Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0416 - VOCÊ É FILHO DE QUEM VOCÊ IMITA

 


“‘Não somos filhos ilegítimos’!, retrucaram. ‘O próprio Deus é nosso verdadeiro Pai’! Jesus lhes disse: ‘Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam, porque eu venho até vocês da parte de Deus. Não estou aqui por minha própria conta, mas ele me enviou’” (Jo 8.41,42 – NVT).


O mundo e até muitos cristãos têm um conceito completamente equivocado a respeito do que é ser filho de Deus. Se você perguntar pelas ruas de seu bairro, todos irão dizer que são filhos de Deus, além do que irão dizer também que todos são filhos de Deus. Se os incrédulos atualmente pensam isso, imagine o que pensavam os judeus da época de Jesus... eles, que se consideravam filhos de Deus por serem herdeiros de Abraão (cf. vs. 33,39).

Os judeus da época do Senhor chegaram a insultar Jesus quando disseram “não somos filhos ilegítimos”; eles estavam sugerindo que Jesus era bastardo, um filho sem pai. No início do cristianismo, muitas afrontas se levantaram, caluniando a filiação de Jesus, como alguns que diziam que Ele era filho de José, antes de se casar com Maria e ainda outros que, absurdamente ofendiam, dizendo que Jesus era filho de Maria com um soldado romano!

Nosso Senhor não Se importava com essas blasfêmias. Ele sabia de Quem e de onde tinha vindo. Ele disse: “Eu venho até vocês da parte de Deus... Ele Me enviou”. Mas eis aqui uma característica que define os filhos de Deus – eles amam a Jesus. Foi o que o nosso Salvador disse: “Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam”. E quando se fala em amor, não quer dizer sentir alguma afeição por Jesus. Muitas pessoas sentem algum carinho pela pessoa de Cristo, devido ao fato de ter Ele sofrido bastante aqui na terra.

Uma das provas de amor a Jesus é que temos que obedecer à Sua Palavra (14.21). Para obedecê-la, precisamos crer nela. Mas as pessoas não creem na Palavra de Deus, muito menos a obedecem e ainda insistem que amam a Jesus. A verdade que os judeus não suportaram ouvir foi que eles eram filhos do diabo (v. 44), que é o pai da mentira. Por isso Jesus disse: “Portanto, quando eu digo a verdade, é natural que não creiam em mim” (v. 45).

Eis outro grande teste para saber se você é realmente filho de Deus. Se você não suporta a verdade do evangelho, você não é filho de Deus, pois Deus gera filhos pela verdade, como disse Tiago: “Por sua própria vontade, ele nos gerou por meio de sua palavra verdadeira” (Tg 1.18 – NVT). Aliás, se você procura coisas agradáveis no evangelho para selecionar e dizer que gosta dele, como disse Agostinho, não é do evangelho que você gosta, mas de você mesmo.

No fim das contas, o que Jesus quer dizer é que você é filho daquele a quem você imita. Não é questão de paternidade biológica ou genética, mas de imitação por tendência espiritual. Todo o que pratica a verdade imita a Deus e, portanto, é Seu filho; já todo o que pratica o mal imita o diabo e, adivinha de quem ele é filho? (1Jo 3.10).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: