Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, Dc. George Michael, irmã Clair Ivete e pregadores convidados. Para ouvir os sermões em alta qualidade, peça seu cd por e-mail especificando seus dados para recebimento e qual mensagem você deseja adquirir: prcleilson@hotmail.com

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ADÃO E SUAS VESTES - TIPOLOGIA EM SENSUS PLENIOR (PARTE 1)


"Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si" (Gn 3.7)

A culpa e a vergonha substituíram a inocência registrada em 2.25: "Ora, um e outro, o homem e sua mulher  estavam nus e não se envergonhavam". Agora era um momento em que tinham de confiar na própria consciência para distinguir entre o bem e sua recentemente adquirida capacidade de ver e conhecer o mal (MacArthur).

Eles precisavam justificar-se. Sua nudez agora os incomodava. Sentiam-se pesados e despreparados como se hoje, talvez, alguém em sã consciência ficasse nu de repente no meio de uma multidão. E ainda, não puderam mais receber a voz de Deus com a mesma paz - estava rompida a tranquilidade da comunhão! Esconderam-se!

Essa é a fuga de todo homem. Não pode mais ter paz com Deus e se esconde. Tipologicamente, as folhas de figueira representam nossa tentativa de nos justificar. Elas falam de uma humanidade culpada que ao mesmo tempo em que é atormentada, procura aliviar a consciência buscando alguma providência. Tudo em vão!

As folhas de figueira se murchariam dentro de pouco tempo e o sol as secaria. Novas providências deveriam ser tomadas. Assim é a humanidade, justifica-se sempre buscando novas alternativas e novos argumentos. Mas ali estão diante do Sol da Justiça todas as folhas de figueira se secando! Isaías disse que tais justificativas são para Deus como o trapo da imundícia (Is 64.6)! Não têm valor algum!

O homem não se cobre suficientemente perante Deus. Sua iniquidade está exposta, seus pecados estão a céu aberto. Moisés disse: "Diante de Ti puseste as nossas iniquidades e sob a luz do Teu rosto, os nossos pecados ocultos" (Sl 90.8). Nada resta ao homem senão a vergonha. Mas o ser humano tem medo da vergonha. Ele sente vergonha de ter vergonha! As folhas de figueira são, na verdade, uma máscara para sua vergonha. Servem apenas para mostrar um impotente envergonhado querendo posar de corajoso e herói. As folhas de figueira são nossas obras. São nossas boas obras, inclusive. Todas elas são tentativas inúteis e vãs de nos parecermos bons diante do Deus contra Quem pecamos e passamos a dever uma explicação. As folhas de figueira são essa explicação! Como criança, quando faz uma traquinagem e tenta desconversar quando o pai lhe exige explicações.

As folhas de figueira não falam de perdão nem de reconhecimento da culpa. São a maneira mais fácil de ver-se livre da situação crítica na qual se encontra. São uma fútil maneira de dizer: "tá tudo bem", quando na verdade não está.

No fim das contas, as folhas de figueira são os remendos de um ego ferido, uma forma de manter o orgulho e a altivez. Ao invés de nos humilharmos, pedirmos perdão e reconhecermos a falha, as folhas de figueira nos fazem continuar arrogantes, tentando encobrir o adultério com Bate-Seba através do assassinato de Urias. Elas são a expressão do homem arrogante contra Deus e Sua Providência. Elas são o reino e o governo do homem. Elas são o caminho para o anticristo.

Todos nós temos umas folhas dessas para encobrir alguma coisa perturbadora que nos envergonha e nos desfaz a pose. Mas um dia essas folhas se secarão, as figueiras se acabarão e não nos restará mais nada, nenhuma explicação nem justificativa perante o Justo Juiz. O que faremos? Como Adão nos esconderemos ao ouvir a voz inconfundível do Criador? Sim. É para lá que todos correm de pavor, para trás dos arbustos, por entre as árvores. As folhas não mais servirão e mesmo assim ainda quereremos algo maior que elas, as árvores. As folhas não bastarão, mas a humanidade ainda quer se esconder. Não somente sua nudez agora, mas esconder-se completamente!

O acerto de contas virá. As folhas não nos ajudarão, as árvores não nos esconderão. Só nos resta uma alternativa...

Continua...

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

5 comentários:

  1. Graça e Paz!
    Lendo esta primeira parte, veio muito a lembrança de minha vida de crente. Por 11 anos vivi com mascaras para não deixar demonstrar o quão pecador e miseravel eu era. O medo do que as pessoas vão pensar de mim, fizeram com que eu arrastasse por muito tempo sugeiras que deveriam ser colocadas diante de todos.
    Hoje digo com alegria o que está em Lc 12.2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
    Fermento de fariseu nunca mais. A massa agora é sem fermento. Agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim! Agora é vida de CRISTÃO!
    Esperarei pela outra parte ;)
    Abraços meu irmão!
    (Ichtys)

    ResponderExcluir
  2. Oh, querido... suas palavras traduzem exatamente também o que vivi. Inutilmente fugindo da realidade divina. Ainda há em mim alguns lapsos dessa fuga maldita, porém a cada dia sendo confrontado pelo encontro com o Senhor que perdoa e acolhe, venho dia a dia cabisbaixo perante Ele para obter Seu amor misericordioso.

    A massa sem fermento é a essência da vida cristã! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A sociedade hj quer nos empurrar garganta a baixo, que cada um tem sua verdade, e que Deus nos aceita como estamos...
    Mas se esquecem que é necessaria uma conversao, nao uma adesao a Sua palavra, querem apenas uma forma de satisfazer o ego dizendo que acreditam em Deus...
    Mas como acreditam, se nao vivem sua palavra?
    Na realidade apenas acreditam que Ele existe, mas nao acreditam totalmente em sua palavra, apenas nas partes que os satisfazem, suas promessas, etc...
    As folhas, arbustos e arvores, devem ser trocadas pelo Sangue de Jesus que nos purificou, nos entregando realmente e vivendo Tua palavra, sabendo que sem Ele nao passamos de trapo de imundicie, que só Jesus é capaz de nos ligar a Deus, e sua palavra é a Verdade..
    Que eu diminua e Cristo Cresça em mim...

    ResponderExcluir
  4. Big, Marlon. É mais ou menos sobre isso que falaremos na 2ª parte. Abçs. Saudades.

    ResponderExcluir
  5. Quando cheguei na Igr. Missionária Volta de Cristo, passei a conhecer a Doutrina da Predestinação, e entendi que toda a minha existência foi coberta pelo Sangue de Jesus,isso trás grande alegria ao meu coração, porque, sabendo agora que minhas tentativas são frustrantes, entrego-me totalmente àquilo que pode levar-me novamente à Presença de Deus, a Sua Graça.
    Boa matéria.

    ResponderExcluir