Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 9 de junho de 2024

SÉRIE: AS ARMADURAS DE DEUS (PARTE 05) - O CAPACETE DA SALVAÇÃO

 


Também o capacete da salvação tenhais tomado” (Ef 6.17a). Trad. Lit.


O capacete de um soldado romano na época do apóstolo Paulo era um quepe de couro afivelado à jugular por uma fivela para ajustar e firmar essa proteção à sua cabeça. Seu nome em latim era gálea. Era também revestido de algum metal para aumentar a proteção da cabeça do soldado. Às vezes, para enfeite, era colocado sobre ele um penacho ou uma pluma, essencialmente usado para desfile.

O significado espiritual do que o apóstolo está falando aqui é bem claro. Assim como o capacete protege a cabeça, o crente precisa proteger sua mente. O capacete é como nós pensamos sobre nossa salvação. Há muitos crentes que estão desprotegidos nesse respeito. Um cristão sem capacete não é um cristão sem salvação, mas sem a certeza dela. Para compreender sobre a salvação e cobrir nossas mentes com o capacete, devemos entender que nossa salvação passa pelos três tempos: passado, presente e futuro.

Nossa salvação no tempo passado refere-se à nossa justificação. Quando cremos em Cristo somos justificados dos nossos pecados e passamos a ter paz com Deus (Rm 5.1). A justificação nos salva da culpa do pecado. Quando cremos em Jesus como nosso Senhor e Salvador, toda culpa é retirada de nós e colocada na conta de Jesus, o qual pagou com Sua morte na cruz. Além disso, Deus credita na conta dos que creem a justiça de Cristo. Então para quem creu em Cristo não há mais condenação alguma. Não há culpa! Coloque já este capacete!

O tempo presente da nossa salvação é a santificação. Há crentes que pensam que sua salvação é resultado de sua santificação. Mas não é isso. O crente se santifica porque é salvo. Existem dois problemas opostos com isso: há crentes que pensam que sua salvação depende de sua vida santa. Do outro lado há crentes que pensam que se já são salvos não precisam se santificar. Satanás atinge muitos crentes por essas vias. Ou ele faz o crente pensar que é digno da salvação porque é santo demais, ou ele leva o crente ao desleixo espiritual dizendo que se ele já está salvo não precisa se santificar. Ambas as coisas é estar sem o capacete.

O aspecto futuro da nossa salvação é a glorificação. Diz respeito ao tempo em que seremos livres da presença do pecado. Aqui é onde o diabo entra em ação, levando muitos crentes ao desânimo. Ele não quer que cheguemos até o fim em nossa perseverança. Ele quer nos atacar, retirando nosso capacete da salvação. Nisso, muitos perdem a esperança, ficando com suas mentes vulneráveis aos ataques satânicos.

A maior parte dos crentes não tem uma postura adequada sobre o entendimento da salvação, ficando assim exposta ao combate maligno. A certeza da salvação e o entendimento de como ela se processa são fundamentais para nossa proteção. Já fomos salvos da culpa do pecado pela justificação. Agora estamos sendo salvos do poder do pecado, através da nossa santificação. E seremos salvos da presença do pecado na glorificação, quando Cristo voltar nas nuvens e transformar nosso corpo em um corpo de glória semelhante ao Seu! Eis aí como afivelar o capacete da salvação em nossas cabeças.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário