Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0417 - CONSOLO QUE NOS CONDUZ À GLÓRIA

 


Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim (Jo 14.1).


Jesus é o Consolador por excelência! Não há ninguém que possa consolar como Ele. Lemos no cap. 13.21 que Seu espírito estava angustiado! Todavia, agora, Ele é quem consola Seus discípulos. Claramente, havia um propósito específico nessa consolação, que era o fato de que os discípulos se sentiriam desamparados e Jesus os queria confortar, afirmando que não ficariam só. Primeiro, porque Ele ressuscitaria; segundo, porque mesmo depois de Sua ascensão, o Espírito Santo viria ficar com eles.

Mas, além desse tipo de angústia que assolava o coração dos discípulos, o Senhor nos consola de todo e qualquer tipo de aflição que atinge nossa caminhada. As aflições são algo certo que acontecerá com todos os homens no mundo caído, mas especialmente com os filhos de Deus, pois, além de serem acometidos pelos sofrimentos em geral, os salvos se perturbam com o aumento da iniquidade, o que lhes faz sofrer mais que os demais homens. Ainda há o agravante de serem perseguidos pelos mundanos, devido a sua forma de vida ser denunciada pela santidade dos crentes.

Uma fonte maravilhosa do consolo para o cristão é a confiança em Cristo e em Deus. Disse Jesus: “Se vocês creem em Deus, creiam também em mim”. Crentes que sofrem e não se sentem consolados é uma contradição – eles não têm fé. O sofrimento e as tribulações são consequência do mundo caído, mas Deus, por Sua sabedoria, utiliza tudo isso para nosso aprendizado. Para com os Seus filhos, Deus sempre deseja o bem final. Se confiamos nisso, então o consolo será certo. É como em alguns filmes, o herói sempre diz: “confie em mim”. Todavia, Deus é muito mais que herói; a confiança nEle jamais será confundida.

O trabalho do Senhor sempre tem um propósito final e nada pode frustrar esse propósito. Jó descobriu isso e disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2). Assim também, o crente que sofre, precisa saber que os planos de Deus sempre chegarão a cabo e não há quem possa impedir o Seu agir. Essa confiança é fonte tranquila de consolo para a vida do crente.

Talvez você diga que sua aflição é maior do que a de todos os demais crentes. Mas isso não é verdade. Ninguém pode sofrer mais do que o Filho de Deus. Qualquer crente que sofra, jamais experimentará a ira de Deus. Jesus absorveu toda a ira de Deus na cruz, para que todos os demais filhos de Deus ficassem livres dela. Então, por maior que seja o sofrimento de um crente, jamais poderá se comparar ao sofrimento vicário do nosso Salvador. Não devemos então murmurar, pois o pior sofrimento neste mundo jamais será capaz de nos condenar ao inferno.

Não perturbe seu coração. Você crê em Deus? Creia também no Seu Filho. Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que foram chamados para serem filhos de Deus (Rm 8.28,29). E tudo o que nos ocorrer contribuirá para que nos tornemos semelhantes a Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

5 comentários:

  1. Que tenhamos nossa fé e esperança sempre renovadas no amor do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Glórias a Deus por termos não somente o Salvador, mas o Deus que nos consola nos momentos de tribulações. Como explicar o amor de Deus pelos seus filhos. Ajude-nos Deus a confiar e descansar em seu eterno amor e na sua obra Redentora.

    ResponderExcluir
  3. Amém e amém! Que Deus nos console e nos ensine!

    ResponderExcluir