Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0377 - BEM-AVENTURADO O QUE CRÊ PELO QUE OUVE E NÃO PELO QUE VÊ!

 


Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20.29).


Uma das coisas mais limitadoras na vida do ser humano é a confiança em seus sentidos. Tanto os céticos duvidam de várias coisas por não poder senti-las, como também muitos se deixam levar por enganos sobrenaturais por terem sentido alguma coisa.

Tomé é um exemplo de que os discípulos não estavam predispostos a aceitarem a ressurreição de Jesus sem questionar. Os ateus alegam que a ressurreição foi uma invenção dos seguidores de Jesus que “pegou”, que deu certo. No entanto, o que lemos nas narrativas dos Evangelhos, é que nem mesmo eles criam nisso. Não se inventa uma estória que “dá certo” sem acreditar nela. Claro que há muitas estórias em nossos contos culturais, mas todos sabem que são apenas estórias.

Jesus tinha algo para ensinar a Seus discípulos; que o que de fato agrada a Deus é a fé e não a dependência das reações sensoriais. No entanto, Ele ainda foi amoroso com Tomé, dando-lhe a oportunidade de vê-lo ressurreto e ainda convidando-o a tocar nEle! Ao ver o seu Senhor redivivo e vitorioso sobre o poder da morte, Tomé exclamou: “Senhor meu e Deus meu!” (v. 28). Alguém já disse que sua interrogação logo se transformou em uma exclamação!

Mas o que Jesus estava ensinando é que não devemos depender dos nossos sentidos quando se trata daquilo que provém de Deus. Bem-aventurados os que não viram e creram, ou seja, o testemunho da Palavra é superior ao testemunho da visão. O poder transformador no coração do homem é o poder da Palavra e não dos milagres. Eis a razão pela qual Jesus recomendava que as pessoas curadas por Ele não dissessem nada a ninguém. Ele não queria que a pregação do evangelho fosse confundida com operações de milagres, pois as pessoas iriam buscar os milagres, mas não dariam ouvidos à mensagem de arrependimento e fé que o evangelho traz.

De fato tem sido assim até os nossos dias. As pessoas não querem vir a Cristo por meio da palavra da pregação. Elas querem ver algo. Elas querem sentir algo. Mas a fé não vem pelo ver nem pelo sentir. A fé vem pelo ouvir e o ouvir a pregação da palavra de Cristo (Rm 10.17).

Mas não temos encontrado esse fator limitador apenas no mundo. Muitos crentes também já se acomodaram às percepções sensoriais. Não creem no que diz a Palavra porque alegam que não sentiram nada, mas creem em doutrinas de demônios porque alegam que sentiram algum arrepio ou viram algum sinal.

Observe que, mesmo sendo o próprio Jesus que Tomé estava vendo, o Senhor o censurou por isso: “Porque me viste, creste”? Imagina o que o Senhor não diria hoje para muitos que creem naquilo que nem provém dEle?! “Não sejas incrédulo, mas crente”, disse o Senhor a Tomé (v. 27). Crente não é aquele que vê ou sente. Este é o incrédulo, que necessita disso para crer, ainda que esteja vendo algo do próprio Deus (e sabe-se lá se ainda vai crer). Crente é aquele que confia na Palavra de Deus. Este sim, é bem-aventurado!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: