quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0713 - LEPRA EMBRULHADA PARA PRESENTE!

 


Então, ele entrou e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: De onde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isso ocasião para tomares prata e para tomares vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas? Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve” (2Re 5.25-27).


A história de Geazi, discípulo de Eliseu, em relação a Naamã, é um dos relatos mais medonhos da Escritura. Geazi era aluno de Eliseu, assim como Eliseu era aluno de Elias. Os profetas não tinham muitos alunos, mas alguns ou um só em especial. Ao contrário de Eliseu, que pediu a Elias porção dobrada de seu espírito, para que fosse como que herdeiro de Elias e seus milagres, o que de fato recebeu, Geazi teve um fim desastroso e assombrador na história de sua vida.

Curado da lepra, Naamã trouxe presentes caríssimos para Eliseu, a fim de ser grato diante do profeta pela bênção recebida. No entanto, Eliseu rejeitou aqueles presentes, embora tenha despedido em paz o capitão sírio.

Todavia, os presentes rejeitados, provocaram a cobiça do discípulo de Eliseu, Geazi. Ele esperou que Naamã chegasse a certa distância e o seguiu, solicitando pelo menos um pouco daquele presente em nome de seu senhor, mentindo que havia chegado dois colegas dele à casa, precisando de um talento de prata (c. 30 kg) e duas peças de roupa. Obviamente, isso era bem menos do que o capitão havia oferecido ao profeta. Ele insistiu que levasse 60 kg de prata, além das roupas.

O grande problema é que Geazi não pensava que o coração de seu senhor o estava seguindo e, em revelação, viu tudo aquilo, todo aquele oportunismo cobiçoso. Ao voltar para Eliseu, Geazi não pôde esconder seu delito e sua sentença foi essa, ficar leproso e ainda passar a doença para suas gerações!

O grande problema da cobiça é que ela não nos avisa que não teremos somente as coisas boas que cobiçamos. Ela não diz que as pragas virão juntamente. Muitas vezes desejamos o bem, as virtudes e o desempenho de outras pessoas, mas não queremos suas mazelas, suas dificuldades e suas aflições.

Geazi perdeu uma grande oportunidade de ser o sucessor de Eliseu, assim como este o fora de Elias... Assim também, muitos crentes perderam a grande chance de serem herdeiros de homens de Deus por terem cobiçado muitos presentes, mas não contavam com a lepra embrulhada em seus pacotes!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário