Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O privilégio de aprender e a responsabilidade de ensinar


Na "chácara dos padres", como chama o povo aqui, fizemos um retiro ontem. Nós e a Comunidade Cristã (parceiros, valeu!).



Entre momentos de comunhão, lazer e aprendizado, pra mim ficou marcado o momento da meditação e interpretação do texto de Marcos 4.21-25, a parábola da candeia.


"E disse-lhes: Vem, porventura, a candeia para se colocar debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador? Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada. Porque, ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado".

As 4 equipes que separamos fizeram sua interpretação desse texto e maravilhosamente chegaram a conclusões semelhantes acerca do seu significado. Pessoal bom de hermenêutica! Parabéns! Eu mesmo mandaria essa bola pro espaço, pois nunca soube o que de fato esse trecho queria dizer... lentes dos outros e comodismo meu...

Jesus havia contado uma parábola, a do semeador. Ao concluir a parábola, Seus discípulos Lhe perguntaram a sós o que ela significava (v. 10). Aqui é que entra o privilégio (v. 11). A eles foi dado o privilégio de conhecerem os mistérios do reino, por isso é que na parábola da candeia Jesus disse que a candeia não ficaria debaixo da cama, porque Ele revelaria para os discípulos o sentido de Sua palavra (v. 21). Nada haveria de ficar encoberto, ainda que para os de fora ficasse encoberto, todavia, para os discípulos tal seria revelado (v.22)!

No v. 23, Jesus repete a mesma frase que Ele havia dito no v. 9: "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". Agora entra a responsabilidade. Se os discípulos receberam de Jesus a revelação, eles se tornariam obrigados a compartilhar com os de fora. "Com a medida com que medirdes, vos medirão a vós", ou seja, eles deveriam falar de acordo com o que ouviram (v. 24). Essa responsabilidade é enorme, porque não se pode falar de si mesmo, mas somente daquilo que foi revelado.

No fim das contas, no dia do acerto de contas, ao que cumpriu com sua obrigação, lhe será dado o reino, mas ao que rejeitou a revelação, até o que ele aprendeu lhe será tirado (v. 25).

A igreja tem o privilégio de ter recebido a revelação da palavra através do ensino de Cristo e dos apóstolos, mas torna-se nossa obrigação levar essa revelação adiante, independente de quem vai ter ouvidos para ouvir ou não. Nossa tarefa é levar a palavra! No dia do juízo teremos a confiança de que cumprimos com nossa responsabilidade. Que Deus nos ajude!

Dia tēs písteōs.


Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário