Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PÉROLAS AOS PORCOS E PORCOS NAS PÉROLAS


No Sermão do Monte, Jesus disse que não podemos dar o que é santo aos cães e nem devemos lançar pérolas aos porcos (Mt 7.6). O que Ele quis dizer com isso?

A ideia é que Jesus usou um exemplo comum da época para tirar uma lição para Seus ouvintes. Com “o que é santo”, Ele Se referia à carne que era oferecida em sacrifício, separada para oferta a Deus e depois lançada aos cães. Seria sacrilégio fazer isso.

Os porcos comiam ervilhas e alfarrobas na região do Mediterrâneo (Lc 15.16), vagens adocicadas, cujas sementes se pareciam com pérolas (apenas um pouco mais escuras). Lançando pérolas aos porcos, eles obviamente as atacariam supondo que fossem tais vagens, porém, vendo que delas não obteriam nenhum sabor, nutriente, ou sequer seriam digeríveis, apenas as pisoteariam.

Jesus quis dizer que o valor do Evangelho é muito nobre para ser lançado aos zombadores, os que viram as costas para Deus. Isso é lançar pérolas aos porcos.

Mas nós também incorremos em alguns erros: ou não pregamos o Evangelho, supondo que alguns não vão se interessar, ou às vezes pervertemos o sentido do Evangelho para que eles aceitem. O primeiro erro é preguiça e o segundo é desonestidade.

Claro, não devemos insistir com os que gracejam e rejeitam o Evangelho, mas devemos saber antes que tipo de Evangelho estamos realmente pregando. Um evangelho ludibriante, enganador, com promessas trapaceiras, não pode ser algo santo. Isso são porcos nas pérolas do Evangelho.

Devemos pregar o Evangelho a todos e ainda que não devamos insistir com os que desprezam e desdenham, mesmo assim devemos orar por eles e ajudá-los no que eles precisarem. Por outro lado, não somos autorizados a pregar um evangelho barato apenas para ganhar seguidores, pois isso é porcaria e sabotagem.

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: