Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0426 - MOEDAS ARREPENDIDAS

 

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lc 15.8,10).


Jesus contou esta parábola juntamente com outras duas parecidas, tratando do mesmo assunto: a parábola da ovelha perdida e do filho pródigo. O motivo do Senhor ter contado essas três parábolas foi porque Ele estava recebendo pecadores, publicanos, gente desprezada pelos judeus. Ele os ensinava, pregava para eles, mas também comia e bebia com eles. É o que nos diz os vs. 1 e 2.

O fato de se assentar com pecadores para dividir pão e bebida com eles, realmente nos parece assustador e até mesmo um tanto inconveniente para um crente que busca santificação. Ainda mais para o Santo, o Filho de Deus... por que estaria Ele na roda dos pecadores? Eis a questão. Os acusadores, dos quais muitos de nós também fazemos parte, quase nunca sabem o que de fato está acontecendo.

Pelas parábolas contadas pelo nosso Senhor, entendemos que Suas palavras estavam levando aquelas pessoas ao arrependimento. O v. 1 diz que elas vinham para ouvi-lo. E a cada final de parábola, Jesus aplica, falando sobre arrependimento. No entanto, há algo maravilhoso no meio disso. O arrependimento é uma decisão de um pecador que foi agraciado pelo amor de Deus. A bondade de Deus é que leva um pecador ao arrependimento, diz Paulo (Rm 2.4).

Perceba na parábola da dracma perdida: primeiro Jesus diz que a mulher já era dona das dez dracmas. Ele diz “tendo dez dracmas”. Segundo, Ele diz que é a mulher que acende a candeia, isto é, a iluminação do evangelho provém de Deus; de modo algum isso vem do perdido, pois ele está em trevas. Terceiro, Jesus diz que ela é quem varre a casa. Quando Cristo morreu pelos nossos pecados, diz Paulo, nós éramos ainda pecadores (Rm 5.8). Em quarto lugar, Jesus diz que ela busca a moeda com diligência até a encontrar! Aqui entendemos que os que o Pai deu a Jesus, de modo algum Ele os perderá (Jo 6.39).

Só então é que Jesus faz a aplicação da parábola. Ele diz: “Assim vos digo”. Mas nessa aplicação, há uma coisa que Jesus não havia contado na parábola. Ele fala do arrependimento. Ele diz que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Por que esse pecador se arrepende? Para responder, temos que ligar a tudo o que fez essa mulher da parábola, assim entenderemos que nós nos arrependemos porque Deus fez conosco tudo o que aquela mulher fez para encontrar aquela dracma!

Ele já nos tinha! Entre aspas, podemos dizer que Ele nos “perdeu” para o pecado, mas depois iluminou nosso caminho, quando enviou Seu Filho que, ao morrer por nós, varreu nossos pecados e, pela pregação do evangelho, nos buscou insistentemente, até nos encontrar! Essa imensa bondade nos levou ao arrependimento. Assim houve festa no céu diante da nossa conversão.

Hoje, já convertidos, temos em nossas mãos a lanterna da pregação do evangelho, para iluminar outras moedas que já são de Deus, mas que estão perdidas em algum canto dessa casa para que se tornem moedas arrependidas!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: