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quinta-feira, 5 de maio de 2011

FILHOS DE DEUS E FILHAS DOS HOMENS (GN 6.2)


Dentre as variadas suposições que existem para entender o texto de Gênesis 6.2, a opinião mais frequentemente aceita entre os cristãos é a terceira, dentre as três principais abaixo:

1) Anjos caídos que se relacionaram com as mulheres;
2) Homens de grande importância política e religiosa, chamados filhos dos deuses, ou sacerdotes pagãos, ou até descendentes de Lameque que tomaram mulheres em seu harém;
3) Descendentes de Sete, que se relacionaram com as filhas de Caim.

Entretanto, a opinião judaica, aceita desde séculos antes de Cristo tem sido a primeira e a mais chocante! Afirma-se que se trata de anjos realmente. Contra a opinião cristã (que diz ser os descendentes de Sete), o primeiro ponto cita a seguinte fraqueza: Deus não puniria o mundo com um dilúvio universal só porque descendentes humanos se casaram com mulheres, isso é muito natural, apesar de se chamar os descendentes de Sete de justos, entretanto, tal não se pode afirmar, pois a Bíblia diz que toda a carne se corrompeu (isto inclui, claro os descendentes de Sete). No versículo 1 também diz que os homens começaram a se multiplicar sobre a terra e ter filhas. Nada afirma que cainitas se reproduzissem separadamente dos setitas. O argumento é que o filho de Sete chamado Enos deu incício à invocação do nome do Senhor (YHWH). Entretanto, alguns eruditos nos dão uma tradução mais literal e exata para este verso: "Então os homens começaram a chamar a sí próprios pelo nome de YHVH." Outros estudiosos traduzem a declaração desta maneira: "Então os homens começaram a chamar seus deuses (ídolos) pelo nome de YHVH." Se nenhuma destas é a tradução correta, então a evidência para a denominada linhagem piedosa de Sete é inexistente. A verdade é que Enos e sua linhagem, com poucas exceções conhecidas, eram tão impiedosos quanto as outras linhagens. O registro divino não poderia ser mais claro: "toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra." (Gênesis 6:12b). Temos também que em todo o AT o termo "filhos de Deus" refere-se sempre a anjos, como se vê em Jó 1.6; 2.1; 38.7. No AT os anjos são filhos de Deus e os homens servos. No NT isto inverte, como bem observou Lewis Sperry Chaffer.

Já em Gênesis 6.9 diz que Noé foi "perfeito em suas gerações." Será que isto significa perfeição moral e espiritual? Dificilmente. Gênesis 9.20-23 contesta tal perfeição. O que, então, a Bíblia quer dizer quando o chama de "perfeito?" A palavra hebraica para perfeição nesse caso é "tamiym" e vem da raiz "taman". Isto significa "sem mácula", como em Êxodo 12.5; 29.1 e Levítico 1.3. Da mesma maneira que o cordeiro expiatório não poderia ter qualquer mancha física, assim era a perfeição de Noé. Em seu significado fundamental, "perfeição" não se refere à qualquer atributo moral ou espiritual, mas à pureza física. Noé não havia sido contaminado pelos invasores estrangeiros. Ele havia preservado sua genealogia e a preservou pura, apesar da corrupção que prevalecia, provocada pelos anjos caídos. (Companion Bible [Oxford University Press]. Appendix 26.) e novamente: A linhagem sanguínea de Noé havia permanecido livre de contaminação genética. (The Gospel Truth Magazine, Vol. 18, (June 1978), No. 7).

Até o século V não se ouve falar em outra interpretação desse texto a não ser atribuindo o sentido a anjos. Nas palavras dos Pais antenicenos, os anjos caíram "em amor impuro de virgens e foram subjugados pela carne... desses amantes de virgens, portanto, foram gerados aqueles que são chamados gigantes." E novamente, "...os anjos transgrediram e foram seduzidos pelo amor de mulheres e geraram filhos." (The Ante-Nicene Fathers, Vol. 8, pp. 85 and 273).

"O desejo dos demônios por um corpo, evidente nos Evangelhos, oferece pelo menos algum paralelo a esta fome por experiência sexual." Derek Kidner. Parece que Judas faz alusão a este caso, citando-o como crença comum de que os anjos de fato foram os protagonistas do texto de Gênesis. Ele cita bastante o livro apócrifo de Enoque. Veja o que está escrito no livro de Enoque capítulo 7:

1E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas.
2E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.
(3) No texto aramaico lê-se "Sentinelas" (J.T. Milik, Aramaic Fragments of Qumran Cave 4 [Oxford: Clarendon Press, 1976], p. 167).
3Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu temo que talvez possais indispor-vos na realização deste empreendimento;
4E que só eu sofrerei por tão grave crime.
5Mas eles responderam-lhe e disseram: Nós todos juramos;
6 (e amarraram-se por mútuos juramentos), que nós não mudaremos nossa intenção mas executamos nosso empreendimento projetado.
7Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram (ou uniram) por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, (4) o qual é o topo do monte Armon. (4) de Ardis. Ou, "nos dias de Jared" (R.H. Charles, ed. and trans., The Book of Enoch [Oxford: Clarendon Press, 1893], p. 63).
8Aquele monte portanto foi chamado Armon, porque eles tinham jurado sobre ele, (5) e amarraram-se por mútuo juramento. (5) Mt. Armon, ou Monte Hermon deriva seu nome do hebreu herem, uma maldição
(Charles, p. 63).
9Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles. (6) O texto aramaico preserva uma lista anterior dos nomes destes Guardiães ou Sentinelas: Semihazah; Artqoph; Ramtel; Kokabel; Ramel; Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel; Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel (Milik, p. 151).
10Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos, e a divisão de raízes e árvores.
11E as mulheres conceberam e geraram gigantes, (7). O texto grego varia consideravelmente do etíope aqui. Um manuscrito grego acrescenta a esta secção, "E elas [as mulheres] geraram a eles [as Sentinelas] três raças: os grandes gigantes. Os gigantes trouxeram [alguns dizem “mataram"] os Naphelim, e os Naphelim
trouxeram [ou "mataram"] os Elioud. E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo com a sua grandeza." Veja o registro no Livro dos Jubileus.
12Cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
13Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
14E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois
do outro, (8) e para beber seu sangue. (8) Sua carne, um depois do outro. Ou, "de uma outra carne". R.H. Charles nota que esta frase pode referir-se à destruição de uma classe de gigantes por outra. (Charles, p. 65).
15Então a terra reprovou os injustos.

Cristãos argumentam que anjos não têm sexo, mas a concepção judaica rebate dizendo que Cristo não disse que anjos não têm sexo, apenas que não se casam, nem se dão em casamento (o que não significa que não podem fazê-lo, em desobediência, claro).

Ao não aceitarem o conceito judaico, os cristãos referem-se à vingança de Deus só contra os homens e não contra anjos em Gênesis 6. Porém a resposta é que Judas mostra a vingança que Deus executou contra tais anjos "que não guardaram seu estado original", dando a eles a sentença de "guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia" (Jd 6). E ainda no v. 7, Judas mostra a razão pela qual isso aconteceu: "como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles [subentende-se os anjos do v. 6], seguindo após outra carne..." Esse seguir após outra carne, no grego é heteros, que significa outro de outra espécie, e não allos, que é outro da mesma espécie. Portanto, tem-se que os anjos realmente seguiram outra carne, ou outra espécie.

A mistura destas duas categorias de seres, foi contrária ao que Deus havia pretendido e sumariamente conduziu ao maior ato de julgamento de Deus, nunca antes decretado sobre a raça humana, o dilúvio!

Sobre essa mistura de seres, o judaísmo entende que aí está a origem dos gigantes. O texto de Gênesis 6.4 diz: "Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade". Os nefilins têm sido traduzido por "gigantes" em nossas versões. Vem do verbo hebraico naphal, que quer dizer "cair". Gigantes veio do grego (LXX) gegenes, que quer dizer "nascido da terra", o que nada tem a ver com estatura. Se naphal se refere a caídos, então pressupõe-se a queda de tais anjos que se apaixonaram pelas humanas. Muitos teólogos entendem "caídos", mas de uma certa religião para o paganismo, ou da crença para a descrença.

O mais pasmático é que a opinião judaica entende a partir daí aquele versículo controverso de Paulo em 1Co 11.10: "Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos". Afirmam que Paulo já conhecia a interpretação judaica sobre Gênesis 6 e então escreveu este versículo para propor modéstia entre as mulheres na igreja, a fim de não provocar os anjos que estavam no culto, uma vez que isso poderia tentá-los. Paulo acreditava que uma mulher descoberta era uma tentação até mesmo para os anjos. William Barclay menciona uma velha tradição rabínica que alega que foi a beleza dos cabelos longos das mulheres que atraiu e tentou os anjos em Gênesis...

Tais anjos caídos que praticaram esse ato horrível contra a criatura de Deus ficaram confinados no tartaro, como diz Pedro na sua 2ª carta. E isso, de acordo com esta interpretação, para que a raça humana ficasse livre em sua pureza, a partir de Noé, antes que tais demônios pudessem corromper toda a raça, o que, segundo a visão judaica, impediria o nascimento de Cristo, pois até lá, toda raça humana já teria sido contaminada pelos nefilins... Por isso a preservação de Noé (que era puro).

Fica porém uma pergunta: se foram destruídos no dilúvio, como se explica a existência deles nos dias da terra prometida? Pois os filhos de Israel encontraram em Canaã gigantes também (Nm 13.28,33). Ou o dilúvio não foi universal e alguns nefilins sobreviveram, ou então houve uma segunda queda de anjos...

Há muita coisa para se estudar...

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

12 comentários:

  1. Meu Deus agora fiquei todo embananado! Mas sei que O Pastor vai se aprofundar mais e vai trazer mais luz sobre o assunto.

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  2. Essa é só mais uma das muitas questões polêmicas e muito debatidas nas sagradas escrituras.Se há tanta controvérsia entre vários eruditos, entendo que devemos estudar todas as posições e aceitarmos a que mais nos parecer coerênte com a bíblia, respeitando sempre as outras posições.

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  3. ABSURDA esta interpretação!
    Anjos são seres assexuados, como teriam atração sexual?
    O sexo tem princípios de prazer e reprodução da espécie. Anjos não nascem e nem são criados mais. Da mesma forma não possuem atração sexual alguma!

    A passagem de Gênesis é clara o dilúvio veio por causa da violência generalizada no mundo antigo. (Gênesis 6.3-5)

    Quando as 2 linhagens "Filhos de Deus" e "Filhos dos Homens" se misturaram, lógico que geneticamente produziriam gigantes, visto que é um caso de homólogos e homozigoze.
    Os demônios aprisionados no Rio Eufrates (Judas 1.6) são uma classe de anjos caídos que teriam o poder/influência que com certeza alteraria o curso do mundo muito maior do que já está.
    Tanto os anjos do céu como os anjos caídos(demônios) são subordinados a Deus. Mesmo agindo de forma maligna, ainda sim eles possuem limites pre-estabelecidos por Deus (Jó 2.6)

    Não há dúvida nenhuma - OS FILHOS DE DEUS eram os descendentes de Set e seus irmãos e irmãs que seguiram os preceitos de Adão e Eva.
    OS FILHOS DOS HOMENS eram a linhagem cainita que seguiram os preceitos egoístas. A mistura dessas duas linhagens foi o julgo desigual, resultando na contaminação dos maus costumes cainitas para os Filhos de Deus.

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  4. É verdade, anônimo. A posição cristã é a mais divulgada, por isso coloquei aqui a posição judaica.

    Abraços, obrigado por visitar este blog.

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  5. Pr Cleison A paz
    ... Poderia então nos da uma posição cristã dentro da bilbia que rufute de fato toda essa heresia citada pela posição judaica?

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  6. Pergunta ao anonimo de quinta -feira 10 de janeiro: Se os Filhos de Deus são os descendentes de Sete, por quê Deus destruiu-os no diluvio também?!...todos eles teriam se casado com as filhas dos homens descendentes de Caim e somete Noé e seus filhos não?!...Por que não encontramos nas escrituras nenhum texto que, em seu contexto, use a expressão "filhos de Deus" para indicar os filhos de Sete, mas encontramos varias que mostram clara a indicação referindo-se a anjos?!...

    Não tenho aqui a intenção de afrontar suas crenças, porem questiono o que para mim não pareceu esclarecedor em sua tese. O que me parece é que por não ser um assunto que faça diferença para a salvação de almas você prefere crer no que tem aprendido até hoje, do que diligentemente examinar as escrituras para uma maior compreensão.

    Veja, o principal suporte para esta interpretação é o contexto dos capítulos 4 e 5. O capítulo quatro descreve a ímpia geração de Caim, enquanto que o capítulo cinco nos mostra a piedosa linhagem de Sete. Em Israel, a separação era uma parte essencial da responsabilidade religiosa daqueles que verdadeiramente adoravam a Deus. O que teve lugar no capítulo seis foi uma transgressão dessa separação que ameaçou a descendência piedosa através da qual nasceria o Messias. Essa transgressão foi a causa do dilúvio que viria a seguir. Ele destruiu o mundo impiedoso e preservou o justo Noé e sua família, através dos quais a promessa de Gênesis 3:15 seria cumprida.

    Embora esta interpretação tenha as características recomendáveis à explicação da passagem sem criar qualquer problema doutrinário ou teológico, o que ela oferece em termos de ortodoxia, o faz às custas de uma prática exegética aceitável.

    Primeiro e mais importante, esta interpretação não fornece definições que surjam da passagem ou mesmo que se adaptem bem ao texto. Em lugar algum os descendentes de Sete são chamados de “filhos de Deus”.

    O contraste entre a piedosa linhagem de Sete e a ímpia linhagem de Caim pode estar sendo superenfatizado. Não tenho absoluta certeza de que a linhagem de Sete, como um todo, fosse piedosa. Enquanto todos os des-cendentes da linhagem de Caim parecem ser ímpios, apenas um punhado de Setitas são chamados de piedosos. O que Moisés indica no capítulo cinco é que Deus preservou um remanescente justo através do qual Suas promessas a Adão e Eva seriam cumpridas. Têm-se a distinta impressão de que poucos foram piedosos nestes dias (cf. 6:5-7, 12). Parece que apenas Noé e sua família poderiam ser chamados justos na época do dilúvio. Teria Deus falhado em livrar qualquer outro que fosse justo?

    Além disso, “as filhas dos homens” dificilmente poderiam ser restritas apenas às filhas dos Cainitas. No verso um Moisés escreveu “Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas” (Gn. 6:1).

    É difícil concluir que estes “homens” não sejam os homens em geral ou a raça humana. Segue-se que a referência às suas “filhas” seria igualmente geral. Concluir que as “filhas dos homens” no verso dois é algo dife-rente, um grupo mais restrito, é ignorar o contexto da passagem.

    Por estas e outras razões, devo concluir que esta opinião é exegeticamente inaceitável. Ainda que vá de encontro ao exame da ortodoxia, falha em submeter-se às leis da interpretação.

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  7. Quero começar fazendo-lhes uma pergunta.
    Se hoje eu sou um iniciante jogador de futebol, e tenho um determinado talento para para ser um jogador, e alguém dá uma opinião que eu serei um grande jogador de futebol na história do meu país. Qual então seria o parâmetro utilizado para tal opinião?
    Resposta. Seria lógico que essa pessoa já tivesse visto eu jogar, correto?

    Então vejo muita especulação e dificuldade de entender as coisas de Deus, pois estamos afastando-nos da simplicidade da palavra de Deus, quando o Senhor fez o paraíso, criou as estrelas, os animais, a noite o dia... já conhecemos a história, o Senhor também criou o homem e posterior a mulher, e deu uma ordem a toda sua criação, tanto animais como o homem "crescei e multiplicai-vos", essa era a ordem de Deus. Então o pecado não estava em gerar filhos e filhas e sim somente em um mandamento "não comereis do fruto da árvore... como também conhecemos". Após a desobediência de Eva e Adão com relação ao mandamento de Deus, o Soberano fez uma pequena reunião para colocar as coisas em ordem, chamou todos os envolvidos no problema e lançou palavras de punição para cada um, então vejamos:

    A serpente "Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
    Gênesis 3:14
    E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
    Gênesis 3:15"

    A Mulher "E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará."

    Ao Homem "E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
    18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
    19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás"

    Agora quero me ater somente no que esta sendo proposto. "mulher recebeu uma punição e que após aquela desobediência as dores de parto seria multiplicada, em outras versões aumentadas, este é o "parâmetro", embora na bíblia não relata de forma direta que Adão e Eva tiveram filhos no paraíso, a lógica me leva a crer nisto, pois se Deus diz que aumentaria suas dores de parto, certamente ela já tinha provado pelo menos de algumas contrações desagradáveis, e o mesmo Deus ordenou que eles povoassem o paraíso, tenho que crê o que esta diante do meu entendimento os filhos de Deus, foram os filhos que Adão e Eva tiveram antes de ter desobedecidos a Ele. Então não preciso ficar procurando os sexos dos anjos.

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  8. Irmã(o), não entramos nesses detalhes. Apenas mostramos que há outro ponto de vista sobre o assunto.

    Porém, quanto ao que você disse, não procede e contradiz a lógica da Bíblia. Eva não teve filhos antes do pecado, pois se tivesse, como disse você, não tem pecado algum nisso, portanto, esses filhos não teriam pecado. Porém isso contradiz Rm 3.23 que diz que "todos" pecaram. Se eles tivessem filhos no paraíso, então tais filhos não seriam pecadores, o que contradiz a Palavra de Deus.

    Quando Deus disse multiplicarei a tua dor, Ele estava simplesmente dizendo que aumentaria a dor que Eva sentiria normalmente ao ter seus filhos. Não quer dizer que ela já tivesse a experiência.

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  9. Diz um ditado que se 04 juízes INTELIGENTES entrarem em uma sala para analisar um processo o resultado será de 12 conclusões, cada juiz terá 03 conclusões diferentes.
    Os pseudos sábios realmente são frutos de grande polêmicas.

    1 - primeiro, acreditam que a bíblia é a palavra de Deus .
    2 - segundo, por acreditarem que a bíblia e a palavra de Deus, acreditam piamente que o gênesis foi escrito exatamente no mesmo momento quando o mundo foi feito e quando o primeiro homem e a primeira mulher foram criados, pois se assim fosse, o escritor do gênesis foi gerado antes da criação do mundo, pois como poderia ele escrever sobre a origem do mundo se não tivesse sido gerado antes da criação do mundo?

    Olhem ao redor de vocês, observem a natureza e encontrarão todas as respostas.

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  10. Não precisamos sair dos limites desse capítulo 4 do Gênesis para ver que Adão e Eva não iniciaram a raça humana,mas apenas a sua propria descendência, num mundo já povoado há muito tempo.Adão não foi o primeiro homem, mas apenas o primeiro hebreu. Com quem se casou Caim, ao retirar-se para a terra de Node? Se Adão e Eva eram as primeiras criaturas humanas? Se Caim era a terceira? Não haveria mais gente em toda a terra? Claro que havia ... a mulher de Caim era de outra raça, do povo que habitava a terra de Node. Caim construiu uma cidade e deu a ela o nome de seu filho, e quem ia habitar esta cidade? Claro que era o povo de Node?????Precisamos interpretar o texto...desvendar-lhe o sentido... Essa nova raça adâmica originada de Adão e Eva seriam os FILHOS DE DEUS que se casariam com as FILHAS DOS HOMENS que já habitavam a terra....

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  11. Exelente estudo, todos vocês são pessoas sabias. Busquem a resposta com o Espirito Santo, pois só ele pode nos desvendar isso.
    Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês.

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