Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0435 - A TOLICE DA IDOLATRIA

 


Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: ‘Não é uma mentira isso que tenho em minha mão?’” (Is 44.20 – NAA).


Este capítulo de Isaías é um dos que mais esnobam as imagens de escultura e a idolatria. Aqui Deus mostra claramente a tolice de seguir e adorar algum ídolo. Do v. 1 até o v. 8, Deus Se exalta (e não há pecado algum nisso, sendo que quem o faz é o próprio Deus; por ser Ele Deus, tudo que faz é bom e santo por definição). A partir do v. 9, Deus começa a humilhar não só os ídolos, mas também aqueles que os adoram.

Deus começa zombando do ferreiro que fabrica um ídolo (v. 12). Ele trabalha o dia todo naquilo, se cansa de trabalhar; se não se alimentar, perde as forças e, se não beber água, desfalece. Como ele pode adorar aquilo que saiu da força do seu próprio braço? O ferreiro é maior do que o ídolo que ele fabrica, portanto, sua idolatria é tola.

No v. 13, Deus zomba do carpinteiro, que prepara todo um processo para fabricar um ídolo de madeira. Mede com a trena, esboça com o lápis, alisa com a plaina, marca com o compasso, enfim, para fazer um ídolo, ele empenha toda sua arte, mas a inspiração está no próprio homem: “faz uma escultura à semelhança e beleza de um ser humano, para ser colocada num templo”. Enquanto Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança para que este O adore, o homem, em sua afronta contra Deus, faz um ídolo à sua imagem e semelhança e então o adora...

Do v. 14 ao 17, Deus zomba do lenhador, que derruba uma árvore (observe que Deus diz que a chuva fez a árvore crescer, isto é, Deus ainda concede chuva para que os homens façam ídolos da natureza, ao invés de adorarem ao Criador). Ele queima aquela madeira como lenha para sua comida, faz fogueira para se aquecer e do resto fabrica um ídolo para lhe dirigir orações.

Será que nenhum deles entende que isso é um disparate, uma asneira sem tamanho? Não, eles não entendem, diz Deus, “porque os olhos deles estão grudados, para que não vejam, e o coração deles já não pode entender” (v. 18). O seu coração o iludiu... por isso não devemos confiar em nosso coração, ele é enganoso...

Mas ao Seu povo, Deus diz: “Lembre-se destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porque você é meu servo... não me esquecerei de você” (v. 21). O povo de Deus é diferente, ele sabe que há um Deus de relacionamento, um Deus que não Se esquece dos Seus... Ainda mais diz o Senhor a Seu povo: “Desfaço as suas transgressões como a névoa e os seus pecados, como a nuvem; volte para mim, porque eu o remi” (v. 22). Sim, o povo de Deus era como os ímpios pagãos também. Mas o Senhor desfez as nossas transgressões, Ele apagou os nossos pecados!

Quando Ele diz “volte para mim, porque eu o remi”, Ele está dizendo que a remissão veio antes da conversão. Ele não diz: “volte para mim, para que eu o redima”, não. A remissão veio antes. Jesus morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8). Agora que Ele nos remiu, somos chamados ao arrependimento para viver para Sua glória! Louvado seja o nosso único Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário