Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0419 - O TERRÍVEL AGUILHÃO DA MORTE SOBRE OS HOMENS

 


Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.56,57).


Antes de o pecado entrar no mundo, o nosso representante, Adão, foi avisado por Deus que no dia em que desobedecesse em relação à árvore do conhecimento do bem e do mal, ele morreria. A questão que talvez Adão não soubesse, ou se sabia, não somos informados, é que quando Deus diz que Adão morrerá, Deus está falando para toda humanidade. Não era só Adão que morreria por causa do pecado, mas todos quantos ele representava também haveriam de morrer. A morte seria para Adão que, no original, quer dizer “homem, humanidade”.

Paulo diz que o aguilhão da morte é o pecado. Aguilhão é aquele ferrão colocado na ponta de uma vara para tanger bois, ovelhas, gado, enfim. Então, o pecado é esse ferrão que a morte tem em seu bordão, que conduz todos os homens inevitavelmente à sepultura. O salário do pecado não foi a morte somente para Adão, mas para todos quantos ele representa. Isso não é algo democrático, pois não escolhemos ser representados por ele. Já nascemos assim. E o que Adão fez no jardim, Deus considera que todos nós fizemos.

Paulo também diz que a força do pecado é a lei. Não há como nenhum ser humano fugir. A lei amarra esse ferrão na ponta da vara da morte e ela o faz de modo firme e incontestável. Muitos homens poderiam dizer que não são pecadores; outros poderiam alegar que não se sentem pecadores e assim por diante. Há muita coisa de subjetivo nessa tentativa de fugir da representação de Adão. No entanto, a lei acaba com tudo isso, pois ela é objetiva e denuncia claramente o tipo de gente que nós somos. Diante da lei, ninguém pode mais se ausentar da culpa.

Paulo está dizendo que a morte é a recompensa justa de todos os homens, porque todos pecaram. E se alguém quer se safar dessa condenação justa, a lei vem para ratificar e objetivar isso de maneira incontroversa. Por isso é que ninguém pode viver, isto é, ser salvo pela lei. Ela não veio para nos salvar; ela veio para tirar nossas desculpas, quando desconversamos, dizendo que não somos pecadores. A lei nos desnuda e nos delata!

Por isso o apóstolo termina dizendo: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por Jesus Cristo, nosso Senhor”! Somente Jesus Cristo existiu sem ser representado por Adão, pois afinal, Ele era o Outro representante. Enquanto Adão representa a humanidade, os nascidos da carne, Jesus representa a igreja, os nascidos do Espírito! Na Sua vida, Ele obedeceu a Deus de forma total. Nenhum detalhe da exigência divina passou em branco na vida de Jesus – em todas as coisas Ele foi fiel e obediente!

Devemos nos lembrar de que somente há dois homens distintos na humanidade. Adão e Cristo. Ou você é representado por um, ou por outro. Ninguém pode se achegar a Deus sem um representante. Se você não creu em Cristo, Adão é seu representante diante de Deus e a sentença é a morte por causa do pecado tendo a lei que te acusa. Mas se seu representante for Cristo Jesus, então você tem a vitória sobre a morte, sobre o pecado e sobre a lei. Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: