Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

SÉRIE: AS ARMADURAS DE DEUS (PARTE 02) - A COURAÇA DA JUSTIÇA

 


E tendo-vos vestido com a couraça da justiça” (Ef 6.14b) – Trad. Lit.


A palavra grega para couraça é thōrax. Conhecemos bem essa peça, que hoje é chamada de colete. Naquela época, era feita de couro, com uma placa de metal por cobertura. Era feita também com várias plaquetas de metal sobrepostas para dar maior mobilidade ao soldado. Protegia desde o pescoço até à região abdominal. Os órgãos internos nessa região são vitais. Se não estiverem bem guardados, o soldado não pode ir confiante à batalha.

Os autores bíblicos davam figuradamente aos órgãos torácicos e abdominais a atribuição de “sede dos sentimentos”. Inúmeras vezes lemos sobre o coração como sendo o principal deles (Pv 4.23; 23.26). Mas também a Bíblia fala de outros órgãos abdominais como equivalentes aos sentimentos. Fígado (Lm 2.11); rins (Jó 19.27; Sl 73.21; Pv 23.16; Jr. 17.1); entranhas (Jó 30.27; Sl 62.4; Cl 3.12). O conhecimento medicinal limitado da época considerava como sentimento as reações que os órgãos internos em geral têm quando nos deparamos com situações de forte carga emocional.

A justiça como couraça, não deve ser entendida como no AT. Ali, os autores viam a justiça como sendo sua própria retidão, integridade e conduta ética. Mas para Paulo, a justiça é imputada. De nada adianta nossa justiça como armadura contra Satanás. Ele nos conhece e sabe que somos injustos, falhos e egoístas. Não venceríamos as trevas se tomássemos a couraça da nossa justiça própria. A justiça aqui são as obras de Cristo que nós recebemos quando cremos nEle. Deus imputou nossos pecados a Seu Filho e a justiça dEle a nós, os crentes.

Uma das coisas que Satanás mais usa, principalmente em nossos dias, onde as pessoas são muito movidas por seus sentimentos, é justamente essa área emocional. E ele usa isso de duas formas opostas, que são igualmente prejudiciais: a supervalorização do sentimento e a desvalorização do sentimento. No primeiro caso, as pessoas vivem guiadas por ele e querem usá-lo como radar para identificar se Deus está presente em um culto ou agindo de alguma forma. No segundo caso, as pessoas são frias ao extremo e desconsideram o quanto Deus tem feito, porque acham que Ele não age na emoção.

O equilíbrio é a melhor resposta nessa batalha. Podemos (e devemos) sentir emoções, envolver-nos nelas, desfrutar do gozo que elas nos proporcionam, deixar que elas nos ajudem a revelar nosso estado circunstancial. Todavia, não podemos ser governados por elas, pois o que sustenta o crente é a Palavra de Deus. O diabo não pode nos empolgar demais, pois sabemos que não estamos baseados em nossas experiências com Deus; por outro lado, ele também não pode nos enrijecer com a insensibilidade de uma mente racionalista e cética, pois somos crentes, confiamos em um Deus que trabalha com coisas sobrenaturais e emocionantes.

Você pode proteger seu coração e sentimentos, mas confiado na obra de Cristo, pois se você apresentar sua própria justiça para se defender, Satanás tem uma lista de crentes melhores do que você para te desmascarar. Além disso, ele conhece sua lista enorme de pecados. Então confie na obra de Cristo apenas. Esta é a couraça da justiça.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Cristo e somente Cristo é a couraça da nossa justiça! Glória a Jesus 🙏🏼

    ResponderExcluir