Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0402 - COMO DEUS GUIA OS PASSOS DO HOMEM

 


Os passos de cada pessoa são dirigidos pelo Senhor; como poderá alguém entender o seu próprio caminho?” (Pv 20.24 – NAA).


A cada tempo que passa, o ser humano acha que toma suas decisões independente de Deus e de Sua vontade. Sem dúvida, o homem tem se distanciado de Deus e suas decisões são para um afastamento maior ainda. O pecado tem feito a humanidade se repelir de Deus cada vez mais. São as trevas distanciando as pessoas para mais longe de Deus até a eternidade.

No entanto, o versículo nos diz claramente que não há ninguém cujos passos não são dirigidos pelo Senhor. Ninguém é isento de Deus por mais que dEle se afaste. O homem não é autônomo. Querendo ou não, ele é dependente de Deus. Não só dependente para a vida, suprimentos e coisas semelhantes, mas depende de Deus também no controle de sua vida, ainda que seja ímpia.

Deus controla a vida de cada ser humano mesmo sem o consentimento deste. Deus é Deus e por isso não precisa de consentimento de ninguém. Ele faz o que quer, como quer, com quem quer, quando quer e sempre para o louvor de Sua glória. E, justamente por ser Deus, é que Ele controla todas as coisas. Sem o controle de Deus, todas as coisas virariam um caos. Todas as coisas e seres se movem em Deus, inclusive o diabo.

A pergunta que o sábio faz é a seguinte: “como poderá alguém entender o seu próprio caminho?”... Simplesmente não pode. Esta é uma pergunta de retórica, uma figura de linguagem. A resposta é óbvia. A resposta é que o homem não pode entender o seu próprio caminho. O homem não é sábio a esse ponto. Ele se perdeu em seu suposto saber. Ele nem sequer sabe de onde veio, não consegue saber o que está fazendo aqui, muito menos para onde vai. Ele acha que veio de uma evolução de símios ancestrais e acha que quando morrer tudo vai acabar.

Este é o ser humano. Não entende seu próprio caminho, vai entender o caminho do Senhor? Mas é Deus quem dirige seus passos. Alguns para o inferno, outros para o céu. Para uns, Deus coloca pedra de tropeço (Rm 9.33), lugares escorregadios (Sl 73.18); enquanto para outros, a Pedra se torna Angular (Sl 118.22) e os lugares se tornam espaçosos (Sl 31.8).

Aos que Ele almeja salvar, mostrou-lhes o Caminho, para que conhecessem não somente o seu próprio caminho, mas o Caminho que conduz à vida eterna. Deu-lhes a conhecer o Seu Filho Jesus Cristo e os chamou à comunhão com Ele (1Co 1.9). Agora, os que foram encontrados pelo Senhor glorificam Seu nome porque lhes guia os passos pelas veredas da justiça por amor do Seu nome (Sl 23.3). Os salvos ficam satisfeitos que o Senhor os guie e ainda passam a conhecer o Caminho da vida. Os ímpios se irritam achando que podem guiar seus próprios passos, mas Deus está lhes conduzindo para a perdição.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: