Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 28 de maio de 2011

SALVOS "RASPANDO A TRAVE" OU SALVOS "GOL LIVRE"?


Dentre os lances de futsal que brincamos toda sexta à noite, um dos que mais me deixam apreensivo é o lance do pênalti. Nessa hora, parece que o goleiro cresce e a trave diminui... Fico pensando como poderia usar de alguma estratégia para fazer o gol, já que a bola está parada, de frente para o goleiro, apenas eu, ele e a trave. Já fiz alguns gols de pênalti (maioria das vezes), mas já errei alguns também (minoria, acreditem).

O apóstolo Paulo e o apóstolo Pedro falam da mesma salvação, porém com diferença na largueza ou aperto pelo qual o indivíduo será salvo. O texto de Paulo está em 1Co 3.12-15 e o de Pedro está em 2Pe 1.5-11. Paulo fala do salvo que passou "raspando a trave" e Pedro fala do salvo que entrou "no meio do gol livre, sem goleiro".

Paulo se refere à obra do salvo. Se ela for de madeira, feno ou palha, será extinguida pelo fogo do Dia do Juízo, mas, diz Paulo, "esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo". Esse é o crente salvo que passou "raspando a trave". Claro, Paulo está falando de galardões (v. 14). Os crentes salvos "de raspão" serão salvos, mas seu galardão "sofrerá dano" (v. 15).

Mas os crentes cujas obras foram obras dignas de serem preservadas, ainda que passadas pelo fogo, são os crentes a quem Pedro se refere, os que entrarão no céu como um gol feito sem goleiro, com bola no meio do gol, com folga. Ele diz no v. 11 de sua 2ª carta no cap. 1 que "desta maneira vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno...", ou seja, o crente frutífero será salvo com folga!

Creio plenamente que a salvação está garantida para todos a quem Deus previamente conheceu e predestinou, de acordo com Romanos 8.29,30. Creio também, por outras inúmeras passagens que os tais chamados por Deus jamais perderão a sua salvação, pois Deus não muda (Tg 1.17,18). Todavia creio também que viver uma vida cristã aqui na terra que seja conforme o padrão do NT, dos preceitos de Cristo e dos apóstolos de nosso Senhor, vale muito mais a pena, uma vez que, além de vivermos a vida abundante que Jesus prometeu às Suas ovelhas, ainda entraremos no reino de forma "ampla"! Digamos que seria a certeza da certeza!

Estou olhando para mim a cada dia e verificando se minhas obras são dignas de galardão (que, diga-se de passagem, não é o mesmo que salvação), para que eu entre no reino não "raspando a trave", mas com "folga, sem goleiro", uma salvação ampla e certa, assim como ela já é mesmo pela promessa do Salvador!

E você, como está se preparando para cobrar esse pênalti?

Dia tēs písteōs

Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. Muitas vezes também me pego pensando se minhas obras são de pedras preciosas ou se são de palha, feno e madeira.Me esforço para que elas sejam aprovadas quando forem passar pelo teste do fogo.Meu desejo é entrar no céu e ser recompensado de forma gloriosa por meu Rei.Que Deus nos ajude a atingir tal meta.Isso só será possível se fizermos a obra de Deus com muito amor e dedicação, procurando sempre agradar a Ele em tudo o que fizermos.

    ResponderExcluir