Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0422 - MALDIÇÃO PEGA EM CRENTE?

 


Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu voo, assim, a maldição sem causa não se cumpre” (Pv 26.2).


Uma das coisas que sempre causou preocupação entre os homens foi o medo de ser amaldiçoado. Há um certo manto místico que envolve esta palavra (maldição) e provoca medo entre as pessoas. O que será que pode acontecer a uma pessoa amaldiçoada? Muitas lendas e filmes têm se espalhado para contribuir com essa curiosidade misteriosa que cerca a mente da humanidade.

A maldição é, no sentido bíblico, uma vilificação, ou seja, tornar uma coisa ou pessoa vil, desprezível, abjeta, aborrecível ou detestável. Quando alguém profere uma maldição, ele está, em primeiro lugar vilipendiando, ou como costumamos dizer em nossa cultura, ofendendo, insultando, injuriando uma pessoa. Há também o caso de desejar que o mal aconteça a alguém. Neste caso, maldizer não seria apenas falar mal de alguém, mas desejar-lhe o mal.

Em primeiro lugar, devemos compreender que a primeira maldição veio de Deus. Quando o homem pecou no jardim, embora Deus não tenha amaldiçoado Adão e Eva, no entanto, Deus amaldiçoou a serpente, por ter tentado o homem. Deus amaldiçoou o cosmos por causa do pecado do homem (Gn 3.14,17). Deus também amaldiçoou Caim, quando este assassinou seu irmão (Gn 4.11). Daí para frente, os homens descobriram o significado da maldição e começaram a usar entre si. Na lei de Moisés, Deus estabeleceu que do monte Gerizim se pronunciariam as bênçãos de Sua lei e do monte Ebal seriam pronunciadas as maldições (Dt 11.29).

Outra coisa que precisamos saber é que Deus tem o poder de tornar maldição em bênção e vice-versa (Dt 23.5; Ml 2.2). Deus pode usar a maldição para disciplinar ou para condenar. No primeiro caso, depois de aprendida a disciplina, Deus transforma a maldição em bênção para Seus filhos. No segundo caso, a maldição de Deus permanece na casa do ímpio até que este seja condenado (Pv 3.33).

Os crentes não devem temer as maldições dos homens (Nm 23.23; Is 54.17). Os crentes também não devem amaldiçoar os homens (Rm 12.14; Tg 3.10). Os crentes também não devem temer a maldição de Deus. Paulo diz que Cristo Se fez maldição em nosso lugar (Gl 3.13). Se você é filho de Deus pela fé em Cristo, Deus jamais te amaldiçoará. Talvez você pergunte: e se alguém fizer uma obra maligna contra mim? Observe a seguinte colocação: Deus jamais permitirá que um filho Seu seja atingido por obra de macumbaria, feitiçaria, ou obra semelhante, feita mediante oferendas aos demônios. Entretanto, Deus pode permitir que o crente seja assolado por opressões malignas sem a mediação destas obras. Quanto aos ímpios, eles não têm promessa de proteção.

A maldição de obras malignas é maldição sem causa; ela não se cumpre na vida de um crente, um regenerado. Mas as permissões que Deus concede a Satanás para afligir Seus filhos, elas têm causa e, aliás, uma ótima causa. Para que os filhos de Deus, ao serem provados, possam ser mais aperfeiçoados na Sua comunhão com o Senhor.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: