Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O CRENTE E SEUS INIMIGOS – PARTE 4


O inimigo interno é o mais difícil de ser combatido, uma vez que ele divide o mesmo espaço que a nova criatura. Este inimigo, a carne, representa a nós mesmos, mostra quem somos naturalmente, sem o poder transformador do Espírito. Vejamos como a Bíblia nos ensina a combatê-la de maneira que sejamos vencedores, digamos, sobre nós mesmos.

Paulo reconheceu a dificuldade de se pelejar contra este inimigo. Em Romanos 7 ele faz uma exposição praticamente confessional acerca deste contraste que existe dentro de cada cristão, ainda que de fato convertido. Todos nós então clamamos com Paulo: “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (v. 24). Ele fala dessa luta também em Gálatas 5.16,17: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis”. Então a maneira de vencer a carne é andando no Espírito.

Mas aí vem a pergunta: o que é andar no Espírito? De maneira simples, andar no Espírito é ser guiado por Ele. Foi o que Jesus disse a Nicodemos naquela noite: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (Jo 3.8). É bom não confundir o vento do Espírito com “vento de doutrina”, por onde muitos andam arrastados de lá para cá, daqui pra lá e justificam dizendo que foi o Espírito que mandou (Ef 4.14). Andar no Espírito, ou ser guiado por Ele é nada mais do que andar orientado pela Palavra de Deus. Jesus disse que quando o Espírito viesse nos guiaria em toda a verdade (Jo 16.13) e, como sabemos, a verdade é a Palavra (Jo 17.17).

A diferença entre o crente e o ímpio é que o crente recebeu o Espírito Santo a fim de receber força especial para vencer o pecado que nele habita, enquanto o ímpio não pode receber este Espírito (Jo 14.17). Por isso, somente quem nasceu de novo é que consegue vencer o pecado. Paulo diz que quem anda no Espírito tem uma nova inclinação. Antes ele se inclinava para as coisas da carne (pecado); agora, pelo Espírito, ele se inclina para as coisas do Espírito (Rm 8.5). Portanto, pelo Espírito, o crente recebe poder para vencer a carne, seu inimigo interno.

Se alguém perguntar: “como posso saber que estou andando no Espírito?”, a resposta está em Gálatas 5.22,23, onde mostra o fruto de quem anda no Espírito. Pergunte a si mesmo se no seu dia a dia este fruto se manifesta em você e tenha certeza de que anda no Espírito, vencendo seu inimigo interior, a carne.

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Convivo com essa luta diariamente.Infelizmente deixou a carne falar mais alto em algumas situações.Em contra-partida, o Espirito Santo me ajuda em minhas fraquezas levando-me ao arrependimento e me mostrando o caminho certo no qual devo seguiur.Orem por mim meus irmãos.Quero agradar meu Senhor em todas as coisas.

    ResponderExcluir
  2. Ramsés disse...
    O mundo no qual estamos inseridos tenta, a cada minuto, nos afastar da comunhão com Deus. Mas temos que ter a consciência de que, como disse o apóstolo Paulo, "...não somos deste mundo." e pedir ao Espírito Santo que lembre constantemente de quem somos. Filhos da Luz!!

    ResponderExcluir