Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0376 - CACHORRINHOS TRANSFORMADOS EM FILHOS!

 


Mas Jesus lhe disse: Deixe primeiro que os filhos se fartem, porque não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. A mulher respondeu a ele: Senhor, os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças” (Mc 7.27,28). NAA.


Tendo Jesus partido em certa ocasião para terras estrangeiras nos arredores de Israel, talvez para descansar ou fugir da pressão da multidão que não Lhe dava trégua, uma estrangeira O encontrou e Lhe rogava insistentemente que expulsasse o demônio de sua filha. Este versículo que lemos foi a resposta de Jesus para aquela mulher. Os filhos devem se fartar primeiro.

Sabemos que nessa pequena parábola de Jesus, os filhos representavam os judeus, o povo para o qual veio o Filho de Deus. Quando Jesus deu autoridade a Seus discípulos sobre espíritos imundos e enfermidades, Ele ordenou-lhes que não entrassem em cidades gentílicas nem samaritanas, mas que fossem às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 10.5,6). Paulo também disse que o evangelho é o poder para salvar primeiro o judeu (Rm 1.16). Há várias referências no NT que comprovam a preeminência dos judeus na salvação. Tanto é que os primeiros três mil batizados eram judeus que viviam na Dispersão e estavam em Jerusalém na festa de Pentecostes (At 2.5).

Mas, como disse Jesus para aquela mulher, os filhos, isto é, os judeus, realmente se fartaram! Fartaram-se tanto que rejeitaram, vomitaram, expeliram Jesus, o Salvador! Eles foram negligentes. Em Lc 19.44, Jesus diz em Sua lamentação sobre Jerusalém que não ficaria pedra sobre pedra porque não conheceram a oportunidade da visitação. Eles tiveram o Filho de Deus e não O conheceram!

Mas aquela mulher não queria esperar. Ela estava decidida em sua mente a obter ao menos uma fagulha do poder e da bênção de Cristo. Ela entendeu a parábola do Senhor, ela sabia que os judeus realmente tinham preeminência, mas ela percebeu um detalhe na fala de Jesus: Ele não a chamou de “cão” como era costume dos judeus tratarem os gentios. Jesus falou no diminutivo, ou seja, cãezinhos que eram mantidos como animais de estimação! Ao perceber esta diferença, para a mulher foi o que ela esperava! Ele não a estava rejeitando, apenas colocando as coisas em sua ordem de prioridade.

Sua resposta mostrou submissão e não contrariedade aos desígnios do Pai. Como se dissesse: “Eu não quero usurpar de forma alguma o lugar dos filhos à mesa. Sei que a mesa pertence aos judeus, mas, como o Senhor sabe, sempre algumas migalhas caem da mesa dos donos. Estarei satisfeita com uma delas”. De fato, os judeus não só deixaram migalhas caírem. Eles desperdiçaram o Pão da Vida!

Glória a Deus, os cachorrinhos não só passaram a comer do Pão da Vida, como também foram transformados em filhos! “Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2.19 – NAA).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: