Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Dando graças por coisas que ninguém fala!

Alguns alunos meus de seminário gostam de brincar com alguns termos hebraicos, principalmente com o termo 'et-ragel, no português, "cobrir os pés", um eufemismo para "aliviar o ventre", "defecar" (ragel, no hebraico fala da parte subpubiana, porém de maneira discreta). Brincam entre si, gerando até mesmo um certo desconforto para quem acabou de sair do banheiro!

Mas pensando bem, deveríamos ser gratos a Deus pelo bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Está tudo em ordem e isso é mais maravilhoso do que o que podemos imaginar. Realmente não conseguimos dar valor às coisas "normais" exceto quando tais coisas passam a nos fazer falta. Então veremos que não era "normal", era sobrenatural, extraordinário, maravilhoso! E isso vale também para os demais sistemas do nosso corpo, como o respiratório, nervoso, circulatório, muscular, urinário, reprodutor, etc. Devemos ser gratos a Deus pelo bom funcionamento do nosso corpo.

Todos nós conhecemos famílias que sofrem com a difícil tarefa de criar filhos, ou cuidar de pais que têm alguma anomalia de formação, defeito congênito, ou que com o decorrer do tempo sofreram alguma degeneração de qualquer que seja o sistema do seu corpo ou mente. Sinceramente, quando penso em tais famílias eu oro a Deus por elas com o coração cheio de compaixão, pois procuro me sentir um pouco na pele destas pessoas.

Enquanto isso, pessoas com todo funcionamento do corpo de maneira saudável e sem qualquer dificuldade são pessoas ingratas, zombeteiras e insensíveis aos problemas alheios. Os que sofrem com isso têm suas lutas com gastos hospitalares exorbitantes, correm atrás de algum recurso do governo  para ver se aliviam um pouco sua batalha, muitas vezes dependem da boa vontade do próximo para aquisição de materiais clínicos, como cadeira de rodas, sondas, muletas, etc. É um verdadeiro sofrimento.

Por que não agradecermos a Deus pelo bom funcionamento do nosso corpo? Pela facilidade com que os alimentos sólidos e líquidos são digeridos e expelidos? Não seremos gratos por "cobrir os pés" com naturalidade? Temos facilidade em agradecer a Deus por podermos urinar, dejetar, da mesma forma que temos facilidade em agradecer por respirar e pela saúde cardíaca?

São questões a serem pensadas e refletidas, se de fato temos sido gratos a Deus, então temos que ser gratos por tudo mesmo!

"Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos Seus benefícios" (Sl 103.2)!

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. interessante, tive um primo com problemas urinarios vivia no hospital fazendo sondagem, usava fraldas, para ele isso era muito dificil, ele tinhas uns 10 anos, sofria muito e os medicos diziam que nao havia cura. Meu tio que é pastor foi chamado para ir para cuiaba ( nao lembro o que eles iam fazer) foi ele, minha tia e esse primo meu ( ele tinha mais 2 irmaos). Aconteceu um acidente na estrada com o carro do meu tio, meu primo foi lançado para fora, e meu tio sem querer acabou atropelando ele tambem, nao aconteceu nada com meu tio e minha tia, mas meu primo morreu na hora. Deus sabe de todas as coisas, meu primo poderia ter sofrido mais por causa da doença e é claro que Deus poderia ter curado, mas Ele sabe de todas as coisas.
    Pode ser engraçado mesmo falar sobre isso, mas temos que agradecer a Deus por tudo, para alguns é normal pois nao sofreram desse mal por isso acham engraçado ou pensar " para que postar isso!" . Mas para quem sofre espera pela cura.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Maressa. Foi mais pensando nessas famílias que sofrem com isso que eu postei, para alertar os que têm o funcionamento normal do sistema físiológico que, além de nunca serem gratos a Deus, ainda são insensíveis com os que passam por essas angústias... e quem sabe também venham criticar esta postagem...

    ResponderExcluir
  3. mas depois dessa acho que nao vao fazer isso, ou vao pensar duas vezes.

    ResponderExcluir