Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 11 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0371 - DEUSES NA MOCHILA

 


Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai o coração ao SENHOR, Deus de Israel” (Js 24.23).


As palavras deste último capítulo do livro de Josué provam que ele era profeta. Tudo o que ele disse ao povo foi o Senhor quem ordenou que dissesse (v. 2, onde ele diz a frase usual para os profetas: “assim diz o Senhor”). No v. 15, o mais famoso do livro, Josué adverte o povo sobre quem eles deviam escolher para servir como deus. Se aos deuses dos seus antepassados dalém do Eufrates, ou os deuses da terra de Canaã, a qual eles passavam agora a habitar depois da conquista e divisão de terras feitas por Josué. Mas Josué garante que ele e sua casa serviriam ao Senhor.

Quando ele cita os antepassados dalém do Eufrates, ele está falando de Abraão, o qual adorava a lua e outros ídolos, junto com seus familiares (v. 2). Abraão também era idólatra e nada havia nele que levasse Deus a escolhê-lo como fez. Abraão era tão imerecedor da graça divina tanto quanto qualquer um de nós. Josué, como profeta, sabia que o povo não iria cumprir com sua palavra de servir realmente ao Senhor.

Entretanto, o povo deu a seguinte resposta a Josué: “ Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses; porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. O SENHOR expulsou de diante de nós todas estas gentes, até o amorreu, morador da terra; portanto, nós também serviremos ao SENHOR, pois ele é o nosso Deus(vs. 16-18). Mas como todos conhecemos a história, o povo de fato abandonou ao Senhor. Tinham-no em seus lábios e conheciam toda Sua obra prodigiosa, mas não O tinham no coração e não temiam ao Senhor!

Josué avisou que o povo não iria adorar ao Senhor, antes O deixaria e serviria a deuses estranhos (vs. 19,20); mas o povo insistiu que de fato serviria apenas ao Senhor (v. 21). Mas agora, no v. 23, Josué ordena que o povo lance fora os deuses que estavam com ele! Vejam! Eles estavam prometendo toda fidelidade, mas dentro de suas mochilas havia deuses estranhos! Não é assim conosco? Conhecemos a história de Deus, Seus prodígios, sinais, a obra redentora de Seu Filho, nada nos escapa, tanto das histórias como da teologia da Palavra de Deus. Falamos que iremos servir somente ao Senhor, mas quando abrimos nossa mochila...

Ali estão os deuses dos nossos antepassados, costumes e ideologias culturais das quais não nos desapegamos e também os deuses da nossa geração, toda essa parafernalha virtual que não sabemos usar para a glória de Deus e acabamos sendo por ela usados. Podemos dizer como Josué, que nós e nossa casa servimos mesmo ao Senhor? Aliás, não só dizer, pois o povo disse o mesmo, mas esvaziar nossas mochilas dos deuses estranhos e servir unicamente ao Senhor de fato e de verdade?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário