Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0407 - NÃO IGNORE OS PODERES DAS TREVAS!

 


Em seguida, ele disse: Não tenha medo, Daniel. Pois, desde o primeiro dia em que você começou a orar por entendimento e a se humilhar diante de seu Deus, seu pedido foi ouvido. Eu vim em resposta à sua oração. Por 21 dias, porém, o príncipe do reino da Pérsia me impediu. Então Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia” (Dn 10.12,13).


Os livros proféticos têm um interesse particular no meio cristão, especialmente os que tratam de assuntos escatológicos. Mas vamos nos ater apenas a um aspecto interessante sobre o poder sobrenatural no mundo espiritual. Esta reflexão será um alerta a muitos crentes que subestimam o poder maligno e seus desígnios ardilosos.

Este anjo diz a Daniel que no mesmo dia em que ele orava para obter entendimento acerca de suas visões, o anjo tinha sido enviado com a resposta. Mas ficou obstruído por poderes malignos sobrenaturais durante 21 dias. Nesse período, Daniel ficou sem a resposta do significado de suas visões. Quem impedia esse anjo era o príncipe do reino da Pérsia, é o que ele mesmo diz a Daniel.

Obviamente, não era o rei Ciro do v. 1, que já reinava há 3 anos. Ciro era homem e não podia ter esse poder de impedir um anjo. Mas havia um principado espiritual maligno, oposto a Deus no governo de Ciro, o persa. Este principado espiritual das trevas foi quem impediu o anjo de levar a resposta para Daniel.

O que destaco aqui é o poder descomunal que existe no mundo sobrenatural. Veja, por exemplo, as características deste anjo que foi detido pelo principado espiritual persa: “Levantei os olhos e vi um homem vestido com roupas de linho e um cinto de ouro puro. Seu corpo era semelhante a uma pedra preciosa. Seu rosto faiscava como relâmpago, e seus olhos eram como tochas acesas. Seus braços e seus pés brilhavam como bronze polido, e sua voz era como o som de uma grande multidão” (vs. 5,6).

Os que estavam com Daniel, mesmo não tendo a visão deste anjo, fugiram apavorados (v. 7), enquanto o profeta ficou sem forças, pálido e quase desmaiado (v. 8). Imagina um anjo de Deus com estas características tão apavorantes sendo detido por principados das trevas no meio do céu! Realmente nos lembramos do que disse o apóstolo Paulo: “Porque não ignoramos os seus ardis” (2Co 2.11). Não devemos subestimar os poderes ocultos das trevas!

Graças a Deus que estamos do lado vencedor, com Cristo. Todos estes principados que, naqueles dias da visão de Daniel, tentaram humilhar aquele anjo de Deus, no dia da crucificação de Cristo, eles mesmos foram humilhados e tiveram arrancadas as suas roupas e armaduras pelo nosso Senhor na cruz do Calvário (Cl 2.15)! Ainda bem que o valente foi amarrado pelo Mais Valente (Lc 11.22) e seus despojos foram retirados. Mas não ignoramos que os poderes das trevas são descomunais e agrilhoam os homens em seus portões escuros e sombrios!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Não podemos ignorar os poderes das trevas e nos fortalecer em leitura da palavra, orações e pregações verdadeiras sempre unidos com os irmãos buscando santidade e intercedendo pelos mais fracos. IMVC

    ResponderExcluir