Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0373 - GRAÇAS A DEUS, NÃO EXISTE LIVRE-ARBÍTRIO!

 


Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal” (Dt 30.15).


As pessoas costumam usar este versículo para tentar provar a ideia do livre-arbítrio, a liberdade humana em poder escolher igualmente entre o bem e o mal, entre a vida e a morte. Obviamente fazem isso como fazem com quase todos os assuntos bíblicos, ou seja, usando os versículos de forma isolada e fora de seu contexto.

Livre-arbítrio significa liberdade de escolher igualmente entre coisas opostas, sem a interferência de nenhuma inclinação prévia. Se for esse o sentido que os defensores do livre-arbítrio dão ao conceito, então isso é completamente enganoso. Primeiro, porque ninguém é livre no sentido absoluto da palavra. Jesus disse que todo ser humano é escravo do pecado (Jo 8.34) e, sendo assim, nossas escolhas são impulsionadas por esta inclinação pecaminosa que temos. Já não somos livres.

Segundo, porque não existe escolha sem interferência. Toda escolha é feita com base em alguma preferência. Logo, não há liberdade na escolha, ao contrário, houve influência da preferência. Claro que no caso de escolher entre Deus e o pecado, prevalece o pecado na vida do ser humano, uma vez que todos são escravos do pecado. Não é uma questão apenas de preferência (porque claramente o homem prefere o pecado), mas também uma questão de impotência, porque o homem claramente é escravo do pecado. Também não há liberdade de escolha aqui.

Então, por que Deus disse essa frase para Israel? Observe o v. 16 que diz: “se guardares o mandamento que hoje te ordeno”, ou seja, Deus não estava dando opção de escolha para um povo que não O conhecia, mas para um povo que já havia recebido a Sua lei. Se fosse livre-arbítrio, então Deus teria que dar a opção de escolha antes de lhes entregar a lei. Assim, se eles resolvessem escolher a Deus, então Deus lhes daria a Sua lei. Mas não foi assim! Primeiro, Deus os tirou graciosa e soberanamente da terra do Egito, depois é que lhes revelou Sua santa vontade através da lei.

Assim também é conosco. Deus não nos chama para dar uma opção entre o mundo e Ele. Porque Ele sabe que nós escolheremos sempre o mundo! Antes, Ele nos livra primeiro do mundo através do evangelho, então, depois de nos ter tirado do mundo, Ele nos dá a Sua Palavra!

Nesse caso, alguém poderia ainda argumentar: então, já que Deus nos tira do mundo e só então nos dá a opção de segui-lo ou não, segue-se que ainda há um livre-arbítrio, nem que seja depois que você já foi liberto do mundo. Agora Deus lhe dá a chance de servir ou não a Ele e você pode aceitar ou rejeitar. No entanto, observe ainda o v. 6: “O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas”.

Mesmo depois de liberto do Egito, depois que Deus entrega a você a Sua vontade, Ele também lhe dá um novo coração, um coração circuncidado e cheio de amor por Ele e dessa forma você jamais escolhe o Egito de onde Ele te libertou! Graças a Deus que não existe livre-arbítrio!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: