Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O CRENTE E SEUS INIMIGOS – PARTE 3


E como vencer o diabo? Alguém dirá que o diabo já é derrotado. Estamos certos disso, não só o diabo como o mundo também, pois Jesus disse que venceu o mundo (Jo 16.33), mas nem por isso cruzamos os braços. Paulo diz que não temos de lutar contra carne e sangue (aqui no sentido de humanidade), mas temos de lutar contra os principados, potestades, poderes deste mundo tenebroso, forças espirituais do mal (Ef 6.12 – observe que o mundo anda de braços dados com o diabo). Em Efésios 6, o apóstolo Paulo nos mostra a realidade dessa guerra. Ele diz que para vencermos o inimigo espiritual precisamos nos revestir “de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11). Então ele cita quais são essas armaduras: cinturão da verdade, couraça da justiça (v. 14), sandálias da preparação do evangelho (v. 15), o escudo da fé (v. 16 – observe a fé em ação novamente), o capacete da salvação e a espada da Palavra (v. 17). Ainda nos diz que a oração deve ser “em todo tempo” e a vigilância deve ser perseverante (v. 18).

Já Tiago nos adverte a sujeitar-nos a Deus e resistirmos ao diabo para que ele fuja de nós (Tg 4.7). E Pedro completa a ideia, mostrando que para vencer o diabo é preciso vigilância e sobriedade. Essa resistência da qual Tiago fala, Pedro diz que deve ser feita na fé (1Pe 5.8,9). Se o inimigo externo e passivo (mundo) é vencido pela fé, não é diferente com o inimigo externo e ativo (diabo). É somente pela fé que nossos olhos, já voltados para cima, não serão seduzidos pelo diabo a amar as coisas deste mundo. É somente pela fé, o escudo que o apóstolo Paulo falou, é que poderemos neutralizar as setas inflamadas do maligno e assim proteger o nosso coração.

A morte de Cristo é relatada no Apocalipse como vitória decisiva sobre o diabo: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro...” (Ap 12.11). De fato é assim, pois Paulo nos diz em Colossenses 2.15 que na cruz, Jesus despojou os principados e potestades e os expôs publicamente ao desprezo. E o autor aos Hebreus diz que Jesus “pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2.14). É por causa da vitória de Jesus sobre o diabo que Seus seguidores recebem poder para expulsar demônios (Lc 10.17). O próprio Jesus explicou o porquê de uma voz que veio do céu para Ele: na Sua morte, o Pai O glorificaria, o mundo seria julgado e o príncipe deste mundo expulso (Jo 12.31). É muito relevante o sangue de Jesus na batalha contra o diabo. Sendo ele nosso acusador, sua tarefa fica anulada, uma vez que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

Todavia, o maior exemplo prático de vitória sobre o diabo, que pode ser aplicado ao nosso cotidiano, foi do nosso Mestre, quando o derrotou indiscutivelmente no deserto da tentação. E a única arma que Ele usou foi a Palavra de Deus, a espada que Paulo fala em Efésios 6.17. Assim também é conosco: se soubermos usar a Palavra de Deus ao conhecê-la e a ela nos submetermos, sem dúvida também seremos vencedores sobre o arqui-inimigo de Deus!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. PArabéns pelo estudos nos temos que revestir de todas as armadura de deus para nos vencer da cilada do diabo porque neste ultimo dia diabo esta muito furioso poriso nos temos que esta em vigilante sempre em oraçaõ para naõ cair nas cilada do diabo porque cristo venceu o diabo la na cruz.nos temos que que revestir do poder deus para nos vencer o diabo porque jesus venceu nossa luta e contra o principado deste mundo e contra a carne diabo esse e a luta do crente hoje esta fazio cair nas artimaia do diabo e so nos deixar as pequena brechas para ele envadir nossas vida nos temos que buscar a deus com muitas força e sabedoria para vencer o diabo porque o diabo vei para matar e destruir mais deus vei para nos salvar

    ResponderExcluir
  2. Às vezes eu sinto uma pressão tão forte desses inimigos que vem sobre mim, é como se eles quisessem a qualquer custo me destruir, nós cristãos nunca podemos parar, sempre na posição de combate, a guerra é travada.Não sei se outros irmãos também têm sentido essas investidas terríveis de satanás, mas,gracas a Deus que Ele nos deu armas a altura para vencer.

    ResponderExcluir
  3. Não tenha a menor dúvida, irmã Clair. Como diz o versículo que citei no texto: "Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo" (1Pe 5.9). Essa é uma batalha da qual toda igreja no mundo inteiro deve se conscientizar e se unir contra os nossos adversários!

    ResponderExcluir