terça-feira, 6 de janeiro de 2026

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0712 - BUSCANDO NOSSO LUGAR NO REINO

 


Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar” (Lc 14.8,9).


Quem não já passou por uma situação assim? Convidado para um casamento, buscou sentar-se à frente quando, na verdade, aqueles lugares estavam reservados para os padrinhos e testemunhas? O vexame vem na hora em que o coordenador do evento pede que busque outro lugar para se sentar.

Jesus havia sido convidado para comer pão na casa de algum fariseu importante (v. 1). Ali eles observavam Jesus. Queriam ver se Ele cometeria alguma falha. Havia entre eles um homem hidrópico, isto é, que sofria de acúmulo de líquido em seus tecidos ou cavidades corporais. Provavelmente não convidado por aquele fariseu, mas seguidor de Jesus, com esperança de ser curado. Isto porque, depois que Jesus o curou, o despediu dali (v. 4). Obviamente o enfermo não era bem-vindo para aquele fariseu de alta classe.

Agora, depois de curar aquele homem num sábado, é Jesus que passa a reparar os demais convidados daquele fariseu (v. 7). Eles não puderam responder a Jesus nem encontrar falha em Seu trabalho de cura naquele sábado. Mas Jesus viu que eles brigavam pelos primeiros lugares. Dessa forma, Jesus lhes conta essa parábola que lemos no início. A lição está no v. 11: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”. Esta parábola é, portanto, uma censura de Jesus para aqueles homens.

No reino de Deus também é assim. Pessoas buscam posições que não são suas, porque seus corações estão inflados de orgulho e buscam promoção pessoal à vista da congregação. Jesus ensina que a verdadeira honra é dada e não tomada. Você deve permanecer humilde e esperar que Deus o eleve. Isso é verdade não só para quem almeja o ministério, mas também para quem já está nele.

Há pastores que não se misturam com o rebanho; buscam, todavia, estar envolvidos com outros pastores e frequentar locais e congressos que lhes deem destaque aos olhos dos homens. O pior é quando a igreja alimenta isso. Já ouvimos de membros de igreja se orgulharem de seu pastor não ter tempo para eles, pois vivia viajando para palestras e congressos.

Estas coisas serão colocadas por Deus em seu devido lugar. Talvez aqui mesmo na terra, onde Deus pode humilhar alguém que Ele não chamou e tirá-lo mais para o fundo, isto é, para os bastidores da igreja. Talvez Deus possa deixar para o dia do tribunal de Cristo, onde receberemos ou deixaremos de receber nossos galardões. Talvez (e esse é o pior) Deus esteja reservando para humilhar tal pessoa no inferno, onde ela sofrerá punição eterna pelo mesmo pecado do diabo, que é o orgulho.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário