Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O CRENTE E SEUS INIMIGOS - PARTE 1


Paulo, escrevendo aos efésios mostra que o crente tem basicamente três inimigos: o mundo, o diabo e a carne: “Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.2,3).

Grifei as palavras que representam nossos principais inimigos: o mundo, o príncipe da potestade do ar e a carne. Vejamos as características de cada um destes adversários que precisam ser prontamente identificados e combatidos.

O mundo é um inimigo externo e passivo, pois está fora de nós e não nos influencia. O mundo aqui não se refere à criação natural de Deus, nem tampouco aos seres humanos que habitam na terra, mas ao sistema pecaminoso que rege a forma de se viver. O mundo é inimigo porque está sempre em oposição a Deus e Sua Palavra; o mundo é externo porque está fora de nós; o mundo é passivo porque não nos obriga a viver segundo sua iniquidade, como diz o ditado: “Ninguém leva ninguém pro mau caminho”. O mundo é como a moda, sempre muda. Já vivemos vários períodos chamados eras ou idades, e hoje estamos vivendo a era pós-moderna, onde os valores perderam seu padrão e a verdade tornou-se uma crença subjetiva. No texto, Paulo diz que o mundo segue seu curso, agora vai junto quem quiser.

O príncipe da potestade do ar é claramente uma referência a Satanás, o diabo. Ele é um inimigo externo como o mundo, pois não pode possuir uma nova criatura, um convertido em Cristo (1Jo 5.18), porém ele não é passivo como o mundo, ele influencia a nossa cobiça pelo sistema pecaminoso que é o mundo. Paulo diz que ele “atua”, então ele não é passivo. Ele tem o papel de tornar o mundo atraente aos nossos olhos. É o que chamamos de tentação. Ele é chamado na Bíblia de “o tentador” (Mt 4.3). Paulo, no texto, coloca o diabo entre o mundo e a carne, mostrando que seu desempenho é fazer uma ligação entre a carne e o mundo, entre o que desejamos e o objeto de nosso desejo, por isso a tentação.

A carne, ao contrário do mundo e do diabo, é um inimigo interno, mas claramente ativo como o diabo. Este inimigo age de dentro para fora. A carne aqui deve ser vista não como nosso corpo físico, mas como a natureza caída que herdamos de Adão, que mesmo depois da nossa conversão continua batalhando dentro de nós, por isso a luta da carne contra o espírito (Gl 5.17). Paulo diz no texto que a nossa carne tem inclinações e vontade. Ou seja, são as cobiças que existem dentro de nós e elas nos influenciam a desejar o que há no mundo. Com a mãozinha que o diabo dá então, esse desejo fica muito mais intenso.

Continua...

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESTUDO BÍBLICO DA SÉRIE - PECADOS NA BÍBLIA

Clique abaixo para fazer download do seu estudo bíblico em slides (power point). Estudos em série: os pecados na Bíblia. Este trata do pecado do orgulho.

http://www.mediafire.com/?r6eaids5qcdiwy8

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 2.20-23

Sermão Expositivo em Tiago 2.20-23 pregado pelo Pr. Cleilson na IMVC - Vilhena/RO domingo à noite, 23.10.11.

Neste sermão está explicado por que Paulo e Tiago não se contradizem quando um afirma que Abraão foi justificado pela fé e o outro pelas obras.

Clique abaixo para fazer o seu download.

http://www.mediafire.com/?35j02h0ia3drat3

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

domingo, 23 de outubro de 2011

PREGAÇÃO DE UMA CRIANÇA DE 10 ANOS DA NOSSA IGREJA - MELQUE

Pregação no culto dos juniores e adolescentes na Igreja Missionária Volta de Cristo em Vilhena. Este garoto é o Melque, de apenas 10 anos de idade e trouxe uma mensagem poderosa sobre arrependimento, usando como base o texto do filho pródigo. O culto foi neste sábado, dia 22 de outubro de 2011.

Clique abaixo para fazer o download, que está em alta qualidade.

http://www.mediafire.com/?9lc42rdo2x6on9a

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

É FÁCIL IDENTIFICAR FALSOS PROFETAS? LIGUE SEU RADAR!


É curioso como muitos de nós somos levados a nos impressionar com aqueles que operam milagres no meio da igreja, ainda que sejam falsos profetas. Tais pessoas são elogiadas e, na pior das hipóteses são idolatradas. Confundimos o "operar milagres" com "ser homem de Deus". É comum ouvir dizer: "Fulano é homem de Deus" e quando se pergunta por quê, a resposta geralmente aponta para suas realizações miraculosas. "Ele expulsa demônios", ou "ele é um profeta, tudo que fala se cumpre", ou então "ele faz milagres"...

Desconsideramos assim o alerta de Jesus, quando nos diz acerca dos falsos profetas, que eles são conhecidos não pelos sinais que operam, mas pelos frutos que dão: "Acautelai-vos dos falsos profetas... Pelos seus frutos os conhecereis..." (Mt 7.15,16).

Prosseguindo, Jesus adverte: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (v. 21). Está muito claro aqui que o simples pronunciar jargões cristãos não significa muito para identificar a veracidade de uma pessoa de Deus. Entretanto, o que se vê em muitos recantos é exatamente o oposto; quanto mais se fala "em nome" do Senhor, tanto mais se dá crédito a tais pessoas. Essa tem sido a arma mais letal dos falsos profetas: a oratória. Eles se aproveitam da "boa fé" (leia-se ingenuidade) dos ouvintes e se desbocam em palavras bonitas e atrativas, soltam frases de impacto que muitas vezes nada têm de bíblicas, falam "ao coração" do povo, em outras palavras, o que o povo quer ouvir e gritam com uma autoridade tal que dispensa qualquer avaliação, por isso são tão aceitos como "homens de Deus".

Os falsos profetas são tão contundentes nas suas palavras que chegam a enganar a si mesmos, pensando que da mesma forma que convenceram o povo de que são homens de Deus irão também convencer a Jesus no Dia do Juízo! Mas não conseguirão. Jesus disse: "Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?" (v. 22). Jesus não está à venda. Jesus não Se deixa convencer pela eloquência de seu ninguém. Jesus não é marionete, manipulado por palavras! Jesus afirmou que entrará no reino dos céus aquele que faz, não aquele que diz (v. 21). Sabe, ainda bem que Jesus é assim. Se Ele fosse convencido por palavras, todos os falsos profetas estariam garantidos no reino, porque todos eles são excelentes na retórica. Graças a Deus, Jesus não é massa de manobra de línguas ludibriantes!

Como exemplo no meio secular temos os políticos. Os que ganham as eleições, na maior parte das vezes são os que falam bem e não os que fazem o bem. Apesar de que hoje em dia até "tiriricas" estão ganhando... Assim também no meio cristão, os que falam bem são tidos como "homens de Deus". Observe que Jesus não Se deixa convencer nem mesmo pelo que tais falsos fizeram. Eles argumentarão que profetizaram, expeliram demônios, fizeram muitos milagres e outras coisas mais, no entanto, nem mesmo suas obras farão com que sejam aceitos no reino. Já no nosso meio é o contrário. Se o indivíduo é aceito apenas por falar bonito, imagina o quanto não será condecorado se fizer obras tais como essas... Aqui em nossa cidade, os "profetas e profetisas" são procurados por muitos crentes, da mesma forma que não crentes procuram adivinhos! Sempre em busca de algo misterioso, querendo saber o futuro. Aqui em nossa cidade não existem cartomantes, se houver são pouquíssimos. Mas o que tem de crente indo às casas dos "profetas" para saberem seu futuro... nem vou comentar...

Entretanto, quero deixar claro aqui que não precisamos ficar com interrogações na cabeça. Pode surgir em algumas pessoas até um certo desespero em pensar que não tem como identificar então um falso profeta! Mas tem sim. Jesus disse no v. 20: "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis".

No Novo Testamento, principalmente nas cartas, o fruto do Espírito é considerado como evidência de uma nova criatura na vida de alguém que de fato se converteu. Embora estejam espalhadas entre as páginas do Novo Testamento, o apóstolo Paulo, na carta aos Gálatas ajunta algumas características deste fruto: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gl 5.22,23). Existem outras características, com certeza. Estas, porém, de acordo com o saudoso Dr. John Stott foram classificadas pelo apóstolo para mostrar como nos relacionamos com Deus (amor, alegria, paz), com o próximo (longanimidade, benignidade, bondade) e com nós mesmos (fidelidade, mansidão e domínio próprio).

É aqui que começamos a matar a charada. Os falsos profetas falham em seu relacionamento nessas três direções! Quer saber se alguém é "homem ou mulher de Deus"? Observe se estas características estão presentes na vida dele (inclusive na sua própria também). Se estiverem ausentes, observe outra coisa (não julgue tão depressa), se tais pessoas estão buscando desenvolver estas virtudes (olhe em você também). Caso seja a resposta ainda negativa, então com certeza você está lidando com um falso profeta. Não importa se ele cura enfermos, se expulsa demônios, se profetiza, se opera milagres! Tudo isso são ferramentas que Deus disponibiliza para os que estão na igreja, mas nem todos os que as recebem são de fato igreja!

Espantado? Não se espante! Judas também expulsou demônios. Ele também ceou com Jesus e teve seus pés lavados pelo Mestre. No entanto, era um diabo, o filho da perdição (Jo 6.70,71; 17.12). Ele fazia isso tudo, mas não tinha o fruto do Espírito! É aqui que mora o segredo! Falsos profetas não são humildes, não têm a alegria do Senhor, são interesseiros, não amam as crianças e velhos do mesmo jeito que amam as pessoas que lhe podem trazer algum benefício (pois é disso que estão à procura)! Falsos profetas geralmente ou exigem demais dos outros, ou são totalmente libertinos. Falsos profetas têm orgulho, muitas vezes disfarçado em falsa humildade. Aparentam estar muito próximos de Deus para passar a imagem de que são superiores aos demais crentes. Gostam de ter seu ego amaciado e odeiam quando são confrontados (embora quase ninguém tem coragem de fazer isso...). Falsos profetas gostam do louvor dos homens e geralmente amaldiçoam os que lhes abandonam.

Quer que eu multiplique os exemplos? Vamos lá. Falsos profetas são impacientes, em geral não se preocupam com o problema das pessoas. Talvez dão uma ou outra palavra de conforto, tiram um versículo pela sorte na Bíblia, mas não se envolvem com a dificuldade alheia para ajudar. Falsos profetas não se alegram quando alguém é abençoado, a não ser se for pela oração dele! Isso prova que sua alegria nada mais é do que uma expressão de autolatria, de adoração de si mesmo! Geralmente os falsos profetas promoveram divisões nas igrejas por onde passaram. Muitos deles nem igreja têm... Falsos profetas não são ensináveis. Ficam totalmente desacorçoados quando têm de sentar e aprender, principalmente se for com alguém do seu nível, ou "inferior" a ele. Talvez até se assente para "aprender" com outro mais famoso, para depois sair batendo com a língua sobre de quem foi aluno! Falsos profetas geralmente têm inimigos, guardam um certo rancor de alguém no coração. Eles são infiéis e quase sempre brutos e estúpidos com algumas pessoas.

Não vou mais multiplicar suas características, pois nada disso que escrevi é novidade. Esses relatos, Paulo, Pedro, João e Judas (o irmão de Jesus) já fizeram há muito tempo em suas cartas, apenas importa-nos ler e observar o quanto tais coisas se repetem em nossos dias, nós é que não estamos alertas! Mas além de ficarmos alertas com os falsos profetas que já existem, devemos nos alertar também para que não nos encaixemos em suas malditas características! Vamos nos impressionar com o fruto do Espírito e não com os dons. Além disso, vamos produzir o fruto do Espírito. Todos os que têm o fruto, também recebem dons, é claro. Mas nem todos que receberam dons têm o fruto!

Finalizo deixando a palavra que os judeus falaram de João Batista: "E iam muitos ter com ele [Jesus] e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste [Jesus] era verdade" (Jo 10.41)!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UMA DAS COMPROVAÇÕES DO ÊXODO BÍBLICO

Assim, habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito (Gn 47.27).


O egiptólogo espanhol José Manuel Galán descobriu uma câmara funerária pintada de 3.500 anos em Luxor, anunciou o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha. Pinturas na tumba são trechos do famoso Livro dos Mortos egípcio (Foto: France Presse/CSIC). A câmara, que faz parte do cemitério de Dra Abu El-Naga, tem as paredes e o teto completamente pintados com desenhos e hieróglifos do Livro dos Mortos e seria de Djehuty, uma autoridade da época, segundo o CSIC. Esse dignatário foi o escriba real, supervisor do Tesouro e supervisor dos trabalhos dos artesãos do rei sob as ordens de Hatshepsut, uma das poucas mulheres a assumir o cargo de faraó, filha de Tutmés I, cujo reinado aconteceu entre os anos 1479 e 1457 antes de Cristo. A câmara, uma sala quadrada de 3,5 metros de largura e 1,5 metro de altura, é uma das primeiras a ter sido completamente decorada com pinturas da época.

Esta descoberta é importante por ser de um período próximo ao Êxodo bíblico, cerca de 1450 antes de Cristo.

Outro fato importante é a figura que segue abaixo.

Uma pintura encontrada nas paredes da tumba de um comandante egípicio no sec XIX a.C. Nela, é visto claramente semitas barbados, com seus animais e utensílios entrando no Egito. Essa é a ida que fala Gênesis 47:1-6 e verso 27. Aqui está um registro histórico comprovando mais uma vez a autenticidade das Escrituras.





Fonte notícia: G1

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

10 RESPOSTAS RÁPIDAS E BÍBLICAS SOBRE PREDESTINAÇÃO - PARTE 2



1 - PERGUNTA: Então não é preciso crer e confessar para ser salvo? (Esta pergunta é uma continuação da última da postagem anterior, alertada pelo irmão Wéllykem).

RESPOSTA: Sim. É preciso crer e confessar a Cristo, pois isso pertence ao homem. Deus não precisa de fé nem tampouco de confessar a Ele mesmo. O homem é quem precisa. Mesmo assim, é o Espírito de Deus que leva o homem a confessar que Jesus é o Senhor: "... ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor!' senão pelo Espírito Santo" (1Co 12.3).

2 - PERGUNTA: Então por que a Bíblia é cheia de versículos que advertem os crentes do perigo de cair? Se ele já está salvo, não precisa se preocupar em cair da graça...

RESPOSTA: A advertência é necessária porque não sabemos quem é eleito ou não. Deve ser dada a todos. Os salvos levam a sério as advertências e vivem de modo que não se sujeitem à queda. Os não salvos não se importam com nada disso: "Agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro" (Cl 1.22-23).

3 - PERGUNTA: Quer dizer que uma vez salvo, sempre salvo?

RESPOSTA: Sim. Quem é salvo não perde a salvação: "Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" (Jo 10.28,29). Quanto à pergunta "então pode fazer o que quiser, já que está salvo" clique aqui para ver a resposta da pergunta 5 dada anteriormente.

4 - PERGUNTA: Então se Deus é quem escolhe, o homem não tem livre-arbítrio?

RESPOSTA: Para responder a esta pergunta fica lançado um desafio. Quem tem livre-arbítrio pode escolher entre o bem e o mal, certo? Então que qualquer de nós escolha viver pelo menos um mês sem pecar... Se conseguir, então o homem tem livre-arbítrio: "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado" (Jo 8.34). "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1Jo 1.8).

5 - PERGUNTA: Aquele que se desvia nunca foi salvo?

RESPOSTA: Há pelo menos dois tipos de "desviados". Os que se esfriaram na fé e se afastaram de uma igreja local, mas mantêm o temor de Deus e os que se afastaram com ódio de Deus e apostataram da fé que professavam ter. Alguns voltam e outros não. Podemos dizer que os que morrem na incredulidade nunca foram salvos, pois não há como alguém ser justificado e depois receber de volta a condenação: "Agora pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1). Quanto aos que voltam, só há duas alternativas: ou foram salvos quando voltaram, ou então se eram salvos antes, então reacenderam a chama do primeiro amor.

6 - PERGUNTA: Como explicar Hb 6.4-6 em rápidas palavras?

RESPOSTA: É só ler os vs. 7,8. Eles explicam os vs. 4-6. Ali diz que existem dois tipos de terra (assim como na igreja existem duas classes de pessoas): a terra cultivada e a terra rejeitada. Ambas recebem a chuva (que são as bênçãos do Espírito Santo dos vs 4-6), mas uma produz erva útil (fruto do Espírito - os salvos), e a outra produz espinhos e abrolhos (obras da carne - os não salvos). Então, ainda que estas pessoas recebam as bênçãos da participação do Espírito, jamais poderão frutificar, pois sua terra não é cultivada por Deus, é deixada por si mesma e seu fim é ser queimada.

7 - PERGUNTA: Mas Deus não amou todas as pessoas? João 3.16 mostra isso.

RESPOSTA: Deus não amou todas as pessoas. Amar o mundo ali naquele versículo é amar os que o Filho veio salvar: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3.17). Observe que o mesmo mundo que Deus amou no v. 16 é o mesmo mundo que o Filho veio salvar no v. 17. E não são todas as pessoas que serão salvas... Deus não lançaria no inferno pessoas que são objeto do Seu amor! Mas Ele fará isso com pessoas que são objetos da Sua ira: "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Ef 5.6).

8 - PERGUNTA: Então Jesus não morreu por todas as pessoas?

RESPOSTA: Se Jesus morreu por todas as pessoas, então os pecados de todas as pessoas estão pagos. Por que muitos vão para o lago de fogo? Deus estaria cobrando pelos mesmos pecados duas vezes, uma em Jesus na cruz e outra no pecador no inferno e isso é injusto! Uma vez que Jesus pagou o preço, nada há que resta a ser pago: "E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz" (Cl 2.14). Portanto, Ele só morreu pelo SEU povo (ainda que o sacrifício dEle seja capaz de salvar o mundo inteiro, mas não foi esse o propósito): "ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o SEU povo dos seus pecados" (Mt 1.21).

9 - PERGUNTA: E se alguém quiser Jesus, mas não for eleito, de que adianta segui-lO?

RESPOSTA: Pode ficar tranquilo, porque todo o que o Pai der a Jesus, com certeza irá a Jesus. E o que for a Jesus DE MANEIRA NENHUMA será lançado fora: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6.37). O não eleito nunca vai querer Jesus, ainda que algum dia possa querer a religião: "Então direis: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Mas ele vos responderá: Digo-vos que não sei donde sois. Apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade" (Lc 13.26,27).

10 - PERGUNTA: Como alguém pode ter certeza de que é salvo?

RESPOSTA: Ninguém pode acusar o eleito de Deus: "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Rm 8.33,34). Se Deus começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia da vinda de Jesus: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus" (Fp 1.6). Esta obra começou com a predestinação e terminará com a glorificação. Deus não deixa Seu trabalho no meio do caminho: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou" (Rm 8.29,30).

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 2.18,19

Sermão Expositivo em Tiago 2.18,19, pregado pelo Pr. Cleilson na IMVC Vilhena/RO, em 09/10/11, no culto de domingo à noite.

Este sermão fala da fé dos demônios, melhor que a de muitos que se dizem crentes e também melhor que a dos ateus. No entanto, incapaz de salvá-los.

Clique abaixo para fazer o download.


Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 2.14-17

Sermão Expositivo em Tiago 2.14-17, pregado pelo Pr. Cleilson na IMVC Vilhena/RO, em 09/10/11, no culto de domingo à noite.

Este sermão começa o estudo versículo por versículo do texto de Tiago 2.14-26, que fala que a fé sem obras é morta. Aqui está a primeira parte (14-17), onde Tiago fala da fé apenas em palavras.

Clique no link abaixo  para fazer o download.

http://www.mediafire.com/?68613797dvu83o7

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

10 RESPOSTAS RÁPIDAS E BÍBLICAS SOBRE PREDESTINAÇÃO



01 - PERGUNTA: Então Deus já escolheu quem vai pro céu e quem vai pro inferno, a pessoa já nasce com destino de salvação e condenação?

RESPOSTA: Deus só escolhe quem vai pro céu, pois pro inferno todos já estão indo (Jo 3.36): "Quem crê no Filho tem a vida; quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele PERMANECE". Se permanece é porque já estava. Quem nasce em Adão, nasce debaixo da condenação. Por isso é preciso nascer de novo (Jo 3.3,5).

02 - PERGUNTA: Então Deus é injusto, porque escolheu uns para o céu e não outros. Por que Ele não escolheu a todos?

RESPOSTA: Deus não é obrigado a escolher ninguém. Se a salvação pertence ao Senhor, como diz a Bíblia (Sl 3.8; Jn 2.9), então Ele dá pra quem Ele quer. Se Deus escolhe um pecador para salvar, isso não O obriga a salvar o resto: "Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer" (Jo 5.21).

03 - PERGUNTA: Então não adianta um não-eleito ser crente. Se ele não é eleito, mesmo sendo crente, ele não vai ser salvo?

RESPOSTA: Um não eleito nunca vai ser um verdadeiro crente. Porque a vontade dele é escrava do pecado (Jo 8.34): "Todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado". Pode até fazer parte de uma igreja, mas nunca fará a vontade do Pai: "Nem todo que me diz 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus" (Mt 7.21).

04 - PERGUNTA: E se uma pessoa quiser ser crente e não for eleita?

RESPOSTA: Ninguém quer ser crente (Jo 5.40; Rm 3.10,11). Quando alguém chega a querer é porque o Espírito Santo já trabalhou seu coração para isso: "O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e nem pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1Co 2.14). Então para que alguém aceite as coisas de Deus, ele tem que deixar de ser "natural" para ser "espiritual" e isso só se dá pelo poder do Espírito e não pela vontade humana: "E uma certa mulher chamada Lídia... o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia" (At 16.14).

05 - PERGUNTA: Então o eleito pode fazer o que quiser, pois se já está salvo pode sair debandado praticando todo tipo de pecado porque já está salvo mesmo?

RESPOSTA: Se é pra Deus eleger o cabra e ele continuar do jeito que tava no mundo, então que o deixasse lá pra morrer! Isso é chamar Deus de tolo! Torna-se óbvio, portanto, que quando Deus escolhe alguém, Deus lhe dá o Seu Espírito a fim de que de glória em glória esse alguém seja transformado como na imagem do Seu Filho (Rm 8.29; 2Co 3.18). Salvo dá fruto de santificação, caso contrário não é salvo: "Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna" (Rm 6.22).

06 - PERGUNTA: Deus faz acepção de pessoas então?

RESPOSTA: Não. Ele salva ricos, pobres, negros, brancos, índios, orientais, homens, mulheres, deficientes, normais...: "Porque para com Deus não há acepção de pessoas" (Rm 2.11).

07 - PERGUNTA: Por que Deus não deixa o próprio homem escolher se quer ou não ser salvo?

RESPOSTA: Porque se Ele fizer assim, ninguém virá ao Filho: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6.44).

08 - PERGUNTA: Então pra que evangelizar, se quem tiver de ser salvo o será de qualquer jeito?

RESPOSTA: Deus não salva de qualquer jeito. Os que Ele predestina para serem salvos, o serão pela pregação do Evangelho: "Assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra da pregação" (Rm 10.17). "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8).

09 - PERGUNTA: Então por que a Bíblia diz que Deus quer que todos sejam salvos?

RESPOSTA: Devemos procurar entender se são "todos sem exceção", ou "todos sem distinção". Se for o primeiro, então temos um dilema, uma contradição na Bíblia, que diz que os planos de Deus não podem ser frustrados, e que, agindo Deus, ninguém impedirá (Jó 42.2; Is 43.13). Se Deus quer que "todos sem exceção" sejam salvos e isso não acontece (de fato não mesmo), então não apenas os planos, mas o MAIOR plano de Deus (que é a salvação) está sendo frustrado aqui. Mas se entendermos que "todos" se refere a "todos sem distinção", então a Bíblia continua coerente, sem contradições.

10 - PERGUNTA: Então não precisa de eu fazer nada para ser salvo?

RESPOSTA: Não. Nada precisa ser feito para ser salvo. Jesus já fez tudo. Depois que o Espírito Santo te levar a crer, então você, como nova criatura fará muitas obras. Não para ser salvo, mas porque já foi salvo: "Porque somos feituras suas, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10).

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESBOÇO DE SERMÃO TEXTUAL POR INFERÊNCIA EM EF 1.3-14

AS BÊNÇÃOS DA TRINDADE NA VIDA DO CRENTE (EF 1.3-14)

INT.: O apóstolo Paulo deixa bem claro que Jesus é o único filho legítimo de Deus (v. 3). E Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais (não se trata de benefícios terrenos, embora Ele também nos abençoe assim; entretanto as bênçãos terrenas não nos asseguram a salvação e a vida eterna) em Cristo, ou seja, fora de Cristo não há bênçãos espirituais, ou salvíficas.

S. T.: Quais são as bênçãos, portanto, que recebemos da Trindade Augusta?


I – BÊNÇÃOS DE DEUS PAI A NÓS (vv. 3-6)
1. Deus nos escolheu em Cristo, antes da fundação do mundo (v. 4)
a)      Para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele – os crentes foram escolhidos para se parecerem com Jesus
       2. Deus nos predestinou em amor para Ele (v. 5)
a)      Para sermos Seus filhos (adotados), por meio de Jesus. Sem Jesus não tem como ser filho de Deus (Jo 1.12)
b)      Os filhos de Deus passam a ter direito em Sua herança (Rm 8.14-17)
c)       Também nos predestinou para louvor da glória de Sua graça – os crentes devem refletir a graça de Deus ao mundo (Tt 2.11), pois isso nos foi dado gratuitamente no Amado (Cristo). Sem Ele, não há ninguém que receba a graça de Deus!
      3. Você tem certeza de que foi escolhido e predestinado por Deus?


II – BÊNÇÃOS DE DEUS FILHO A NÓS (vv. 7-12)
1. Fomos redimidos pelo Seu sangue (v. 7)
a)      Paulo diz que a redenção pelo sangue de Jesus é a remissão dos pecados – isso significa perdão.
b)      Este perdão é incondicional, porque ele diz que foi “segundo a riqueza da Sua graça” (v. 7). Sendo assim, torna-se claro que não foi por nossos méritos.
c)       Essa graça foi derramada abundantemente sobre nós pela sabedoria de Deus, não do homem (v. 8). Por isso, às vezes não sabemos explicar o processo da salvação.
       2. Deus em Cristo desvendou o mistério da Sua vontade (v. 9)
a)         Cristo será o centro de todas as coisas (v. 10)
       3. Fomos feitos herança em Cristo (v. 11)
a)         Fomos predestinados segundo o propósito de Deus
b)        Para servirmos para o louvor da glória de Deus – só os que esperam em Cristo, ou os que O receberam (v. 12)
      4. Você tem certeza de que seus pecados foram perdoados e agora você serve para o louvor da glória de Deus?


III – AS BÊNÇÃOS DE DEUS ESPÍRITO SANTO A NÓS (vv. 13,14)
1. Ao ouvirmos o Evangelho que nos salva, cremos em Jesus pelo poder do Espírito Santo
a)         É importante frisar que só os que de fato creram em Cristo recebem o Espírito.
b)        Então Deus nos sela, nos marca com Seu Espírito – “da promessa”, ou seja, o mesmo que Ele havia prometido derramar sobre Seu povo (Jl 2.28; Lc 24.49; At 1.8) – Deus sempre cumpre Suas promessas!
      2. O Espírito é o penhor da nossa herança (aquela herança do v. 11). Por que penhor? É uma garantia de que a promessa que Deus nos fez de sermos herdeiros com Cristo, um dia será realizada de forma plena. Por isso já desfrutamos das virtudes do Espírito Santo aqui na terra.
a)      O Espírito Santo nos garante que um dia nós, a propriedade de Deus seremos resgatados de uma vez por todas deste mundo – para o louvor da Sua glória!
       3. Você já recebeu o Espírito Santo, quando creu em Jesus Cristo?


CONC.: Como Paulo podemos dizer: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, pois nos deu todas estas bênçãos indizíveis sem ao menos merecermos. Bênçãos que provêm não apenas do Pai, mas também do Filho e de Seu Santo Espírito.


APLIC.: O processo da salvação não depende de nós, mas de Deus. No entanto, é preciso reconhecer que há muita coisa para nós fazermos, uma vez que fomos salvos. Não as faremos para sermos salvos, mas porque já fomos salvos. Havemos de viver uma vida santa, pois foi para isso que Deus nos escolheu. Deus não escolhe um povo que não viva uma vida que lhe glorifique. Deus escolhe um povo que busque sempre a santificação e a irrepreensibilidade.


APELO: Busque parecer-se ao máximo com o Filho de Deus, uma vez que Ele lhe concedeu o mesmo Espírito que habitava em Seu Filho, quando esteve na terra. Ele deixou este Espírito para que nós tenhamos capacidade de nos parecer com Jesus, pois de nós mesmos somos totalmente incapazes!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson