Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 23 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0380 - NÃO SE ZOMBA DOS FEITOS DE DEUS!

 


Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles” (2Re 2.23,24).


Muito se tem criticado a Bíblia por contar esse episódio. Elias tinha subido para o céu havia pouco tempo e 50 discípulos da sua escola de profetas pediram a Eliseu que os autorizasse a buscar Elias em algum monte ou vale da região de Jericó, mas Eliseu disse que não fossem, pois ele mesmo havia testemunhado a subida de Elias para o céu. De tanto insistirem porém, Eliseu acabou os autorizando. Eles procuraram e vasculharam a região por 3 dias, mas não acharam ninguém (vs. 16-18).

Eliseu também havia realizado um de seus primeiros milagres, tornando saudáveis as águas de Jericó, a pedido dos discípulos dos profetas que ali habitavam. Jogou sal na fonte de água doce e as águas ficaram saudáveis (vs. 19-22)! Agora Eliseu estava indo a Betel e, alguns jovens, saindo da cidade, começaram a zombar dele. Eliseu os amaldiçoou em nome do Senhor e duas ursas que saíram do bosque despedaçaram 42 daqueles rapazes. É por isso que muitos têm criticado a Bíblia. Por que tão severa punição para crianças que brincavam e acabaram zombando do profeta que por ali passava?

Vejamos algumas observações: Primeiro, não eram crianças. A palavra hebraica pode servir para uma idade jovem bastante abrangente. Clarke cita dois exemplos: Isaque foi chamado por esse nome em hebraico (naar) quando tinha 28 anos de idade (Gn 21.12); e José também, quando já era de 39 anos (Gn 41.12). Então pode ser que esses rapazinhos não fossem crianças ingênuas. Segundo, que ainda pairava dúvidas sobre todos se de fato Elias tinha ido para o céu. O tom da fala deles com Eliseu era como se fosse “sobe, cabeça oca, para o céu, como fingiu o teu mestre, vamos ver se você é bom no milagre do sumiço”!

Eliseu não tinha poder para fazer nenhuma ursa sair de bosque algum para destruir ninguém. Quem operou aquele sinal foi Deus! Então, obviamente, não se tratava de inocentes, mas de jovens que haviam se tornado oposição a Deus naquele momento. Aliás, se Eliseu tivesse proferido a maldição e não houvesse razão alguma para isso, com certeza ela não se executaria sobre aqueles meninos. Provérbios diz que a maldição sem causa não se cumpre (Pv 26.2). O fato de ter acontecido, é porque Deus sabia exatamente o que mereciam aqueles rapazes.

Clarke ainda chama a atenção para uma hipótese. Se eram rapazes bagunceiros, era bem provável que haviam destruído alguns filhotes de ursas e, bem no momento da maldição do profeta, as ursas os encontraram e os despedaçaram! Sendo ou não um fato acidental, a realidade é que não escaparam do juízo divino. Isso nos mostra quão santas são as obras de Deus e ai daqueles que zombam dos Seus maravilhosos feitos. Duas ursas serão o menor dos problemas!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: