Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 15 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0374 - A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA TROUXE SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS?

 


Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).


Com a tradução deste versículo feita dessa forma que acabamos de ler, como está em algumas versões em português, os leitores da Bíblia e muitos pregadores, caindo ainda na mesma armadilha de sempre, de ler o texto sem o seu devido contexto, afirmam, com base neste versículo isolado, que Deus trouxe a salvação a todos os homens. Mas vejamos algumas falas de Paulo a Tito neste mesmo capítulo para sabermos do quê ele está falando.

Como Paulo havia denunciado os falsos mestres no cap. 1, que ensinavam a circuncisão (1.10), então ele exorta a Tito que confronte esse pessoal para proteger o rebanho de Deus (v. 13). O cap. 2 é, obviamente, uma continuação natural do que Paulo dizia no cap. 1. Tanto que ele usa a conjunção adversativa no 1º versículo do cap. 2. Ele diz: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”. Ou seja, ao contrário dos falsos pregadores que ensinam o engano, tu, porém, fala o que está de acordo com a sã doutrina.

Seguindo essa exortação que ele dá a Tito, Paulo aproveita e dá exortações a outras classes de pessoas na igreja também. No v. 2 ele diz como devem ser os homens idosos; nos vs. 3-5 ele diz como devem proceder as mulheres idosas; no v. 6 ele diz como devem ser os jovens; nos vs. 7,8 ele volta a dizer como deve proceder o próprio Tito, pastor daquela igreja em Creta; e nos vs. 9,10 ele exorta os empregados, como devem proceder diante de seus patrões.

Todo esse procedimento dos crentes, diz Paulo no final do v. 10, é “ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador”. Ou como diz na NAA: “a fim de que, em todas as coisas, manifestem a beleza da doutrina de Deus, nosso Salvador”. A ideia do apóstolo é que os crentes, com sua conduta, manifestem a beleza do ensino sobre Deus (Teologia) e Sua salvação (Soteriologia)! Por isso que no v. 11, ele diz: “Porque foi manifesta a graça de Deus, a salvadora, a todos os homens” (Trad. Lit.). No grego não está escrito que a graça trouxe salvação a todos. Diz que Deus manifestou Sua graça salvadora a todos.

De fato, a graça de Deus, esta que salva, foi manifesta por meio de Cristo quando Ele veio ao mundo. Mas agora, através da conduta sadia, treinada e educada dos cristãos, sejam pastores, velhos, senhoras, jovens ou servos (citados por Paulo nos vs. anteriores), que renunciam as paixões mundanas e impiedades, vivendo neste mundo, sóbria, justa e piedosamente (cf. v. 12), a beleza da doutrina do Deus Salvador continua sendo manifesta, enquanto aguardamos “a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (v. 13).

É isso que Paulo está dizendo. Que os crentes, quando vivem em santidade, manifestam a beleza da graça do Deus Salvador, graça essa que se manifestou salvadora na Pessoa de Seu Filho amado diante de todos os homens! E não que essa graça trouxe salvação a todos os homens. Se a graça tivesse trazido salvação a todos, ela deveria realmente salvar a todos, ou então seria a graça de Deus mais fraca do que a rejeição dos homens. E os que não a rejeitassem, seriam melhores do que os que a rejeitaram e, assim, se tornariam merecedores da salvação! Sendo assim, já não seria mais graça!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: