Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0375 - A MADEIRA VERDE E AS MADEIRAS SECAS

 


Porque, se isto é feito com a madeira verde, o que será da madeira seca?” (Lc 23.31).


Estamos diante da cena conhecida como via crucis, no latim, a estrada da cruz. Bem antes disso, já havia começado o suplício do nosso Salvador. Desde o jardim, Ele agonizava, pois imaginava como seria a ira do Pai sobre Si, uma vez que jamais, em toda eternidade Ele a tivera experimentado. Diante desta imagem cruenta, uma grande multidão seguia aquele cortejo macabro, onde o Personagem principal era levado como condenado, carregando Seu próprio instrumento de morte para o próprio lugar onde seria executado!

Algumas mulheres, ao virem aquele drama alvoroçado, choraram piedosamente por Jesus. Elas não choraram pelos ladrões que iam com Ele, mas apenas por Jesus. É bem provável que eram mulheres que foram abençoadas por Ele durante as várias ocasiões em que visitou Jerusalém durante Seu ministério terreno. Elas sabiam que Ele era inocente e não merecia nenhuma condenação, quanto menos uma morte tão desgraçada como aquela!

Mas o nosso Senhor não quer que as pessoas chorem por causa do Seu sofrimento. Até hoje, muitos choram rios de lágrimas quando assistem a filmes sobre a paixão de Cristo. Elas ficam com pena de Jesus e chegam até mesmo a chorar com muita sinceridade. Mas Ele não aceita isso. Na realidade, Ele deu Sua vida voluntariamente, Ele que teve dó de nós, Ele que Se compadeceu da nossa miséria. Nós somos dignos de dó e não Ele!

Imediatamente, Jesus profetiza para aquelas mulheres: “Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem antes por vocês mesmas e por seus filhos! Porque virão dias em que se dirá: ‘Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram, nem amamentaram’” (vs. 28,29). Jesus está dizendo a elas o que já havia dito a Seus discípulos no sermão profético, que haveria uma terrível destruição em Jerusalém, a qual de fato ocorreu no ano 70 d.C., sob a invasão do imperador Vespasiano e seu filho, o general Tito. Milhares e milhares de judeus foram mortos e esmagados pelos romanos!

Jesus disse a elas que, se fizeram isso com “madeira verde”, isto é, com Aquele que era inocente, imagina o que eles não fariam com a “madeira seca”, ou seja, os pecadores, que realmente merecem a morte? De fato, o salário do pecado é a morte (Rm 6.23)! Todos nós somos madeira seca! Todos nós somos infrutíferos, somos galhos secos, cortados da árvore, prontos para sermos lançados fora e queimados (Lc 3.9; Jo 15.6; Hb 6.8).

Se não fosse a “madeira verde” ter sido queimada por nós na cruz, todos nós estaríamos condenados como “madeira seca” servindo de combustível eternamente no lago de fogo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Glória a Jesus Cristo que pagou o preço que nós nunca poderíamos pagar.

    ResponderExcluir
  2. Como não agradecer ao nosso bendito Salvador?

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus por Jesus Cristo nosso bendito Salvador🙏🏼

    ResponderExcluir