações, angústias, perseguições, fome, nudez, perigo, espada (v. 35), nós os supervencemos. Nestas coisas é que somos supervencedores. Os que retrocedem diante de qualquer desses aspectos da batalha, nunca foram vencedores!

Observe que no v. 36 diz que somos entregues à morte todo dia por amor de Cristo! Então somos supervencedores também se morrermos por causa dEle! A teologia da prosperidade enlouquece com esse texto quando ele é interpretado dentro do seu sentido normal! Fica totalmente fora dos intentos malignos desses tais pregadores! Não dá margem para querer preservar a vida acima do amor a Cristo, quando se ama a riqueza temporal e terreal.

Os supervencedores de Rm 8.37 são aqueles de Ap 20.4. Não se curvaram diante da besta nem a adoraram. Viveram e reinaram com Cristo durante os mil anos!

Dia tēs písteōs.


Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Perfeita interpretação, concordo plenamente.

    A paz do Senhor!

    Ir. Valdemar

    ResponderExcluir
  2. A paz, meu querido irmão. Que alegria tê-lo visitando este espaço. Volte sempre não somente aqui, sabe, né? Abraços em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. somos vencedores em cristo por mais que tudo diga ao contrario.obrigado sro porque o sro é bom grande é sua misericordia. uma otima semana a todos em cristo.

    ResponderExcluir