Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0370 - O REINO É GANHO POR ESFORÇO?

 


"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele" (Mt 11.12).

Este versículo tem levado muitas pessoas a crer que não se pode ser salvo sem fazer alguma obra. Se fosse assim, cairia por terra a conhecida sola fide (salvação somente pela fé). Mas qual o significado deste versículo? É esse o sentido das palavras do nosso Senhor? Ele quis dizer que as pessoas só serão salvas se aplicarem seu esforço?

Observemos alguns pontos deste texto. Primeiro, há um intervalo em que esse esforço aconteceu. Jesus disse "desde os dias de João Batista até agora". Houve somente esse período (entre seis meses e um ano) em que “o reino de Deus foi violentado” (assim pode ser traduzido “tomado por esforço”).

Segundo, há uma razão para esse esforço, que o próprio Jesus explica. É porque a Lei e os Profetas profetizaram até João (v. 13). Dali em diante não haveria mais o uso de profetas no sentido do AT. João foi o último! Deus agora nos falaria pelo Filho (Hb 1.1,2). Mas as pessoas não aceitariam assim tão facilmente essa transição. Eram judeus, tinham recebido uma revelação especial através dos profetas do AT! Reconheciam João como profeta da mesma envergadura que Isaías, ou Jeremias (Mt 21.26), não aceitariam que esse período ficasse obsoleto e que entrariam numa nova economia divina.

Terceiro, o problema não estava na transição da antiga para a nova aliança, mas na rejeição do povo. Jesus retruca Seus ouvintes pelo fato de não darem ouvidos nem a João (chamavam-no de endemoninhado), nem ao próprio Jesus (chamando-Lhe de glutão e beberrão – vs. 18,19). Lança em rosto o fato de não terem se arrependido, mesmo vendo Suas obras (vs. 20-24) e diz que essa coisa toda de esforço para alcançar o reino é furada. Na verdade, os que haveriam de receber a revelação seriam os pequeninos, não os sábios e instruídos (v. 25).

Diz no v. 27 que só conheceriam o Pai aqueles a quem o Filho O quisesse revelar! Isso é o oposto do que vinha acontecendo desde os dias de João! No período de pregação de João, as pessoas se aglomeravam, se empolgavam e pensavam que o reino viria por meio de armas e guerra. Agora, na nova aliança, o reino seria dado aos pequeninos por revelação! Ninguém consegue este reino por esforço!

Por isso, Jesus chama a Si no v. 28 todos os que estão cansados e sobrecarregados. Ao contrário do que muita gente pensa, Jesus não está chamando a todos! Ele chama a todos “os cansados”. Há muita gente no mundo que não se cansou do pecado, portanto, o convite não se estende a estes!

Sendo assim, o reino dos céus era tomado por esforço apenas no intervalo entre os ministérios de João e de Jesus. Havia uma briga, uma certa violência para se apoderar do reino dos céus que João anunciava. Querendo apoderar-se do reino, os judeus rejeitavam o único que os podia colocar lá: Jesus!

Sem arrependimento não se entra nesse reino - isso nada tem que ver com esforço, mas com submissão. Tanto João como Jesus pregaram o arrependimento como condição para entrar neste reino (Mt 3.2,8-10; 4.17). O reino é dado àqueles a quem Jesus quer revelar o Pai e não depende do esforço humano (Rm 9.16).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

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