quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0709 - SOMENTE NA OBEDIÊNCIA DEUS MOSTRARÁ SUA GLÓRIA

 


Disse Moisés: Esta coisa que o Senhor ordenou fareis; e a glória do Senhor vos aparecerá” (Lv 9.6).


Apesar de o livro de Levítico ser quase abominado pelos crentes, nele lemos os detalhes especificados de como tinham que ser realizadas as ofertas para Deus. As coisas eram tão minuciosas que ficamos impressionados como Moisés e Arão se lembraram de cada detalhe para fazer exatamente conforme Deus tinha ordenado!

O livro de Levítico é chamado de “o livro da santidade de Deus”. Até mesmo na proibição de comer certos tipos de animais, o motivo que Deus dava era porque Ele é santo (Lv 11.44). Também todas as ofertas que deveriam ser levadas aos sacerdotes tinham sua forma de ser apresentadas. Não era de qualquer jeito. Isso nos leva a entender muito sobre o caráter de Deus.

Deus estabelece a forma de ser adorado porque Ele é Deus. Qualquer ser que exija adoração sem ser Deus é usurpador; e qualquer criatura que dirija adoração ao que não é Deus é idólatra e incorre em pecado severo contra Deus.

Quando Deus exigia até a forma pela qual devia ser adorado, Ele estava eliminando aquele pensamento do coração do homem, de que adoramos do jeito que queremos, do jeito que nos sentimos melhor. Os pagãos adoravam seus deuses com certos rituais e em certos lugares, mas Deus proibiu Seu povo de imitá-los (Dt 12.2,30; 16.21; 18.14).

Depois de todas as ordenanças de Deus a Moisés, de como as ofertas e sacrifícios deveriam Lhe ser apresentados, a palavra dele para seu irmão Arão foi a seguinte: “Esta coisa que o Senhor ordenou fareis; e a glória do Senhor vos aparecerá” (Lv 9.6). Bem, o que entendemos rapidamente aqui é que a glória do Senhor apareceria como sinal de aprovação pela obediência.

Isso não mudou por causa da velha aliança ou nova aliança. Isso é um princípio eterno do caráter de Deus. A glória de Deus só será manifesta quando Seu povo Lhe obedecer! Infelizmente, vivemos em tempos em que muitas pessoas na igreja pensam que podem “invocar” a glória de Deus com cânticos de meia hora de repetição, guitarras com delays enormes, teclados com pads infinitos e outras práticas mântricas orientais em cultos com salões escuros...

Absolutamente nada disso impressiona a Deus, por mais que os homens fiquem admirados! O aparecimento de lágrimas, comoção, choro compulsivo, transe ou qualquer outra reação extática que as pessoas tenham não indicam aprovação de Deus nem manifestação de Sua glória.

Apenas a obediência ao que o próprio Deus ordenou é que fará com que a glória de Deus apareça. As palavras de Moisés a seu irmão devem ser repetidas nas igrejas hoje: “Esta coisa que o Senhor ordenou fareis; e a glória do Senhor vos aparecerá”.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson