Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0406 - OS SINAIS E A PALAVRA

 


Então os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio e disseram: — O que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais? Se o deixarmos assim, todos crerão nele” (Jo 11.47,48 – NAA).


Quando as pessoas pedem que Deus lhes dê algum sinal para que assim venham crer nEle, isso não passa de uma desculpa mal inventada. Na época do nosso Salvador, os fariseus e saduceus também se juntaram contra Ele para, tentando-O, pedirem-Lhe um sinal do céu (Mt 16.1). Jesus, obviamente, sabendo da incredulidade plantada no coração deles, simplesmente negou-lhes o pedido: “Nenhum sinal será dado a essa geração perversa e adúltera” (v. 4).

A prova cabal está aqui nesse texto da ressurreição de Lázaro. Os saduceus e fariseus estavam desconcertados pelo fato de Jesus operar muitos sinais inegavelmente. A questão não era a falta ou a ausência de sinais, aliás, não haveria sinais em quantidade suficiente para aqueles que não queriam crer. Esta era a razão da rejeição: incredulidade voluntária e não ausência de sinais. Tanto que incomodava os líderes religiosos o fato de outros também crerem em Jesus. Eles disseram: “Se O deixarmos assim, todos crerão nEle”.

Certa vez, um aluno universitário requereu de John Stott que provasse para ele a existência de Deus. O velho teólogo perguntou àquele jovem: “Se eu lhe provar, você crerá nEle?” e quando o jovem disse que não, então Stott respondeu: “Sua questão não é por falta de provas, mas por falta de fé”. E assim, obviamente, negou a ele o privilégio de ter ouvido várias provas sobre a existência de Deus.

Assim são os pecadores. Não é que lhes falta sinais. O que lhes falta é fé. Pequenos ou grandes sinais já foram suficientes para muitos que exerceram sua fé no Filho de Deus para serem salvos, enquanto que para os incrédulos, estrondosos sinais são inúteis. Às vezes, até mesmo a igreja tem se deixado levar por exigências do tipo, feitas por incrédulos. Não podemos nos dar ao luxo de nos abatermos porque alguns ateus reclamam a falta de sinais. Devemos saber que não há sinais que lhes bastem.

O que Deus requer do homem é que ele creia em Sua Palavra. A fé não vem pelo ver e sim pelo ouvir; em outra forma de dizer, a fé não vem pelos sinais e sim pela pregação do evangelho. Mas somente ouvirão a Palavra de Deus aqueles que são de Deus. Veja o que disse Jesus: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, vocês não me ouvem, porque não são de Deus” (Jo 8.47 – NAA). Jesus bem que poderia ter dito que aqueles não eram de Deus porque não O ouviam, no entanto, o Senhor disse o contrário: “vocês não me ouvem porque não são de Deus”.

Assim são os incrédulos. Pedirão sinais e não haverá sinais que lhes bastem. Mas jamais ouvirão a Palavra para virem a crer, porque não são de Deus. E você, tem obedecido à Palavra ou anda à procura de sinais da parte de Deus?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário