“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece
reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Pv 12.15).
Vivemos em dias em que nossa geração pensa saber de tudo! Com o avanço tecnológico e da informação, o pouco que as pessoas ouvem dizer, já lhes é o suficiente para pensar que sabem por completo. Em dias como estes, o que menos iremos presenciar, será uma pessoa admitir que seu caminho está errado.
Porém, a Bíblia chama tal atitude de insensatez! Somente ao tolo seu caminho lhe parece reto. Ele não tem um padrão, exceto sua própria mente, que possa lhe dizer se o que ele pensa está ou não errado; esta é a razão pela qual ele sempre vai pensar que está certo. Em outro lugar, o sábio disse: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (14.12). Mesmo o tolo caminhando para a morte, ele não inclinará seus ouvidos para o conselho.
Já o sábio, diz o texto, ele ouve conselhos. Também em outra parte, Salomão diz que “na multidão de conselheiros há segurança” (11.14). Quem diria... o sábio, que era para dar conselhos, ele se presta a ouvir conselhos! De fato, diz o rei de Israel: “Quem anda com os sábios será sábio” (13.20). Além de sábio, vemos aqui sua característica de humildade.
Na nossa vida cristã, nós também temos uma norma, que é a Palavra de Deus. Todo que se diz crente, mas pensa como quer, não pode realmente se dizer crente. O próprio Salomão disse: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (3.7). Perceba que “temer ao Senhor” contrasta com “não ser sábio a seus próprios olhos”. Todo aquele que tem seu próprio conceito sobre qualquer coisa que não seja proveniente da Bíblia, não teme ao Senhor!
O conselho do cristão está na Palavra de Deus, não apenas na leitura particular, mas especialmente na orientação pastoral genuína, para não haver riscos de má interpretação e, consequentemente, mau entendimento da Escritura. Criar o próprio conceito, ou fazer mau juízo do que diz a Palavra e nisso confiar, também é ser insensato e pior que o incrédulo, pois este já está realmente afastado da vontade de Deus, enquanto o crente que se engana, pensa que está dentro da vontade de Deus, quando, na verdade, caminha para a perdição.
Não deixe que a neblina deste mundo soberbo enevoe seus
olhos espirituais. Guie seus pensamentos pela Escritura e jamais será um tolo
que acha que está certo.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson

Nenhum comentário:
Postar um comentário