Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

SÉRIE: AS ARMADURAS DE DEUS (PARTE 03) - SANDÁLIAS DO EVANGELHO

 


E tendo calçado os pés na prontidão do evangelho da paz” (Ef 6.15) Trad. Lit.

Agora Paulo deve estar pensando na caligæ, uma sandália com tiras de couro que prendiam firmemente desde a canela, com uma sola cheio de cravos que davam firmeza, impedindo o soldado de escorregar. Esse tipo de calçado não apenas fornecia ao soldado segurança, como também mobilidade. Alexandre Magno foi o general que mais pensou sobre isso. Júlio César copiou essa mesma estratégia, o que lhe garantia vitória relativamente surpreendente, pois seus legionários cobriam longas distâncias em períodos tão curtos, surpreendendo seus inimigos, que eram acometidos pelo ataque inesperado!

Havia uma estratégia de guerra antigamente, que era espalhar pelo campo pedaços de madeira com pontas afiadas, enterradas no chão, com as pontas para cima. Inimigos que vinham correndo descalços espetavam seus pés, o que lhes causava grande dor, sangrava-lhes os pés, podendo infeccionar e tirá-los de ação. Portanto, para se proteger, eles deveriam estar com seus pés calçados e bem protegidos.

Quando Paulo diz “estar calçados”, ele também tem em mente a ideia de estar firmes. Ninguém pode se manter firme sobre outra parte do corpo a não ser os pés. O sentido é que estejamos firmes e resolutos com relação ao que cremos do evangelho de nosso Senhor. Assim como temos que nos cingir na verdade, que é a doutrina e dela não abrir mão, assim também devemos calçar os pés para o evangelho.

Além da firmeza, fala-se também sobre a agilidade. Calçar os pés deve nos preparar não só para não escorregarmos na fé, mas também para corrermos a carreira que nos está proposta. Não adianta estarmos firmes se não nos mobilizarmos. Não somos estacas fincadas no chão, mas guerreiros prontos para o serviço. Ao mesmo tempo em que nossos lombos estão cingidos com a verdade, nossos pés estão prontos para a corrida cristã. E ambas as armas (o cinto e as sandálias) falam da verdade da Palavra de Deus. Uma, com relação à doutrina; a outra, com relação ao evangelho.

A palavra grega “preparação” aqui pode significar “prontidão, equipamento”. Ou seja, o soldado cristão precisa estar pronto e equipado. É possível que o apóstolo Paulo tenha em mente o texto paralelo de Isaías 52.7. Porém, o sentido pode ser superior, pois a prontidão refere-se também ao quanto estamos capacitados para defender a nossa esperança (1Pe 3.15).

Sabemos que o evangelho são as boas novas que anunciam a paz para os homens que estão em inimizade contra Deus. Mas ele não apenas anuncia a paz com Deus, mas também a paz entre os povos (cf. cap. 2). Bem-aventurados os pacificadores (Mt 5.9). Ao mesmo tempo, porém, que proclamamos o evangelho que traz paz aos homens em relação a Deus, os que o aceitam já estão em guerra declarada contra o diabo!

Assim, devemos saber como está a base da nossa fé; se estamos realmente convictos da nossa paz com Deus, que o evangelho nos proclamou; se somos ágeis na nossa caminhada; se podemos realmente defender nossa fé para os que nos questionam acerca da nossa esperança. Enfim, temos anunciado a outros que estão nas garras do inimigo que eles também podem alcançar a paz com Deus?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário